TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOFÍSICA DO PRETRÓLEO

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

SEMINÁRIO

GEOFÍSICA DO PRETRÓLEO

Autores: Bruna Targanski Vidal

               Nathália  Mendonça

                Lorenna Luiza Araújo

 

Curso: Engenharia Ambiental                                                                                    Turma:    

                                                     

Campus Farolândia

Universidade Tiradentes - UNIT

INTRODUÇÃO

A Terra é constituída de três camadas concêntricas: o núcleo, o manto e a crosta. Essa divisão ordenada resulta das diferentes densidades entre as camadas, causadas pela variação na composição, temperatura e pressão. O núcleo pelo os dados sísmicos (terremotos) indica uma parte interna pequena e sólida e uma porção externa maior e, aparentemente, liquida. O manto circunda o núcleo e com base nas suas características pode ser dividido em três zonas: zona inferior, zona astenosfera e zona litosfera. A zona inferior é sólida e abrange a maior parte do volume do interior da Terra. A zona astenosfera tem a mesma composição do manto inferior, mas se comporta plasticamente e pode fluir lentamente. È nesta parte onde existe uma fusão superficial que gera o magma. A porção sólida do manto superior e a crosta constituem a zona litosfera, que são formadas por numerosas peças individuais chamadas placas tectônicas, que se movem acima da atenosfera como resultado das correntes de convecção subjacentes.E por fim a crosta que é dividida em duas a crosta continental e a oceânica.

De acordo com a teoria da tectônica de placas, a litosfera é dividida em placas que se movem sobre a astenosfera. Zonas de atividade vulcânica, terremotos, ou ambos, marcam a maioria das margens das placas. Ao longo desses limites, as placas divergem,convergem ou deslizam de lado, passando uma pela a outra. Os limites divergentes são criados quando o magma ascende da astenosfera à superfície, rompendo uma placa preexistente. Nos limites convergentes as placas se movem uma em direção à outra, ou seja, uma placa submerge e a outra fica por cima. E também existem os limites transformantes aonde ocorre ao longo da fratura no assoalho oceânico, conhecidas como falhas transformantes. Nesse local as placas deslizam lateralmente, passando uma ao lado da outra, quase em paralelo à direção do movimento da placa.

As principais placas tectônicas são a Placa do Pacifico com aproximadamente 70 milhões de quilômetros quadrados e abrange maior parte do oceano Pacifico; a Placa Nazca         que possui uma extensão de 10 milhões de quilômetros quadrados e está localizada no leste do oceano Pacifico e o choque entre a Placa Nazca e a laca Sul-Americana originou a Cordilheira dos Andes; a Placa Sul-Americana que possui 32 milhões de quilômetros quadrados e o território brasileiro está localizada no centro dela; a Placa Norte-Americana ela possui 70 milhões de quilômetros quadrados e abrange a América do Norte, a América Central e a Groelândia, além de uma parte do oceano Atlântico; a Placa Africana com 65 milhões de quilômetros quadrados e engloba todo o continente africano.

Na ocorrência das placas tectônicas existem as zonas de fronteiras que é aonde os terremotos e vulcões se originam. Os terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno pode ser desencadeado por atividades vulcânicas, falhas geológicas e também pelo o encontro de diferentes placas. E os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão à destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição. Os vulcões são estruturas geológicas criadas pelo o magma, gases e partículas quentes (como cinzas vulcânicas) que afloram para a superfície. A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias.

No trabalho situou-se algumas cidades como: Havaí, São Francisco, Varzeghan, Ahar e Heris. Nessas cidades ocorrem muitos terremotos e vulcões no qual se podem acarretar esses fenômenos às placas tectônicas aonde elas se encontram, por exemplo, o Havaí encontra-se próximo a placa do Pacifico nos pontos quentes (hot spot), a cidade de São Francisco encontra-se entre as placas do Pacifico e a placa Norte-Americana e por fim as cidades Varzeghan, Ahar e Heris que se encontram ao leste do Azerbaijão e estão entre as placas da Eurásia e Arábica.

METODOLOGIA

  • O trabalho procurar transmitir informações sobre as placas litosféricas, e suas relações de contato. Foi proposto um estudo sobre três cidades e / ou regiões, que foram submetidas a intensos terremotos ou a terremotos antigos, onde se localizam próximo a limites de placas.
  • Foi relatado ao aluno que deverá localizar no mapa e apresentar as cidades e suas regiões para elaboração de um pequeno relatório, do qual neste, será identificado cada ocorrência e o tipo de interação entre as placas, assim como o nome das respectivas placas tectônicas retratadas.

RESULTADOS

SÃO FRANCISCO

São Francisco está localizado na região norte do estado da Califórnia (Estados Unidos), ás margens do oceano pacífico e da Baía do São Francisco. Fica próximo a falha de San Andreas, que é uma falha geológica que se prolonga por cerca de 1290 Km através da Califórnia , uma grande abertura que se afasta cada vez mais ao ano. O tipo de margem dessa falha é o transformante, as placas tectônicas se deslizam uma pela outra. A característica da falha transformante é através do contacto entre duas placas tectônicas sem que existam entre elas movimentos de convergência (sobreposição de uma das placas sobre a outra) ou de divergência (afastamento), deslizando apenas horizontalmente uma pela outra, entre a placa de Pacifico e a placa Norte Americana A falha de San Andreas é uma fonte de atividade sísmica na California, que correspondem a tremores de terra ou terremotos, que são conseqüências de movimentos de placas tectônicas ou tectonismo e por atividade vulcânica ou vulcanismo, ambos acumulam uma grande quantidade de energia que para ser liberada é expelida pelas fendas das rochas e aberturas de vulcões, essa liberação é o terremoto propriamente dito.

Tendo em vista a geomorfologia da cidade de São Francisco, ocorreram vários terremotos. Um dos principais terremotos, desta área, deu-se em 18 de Abril de 1906, tendo sido grande a destruição nos lugares mais baixos, coberto por sedimentos consolidados. Onde havia rocha fresca bem consolidada com efeito de destruição foi menor. Houve algumas centenas de mortos e feridos, tendo sido mais espetacular a destruição material, o maior dano foi o incêndio provocado pela ruptura da tubulação de gás. A intensidade desse terremoto foi muito grande, correspondia a 20 trilhões de kW/h ou a energia produzida por uma queda de bloco de granito de 26 bilhões de toneladas caindo de 280 km de altura. Novas medidas geodésicas posteriores a esse falhamento, mostram que os esforços continuam, produzindo deslocamento que prossegue no ritmo de 5cm/ano, sempre ao longo do mesmo plano de falha, que é uma zona fraca, sujeito a esforços contínuos e ameaçadores, que poderá no futuro provocar novos abalos sísmicos, quando se romper novamente a resistência. Como aconteceu em 1989, conhecido como “O terremoto de Loma Prieta”, que durou cerca de 15 segundos e mediu 6,9 na escala de magnitude momento sísmico, matando 63 pessoas, deixando 3.757 feridos e 12.000 desabrigados. Esse terremoto aconteceu durante o terceiro jogo da World Series, que estava sendo transmitido ao vivo na televisão, sendo o primeiro terremoto transmitido ao vivo.

HAVAÍ

 Havaí encontra-se em um arquipélago localizado no Oceano pacifico. Este arquipélago é constituído por 132 ilhas que se estendem por 2.450Km. A altitude média do Havaí é de 935m, sendo que o ponto mais alto é de 4.206m de altitude no vulcão Mauna Loa, e sua profundidade está a 5000 metros acima da base, desta maneira o complexo vulcânico atinge cerca de 9000 metros total, sendo o maior vulcão do Havaí. Sabe-se que a altura de um vulcão não aumenta indefinida e continuamente com as atividades, o edifício vulcânico é destruído muitas vezes parcialmente por ocasiões das fases explosivas, mudando sua forma e reduzindo seu tamanho. Suas ilhas foram formadas por vulcões, que lentamente emergiram do leito do mar, através do ponto quente (hot spot), que são fontes fixas de material vulcânico (magma) que se erguem das profundezas do manto. À medida que as placas tectônicas do fundo do oceano pacifico move-se em direção ao noroeste, o ponto quente não se move juntamente com a placa tectônica, mantendo sua posição, levando assim a criação de novos vulcões.  Por isso, os vulcões do sudeste continuam ativos.  Em 1850 o Mauna Loa entrou em atividade vulcânica produzindo lavas, cuja seus valores de seu derramamento foram muito elevados. Sua lava com característica fluida derramou com velocidade inicial de 30 Km por hora atingindo um percurso de 55km com velocidade media que varia desde 37km por hora até poucos metros por hora. O ultimo registro de erupção do Mauna Loa foi em 1984, e os pesquisadores alertam que outra erupção pode estar a chegar.

VARZEGHAN, AHAR  E HERIS

Azerbaijão, As cidades de Varzeghan, Ahar  e Heris se encontram ao leste do Azerbaijão, na sua parte oriental. A placa que está presente nessa área é convergente e suas colisões situam-se ao longo da cadeia de montanhas do Himalaia Alpine-ativo. Os dois terremotos no noroeste do Irã ocorreu como resultado de oblíquo falhamento transcorrente no crosta superficial da placa da Eurásia, a cerca de 300 km a leste da fronteira de placas entre a Eurásia e placas Árabes. Em Varzeghan, Ahar, Herris os terremotos colocam-se como o tipo de inter-placa e terremotos deste tipo são responsáveis ​​por mais de 90% do total de movimentos sísmicos em todo o mundo. Antigamente em 1667 no Azerbaijão houve sucessivos terremotos que devastaram a cidade de Shemakha que está situada em cima de uma zona sujeita a abalos, esses terremotos ocasionaram cerca de 80 mil mortos. Já nas cidades citadas houve na tarde um sábado dia 11 de agosto de 2012 fortes terremotos na historia iraniana. O primeiro foi atingido por 6,4 Mw(magnitude momentânea) e cerca de 11 minutos depois houve um outro terremoto com 6,3 Mw e atingiu 10 km o oeste, a quantidade de mortos foram consideráveis, mais de 330 pessoas e o número de pessoas feridas foi de cerca de 26.000 e 50.000 pessoas ficaram desabrigadas, suas aldeias foram fortemente danificadas e 46 delas foram completamente devastadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (334.7 Kb)   docx (147.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com