TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOMETRIA ANALÍTICA

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

matriz

Hokttor Neris mota EGM111

Instituto Superior Tupy - Sociesc

Matriz Inversa

BARBARA HAENSCH SCHNEIDER

GEOMETRIA ANALÍTICA

JOINVILLE

2013 1° SEMESTRE

Introdução

Neste Trabalho eu vou falar sobre matrizes e mostrar alguns exemplos. E explicarei como fazer uma matriz inversa e também que o produto das duas matrizes resulta na matriz identidade.

Desenvolvimento

Oque é uma matriz?

A matemática é repleta de regras e fórmulas, onde cada uma foi criada visando facilitar a vida do ser humano. Os estudos sobre a matriz vêm desde o século XIX e traz uma nova experiência ao campo da matemática. Hoje, mesmo sem percebermos, o sistema matricial está envolvida a nossa volta, desde aos cálculos feito por um computador até a construção de estruturas importantes para o ser humano.

Para que serve uma matriz?

Um sistema matricial é utilizado em sua forma mais comum para a resolução de sistemas lineares de “n” equações e “n” incógnitas. Esses sistemas lineares são muito utilizados nas áreas de física, engenharia e econômicas. Um bom exemplo do uso na prática está a engenharinha civil onde vários prédios e pontes e tantas outras construções são erguidas utilizando a matriz para resolver os cálculos mais complexos

Encontrar a matriz de uma conhecida é um processo que envolve multiplicação e igualdade de matrizes. A parte principal para a matriz inversa é a parte onde se deve encontra-la tendo como base uma matriz dada.

1 Encontre det(M), a determinante da Matriz M. A determinante geralmente aparecerá no denominador da inversa. Se a determinante for zero, a matriz não terá uma inversa.

2 Encontre a determinante de cada uma das matrizes menoresde 2x2.

Obs.: A matriz trasposta também pode ser feita após encontrar os determinantes de 2x2.

3 Encontre MT, a transposta da matriz. Transpor significa refletir a matriz pela diagonal principal, ou de forma equivalente, inverter os elementos (i,j) para (j,i).

4 Represente-as como uma matriz de fatores como mostra a imagem, e multiplique cada termo pelo sinal indicado. O resultado desses passos é a matriz adjunta, representada por Adj(M).

5 Encontre a inversa dividindo a adjunta encontrada no passo anterior pela determinante do Passo 1.

Nem todas as matrizes 3x3 possuem inversas. Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com