TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação teórica sobre secagem da madeira

Por:   •  29/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

A madeira talvez tenha sido a matéria mais versátil e mais utilizada pelo homem ao longo de sua história. Ainda hoje, basta um olhar em qualquer ambiente para descobrir algum objeto de madeira. Não podemos imaginar o avanço da humanidade sem o uso da madeira.

Os cientistas presumem a existência de árvores há mais de duzentos milhões de anos, muito tempo antes, portando, do aparecimento do ser humano na terra, que teria acontecido em torno de dois milhões de anos atrás.

Não é possível estabelecer com precisão quando a madeira começou a ser usada pelo homem. Existem vestígios de sua utilização como arma de defesa e como combustível, que devem ter entre quinze e vinte mil anos.

Estudos arqueológicos permitem afirmar que a invenção do machado aconteceu há aproximadamente dez mil anos. Esta ferramenta permitiria que a madeira começasse a ser trabalhada. Podemos supor que, no início, os seres humanos utilizavam pedaços de galhos como lanças, cajados ou porretes, no seu dia-a-dia, mas, pouco a pouco os artefatos foram se tornando mais aprimorados. Aparecerá, então, toda sorte de ferramentas e utensílios domésticos, armas mais sofisticadas e, posteriormente, móveis, carroças, embarcações e edificações que irão da simples palhoça a requintados edifícios.

Como visto anteriormente, é impossível negar a importância da madeira como um dos elementos centrais no processo construtivo e utilitário do dia a dia do ser humano. Porém, este material em estado de elevada úmidez não desempenha suas funções da forma mais adequada, fazendo-se necessário analisar processos que envolvam a melhoria na secagem deste material.

O estudo da variação dimensional da madeira é essencial para a utilização desta na construção civil e na confecção de materiais. Segundo Conté Kollman (1968), A massa específica da madeira está intimamente ligada ao seu teor de umidade por

conseqüência das variações de massa e de volume. Portanto, para determinação dessa

propriedade física, é necessário também o conhecimento da retração e expansão

volumétrica da madeira. A retratibilidade da madeira é o fenômeno relacionado à variação dimensional da madeira, em função da troca de umidade do material com o meio que o envolve, até que seja atingida uma condição de equilíbrio, chamada de umidade de equilíbrio higroscópico. As variações nas dimensões nas peças de madeira começam a ocorrer quando se perde ou se ganha umidade abaixo do ponto de saturação das fibras, que, de modo geral, situa-se ao redor de 28 a 30% de umidade. A variação dimensional da madeira diz respeito às contrações e ao inchamento da madeira (Revista da madeira-Edição Nº59).  Sabe-se também, que a retratibilidade total da madeira aumenta

com sua massa específica. Ademais,  fator extremamente influenciador no material é  o ambiente em que a madeira é cultivada, a manipulação dela e também o cuidado

com sua armazenagem que podem afetar suas características, bem como a sua

qualidade. Madeiras criadas em ambientes exóticos podem ter suas propriedades

físico-mecânicas substancialmente alteradas em comparação com aquelas

plantadas em ambientes nativos (SHIMOYAMA, 1990). O teste de retratibilidade e expansão da madeira se dá primeiramente pela escolha da espécie desta a ser experimentada, posteriormente esta é imersa na água e retirada tempo depois, passando pelo processo de secagem natural e ou artificial. Após isso, é medida novamente suas dimensões e massa específica, para serem feitas as devidas comparações com o estado inicial do material.

Nesse sentido, há a concordância entre os autores Galvão e Jakowsky (1985) que salientam que a perda de água reduz o peso da madeira,

diminuindo o custo do seu transporte e que, independentemente deste fator econômico,

a transformação racional da madeira bruta em produtos e bens de consumo requer a

sua secagem prévia por proporcionar a melhoria da atuação de vernizes e tintas na aplicação do material, reduzir risco de ataques e fungos e outras patologias, reduzir a movimentação dimensional a limites aceitáveis e também, aumentar sua resistência mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com