TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leo Vygotsky

Bibliografia: Leo Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Bibliografia  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Lev Vygotsky

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu na Rússia czarista, no final do século XIX. Morreu de tuberculose no ano de 1934 com apenas 37 anos, graduou-se em direito, abrangendo filosofia, filologia, literatura, pedagogia, psicologia e medicina.

Vygotsky dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão sobre processos de aprendizagem. Um dos aspectos mais importantes são

● Zona de desenvolvimento proximal: segundo Vygotsky o que interessa não é avaliar as dificuldades das crianças, mas sim suas diferenças. Pois não existe um estudante igual ao outro, nossas habilidades são distintas o que significa também que cada um avança em seu próprio ritmo.

Existem dois níveis de desenvolvimento infantil; O real: engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas. Geralmente é estimado quando a criança sozinha realiza conhecimentos e o proximal: quando é justamente nessa distancia entre o que a criança já sabe e o que se pode saber com alguma assistência.

● Pensamento e linguagem: A compreensão entre as mentes é impossível sem a expressão da fala humana, como por exemplo, a palavra escola não é um som vazio que pode ser identificado apenas a determinada escola concreta, mas se tem noção da escola em geral.

Segundo Vygotsky, ´´a verdadeira comunicação humana pressupõe uma atitude generalizante, que constitui um estagio avançado do desenvolvimento do significado da palavra. As formas mais elevadas da comunicação humana somente são possíveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade conceitualizada’’.

● O significado das palavras e a formação de conceitos: segundo Nélson Jahr Garcia, “A partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome. Quando lhe falta a palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com