TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função de densidade de probabilidade

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Extração de Características e Naive-Bayes

Professor Antônio de Pádua Braga

  1. Conjunto de dados

A base de dados utilizada para a realização desde exercício foi a The Database of Faces, do repositório da universidade de Cambridge, da onde foram selecionadas as imagens referentes a 5 pessoas e estas foram disponibilizadas no Moodle para todos os alunos como um arquivo zipado. Este dataset contem no total 50 imagens, sendo 10 delas de cada um dos indivíduos selecionados.  

[pic 1]

  1. Extração de características

Das imagens disponíveis nesse banco de dados, foram extraídos atributos que separassem bem as imagens, que nesse caso é foi a média e desvio padrão das luminâncias das imagens. O trecho de código abaixo apresentação o carregamento das imagens e extração de características do conjunto de imagens.

[pic 2]

O gráfico abaixo representa a distribuição dos pontos das cinco classes identificadas, em relação aos valores de média e desvio padrão.

[pic 3]         

  1. Função de densidade de probabilidade

Para cada classe, é possível estimar uma função de densidade de probabilidade associada, a partir da média e covariância dos grupos, de acordo com a formula.

[pic 4]

em que µ e Σ são, respectivamente, média e matriz de covariância para a classe em questão. A função abaixo apresenta a implementação da função

[pic 5]

[pic 6]

Abaixo, temos o trecho de código referente a avaliação dos pontos relevantes em relação as funções de probabilidade para cada classe. Como os valores de média variam entre 80 e 150 e os de desvio padrão entre 30 e 70, foi considerado razoável utilizar esse intervalo para a avaliação das funções, sendo que o passo escolhido foi de 0.1.

[pic 7]

  1. Resultados

Para avaliar os resultados obtidos, foram plotadas as curvas de nível para cada região e as superfícies de separação.

Ao [pic 8]

A imagem abaixo apresenta os plots das curvas de nível e superfície de separação de grupos. Usando a função contour a divisão não ficou bem evidente, possivelmente pelos valores escolhidos como patamar para cada região do espaço. Para facilitar a visualização da performance do método foi plotada então como imagem as curvas de separação, como pode ser visto nas imagens abaixo.

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Podemos perceber que as separações foram encontradas de maneira adequada.

  1. Referências

Antonio de Pádua Braga, 2017. Notas de Aulas de Redes Neurais Artificiais e de Reconhecimento de Padrões. UFMG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (489.5 Kb)   docx (332.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com