TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundição e Soldagem

Por:   •  25/4/2022  •  Monografia  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 - EMEC - FUNDIÇÃO E SOLDAGEM - 52/2021

PABLO JOSÉ DUARTE – 2015456-0

1) Sabemos que a história dos materiais se relaciona diretamente com a história da humanidade, e que conforme o homem foi se desenvolvendo biologicamente, ele foi também criando ferramentas e manipulando novos materiais. Com base no seu conhecimento, apresente os materiais que caracterizam as diferentes eras da humanidade.

  • Idade da pedra, entre 600000 e 14600a.C. Era que foi marcada pelo uso de madeira, pedras, ossos e peles de animais.
  • Idade da argila, entre 14600 e 4500 a.C. Foi marcado pelo processamento da argila.
  • Idade do cobre, entre 4500 e 3300 a. C. Marcado pelo início do trabalho com materiais metálicos, onde o cobre foi amplamente utilizado para a confecção de adornos e ferramentas para a substituição de pedras.
  • Idade do bronze, ente 3300 e 1200 a.C. Foi marcada pelo aperfeiçoamento da utilização do cobre por meio de sua fundição e adição do estanho.
  • Idade do ferro, entre 1200 e 586 a.C. Marcada pela fundição ou conformação do ferro a quente por meio de marteladas.

​2) Sabemos que dentro do processo de fundição há alguns equipamentos que são fundamentais para que o processo ocorra. Tendo em vista estes equipamentos, definas com suas palavras os termos: molde, molde permanente e molde colapsável.

O molde se refere a um objeto que tem uma cavidade para receber o metal líquido. Nesta cavidade, o metal irá resfriar, solidificar e obter a forma da cavidade. Por outro lado, o termo molde permanente se refere a moldes que são utilizados em muitos ciclos de solidificação, ao contrário dos moldes convencionais em areia, chamados de moldes colapsáveis, que são utilizados uma única vez.

3) Dentro do processo de soldagem, existem vários aspectos que devem ser levados em conta para um processo eficiente. A respeito desses pontos, defina com suas palavras os termos: poça de fusão, revestimento e alma.

Poça de fusão é o local onde o metal de base e o metal de adição estão na fase liquida, além de ser o local há proteção para que a solda seja eficiente. Esta proteção é função do revestimento, que além deste emprego também melhora o arco elétrico. A alma nada mais é que o núcleo do eletrodo, este está envolto pelo revestimento. A alma geralmente é formada por aço carbono.
4) O processo de fabricação do aço envolve basicamente 4 etapas bem definidas, e cada uma dessas etapas apresenta 4 produtos, também bem definidos. Apresente cada uma das etapas e seus respectivos produtos.

Inicialmente com o processo de mineração, obtendo o minério de ferro na forma de óxido, posterior a redução do minério é realizado em alto forno, que tem como resultado o ferro gusa, após existe o refino, onde o ferro gusa já no estado liquido é submetido a processos com o objetivo de ajustar teores de carbono e outros elementos de liga além de eliminar alguns contaminantes, tornando-se aço no estado liquido e por final o aço passa ao processo de lingotamento para a solidificação do aço em placas, chapas ou perfis para posterior processo mecânico.
​5) Durante o processo de solidificação, a ocorrência de alguns fenômenos fora do esperado pode causar algum tipo de anomalia ou defeito no material. Um desses fenômenos é o rechupe. Com suas palavras, defina o termo apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com