TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição para a história da educação Zigmund Freyd, Jean Piaget, Henri Uollon E Leo Vaygotski

Relatório de pesquisa: Contribuição para a história da educação Zigmund Freyd, Jean Piaget, Henri Uollon E Leo Vaygotski. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.132 Palavras (13 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Andrea Tibes RA:6374212743

Elen Cristina Silva RA:6910439927

Elisangela de Sousa dos Santos RA:6950488147

Karla Vanessa Lima Santos RA:6951473480

Michele Miranda Leandro Nogueira RA:7117495490

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”

Sumaré

2013

SIGMUND FREUD, JEAN PIAGET, HENRI WALLON E LEV VIGOTSKI, TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUÍRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GERAL.

INTRUDUÇÃO

Este trabalho visa apontar as influências que contribuíram para a história da educação, de alguns dos principais teóricos da psicologia, Sigmund, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski.

A educação é fundamental na construção da identidade individual e social. Essa construção se dá através da família e da sociedade. A sociedade pode ser a soma da experiência vivida fora de casa, educação não formal e informal, e dentro da escola, educação formal, sendo que, esta sofre influência da família, do bairro e da globalização, tornando um ciclo.

SIGMUND FREUD

Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. O austríaco, ainda na condição de estudante, gostava de fazer pesquisas no laboratório de neurofisiologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena.

Já médico, Freud aprendeu a hipnose com o neurologista francês Jean Martin Charcot. Insatisfeito, o psicanalista desenvolveu uma das bases da técnica psicanalítica: a Livre Associação, onde o paciente fala tudo que lhe vem em mente, com intuito de revelar neuroses e controlá-las ou fazer com que desaparecessem se conseguissem expressá-las.

Freud associa que as histerias dos adultos provêm de sua infância e começa investigar o surgimento das preocupações que a criança possui.

Embora seus estudos tenham sido voltados para a área científica e apesar de sua total desconfiança na educação, Freud em seus poucos estudos voltados para esta área afirma que “a Educação é uma profissão impossível, pois só pode ser pedagogo aquele que for capaz de penetrar na psique infantil o que para os adultos em geral é uma tarefa impossível, pois não somos capazes de compreender a nossa própria infância, que está inacessível devido aos mecanismos de defesa, especialmente a repressão”.

Freud declara que o educador é aquele que deve buscar para o educando o equilíbrio entre o prazer individual (inerentes à satisfação de pulsões sexuais) e as necessidades sociais (garantidas pela repressão e sublimação das pulsões).

Suas investigações auxiliam o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta, entre suas forças internas regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízo e valores (superego). Sobre esses desejos é dever do educador ajudar o educando a buscar o equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz. Freud lembra a importância que tem a escola, o de proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões alargando assim a capacidade do sujeito buscar o alternativo por si próprio e desenvolver o prazer de aprender.

Segundo a Teoria de Freud, a sexualidade acontece desde o nascimento da criança, que ao nascer já exerce sua sexualidade através de seu aleitamento materno, onde o bebê sente imenso prazer, pois esta satisfazendo um desejo que é o de alimentar-se. Ele diz que a criança deve aprender sobre a educação sexual, assim que demonstrar interesse sobre tal assunto.

Outro aspecto relevante para a construção do desenvolvimento humano, citada por Freud, está o desenvolvimento da teoria psicossexual do indivíduo, que se divide em cinco estágios:

Fase oral – A boca é a primeira área que o ser humano controla.

Fase anal – Controle dos esfíncteres. É controlado primeiramente as fezes e a urina posteriormente, o contrário do que muitos pensavam.

Fase Fálica – Quando a criança descobre o órgão genital e as diferenças entre os gêneros, meninos e meninas. Nesta fase, pode-se desenvolver o Complexo de Édipo, onde os meninos despertam o desejo de conquistar a mãe. Ao conquistá-la, este se sente seguro para conquistar qualquer mulher.

Fase de Latência – Ocorre dos 5 aos 10 anos. Nesta fase, há a dissolução do Complexo de Édipo, há uma pausa na evolução da sexualidade e esta será retomada na adolescência. Inicia o desejo da independência para demonstrar a capacidade individual.

Fase Genital – Identidade sexual, a descoberta do que “eu” gosto, do mesmo sexo ou sexo oposto.

Segundo Freud, quando o educador permite que o estudante seja protagonista de seu aprendizado, ele conquista o espaço que lhe é cabido e permite que este desenvolva suas ideias. O maior desafio neste caso é o educador negar a si próprio, rejeitando seu desejo natural de se impor e de se fazer obedecer.

Freud afirma que a psicanálise não serve a pedagogia, mas sim apenas ao indivíduo. A psicanálise pode apenas ajudar na ética e como conduzir a educação. Pode-se perceber, através do uso das teorias da psicanálise, que elas são usadas no desenvolvimento emocional e cognitivo, por onde ocorre a aprendizagem da criança. A relação professor-aluno propicia um ambiente favorável à aprendizagem.

As teorias de Freud podem ser aplicadas na educação da nova escola. É necessário entender como se processa o desenvolvimento do estudante tanto emocional quanto cognitivo.

Na nova escola temos uma educação igualitária, usando metodologias que ignoram as diferenças e os professores muitas vezes não conseguem analisar mais profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com