TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE COMPRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  17/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  19.903 Palavras (80 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 80

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DENISSON RODRIGO SANTOS MONTEIRO

GESTÃO DE COMPRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE UMA CONSTRUTORA

Aracaju – SE

2014.1

DENISSON RODRIGO SANTOS MONTEIRO

GESTÃO DE COMPRASNA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE UMA CONSTRUTORA

Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Engenharia de Produção, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Produção.

        

Orientador: Prof. Msc. Douglas Andrade

Coordenador de Curso: Profº. Drº.Alcides Anastácio                      

Aracaju – SE

2014.1

DENISSON RODRIGO SANTOS MONTEIRO

GESTÃO DE COMPRASNA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CASO DE UMA CONSTRUTORA

Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da FANESE, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia de Produção, no período de 2014.1.

________________________________________________

Professor MSc. Douglas de Moura Andrade

                                                        (Orientador)

________________________________________________

Professor DSc. Nélio Rodrigues Goulart

(Examinador)

________________________________________________

Professor Esp. Kleber Andrade Souza

(Examinador)

Aprovado (a) com média: ___________________

Aracaju (SE)  _____de ______________de 2014.

À minha mãe e meus familiares, pelo apoio prestado na realização deste feito.

AGRADECIMENTOS

Agradeço em especial a Deus por tudo que tem me proporcionado, altos e baixos, mas sempre na fé que “... esse tempo de ladeira vai ficar pra trás...”.Só Deus sabe o que fiz, e o quanto sofri pra chegar até aqui!

À minha mãe, Elmira, que nos momentos difíceis nunca deixou a peteca cair.

Àminha eterna e amada avó, D. Enoli, pela simplicidade, amor e ensinamentos, “... só o amor constrói pontes indestrutíveis...” e a nossa “ponte” jamais se quebrará.

Ao mestre, coordenador, amigo e companheiro Alcides Araújo, muito obrigado pelo incentivo de sempre. Apesar de pouco o tempo em que passamos juntos, já é absolutamente perceptível como seu trabalho é feito com muito amor e dedicação.

Ao meu outro mestre e companheiro Douglas Andrade, orientador neste trabalho, o qual tem todo o meu respeito e admiração “... dias de luta, dias de glória...”.

A todos que sempre estiveram ao meu lado, dando-me força, torcendo e incentivando: Nanda, já tinha te falado pessoalmente, mas faço questão de deixar registrado todo o carinho e atenção. Muitas vezes, com o impulsionar da emoção acabamos perdendo a razão e falando o que jamais deveríamos dizer um ao outro. Sei de todas as dificuldades enfrentadas e espero um dia poder retribuir tudo que fez. Poderia até conseguir sem você, mas com certeza não teria o mesmo brilho. Essa conquista não é minha, é de todos nós. Vano, Sivaldo, Luciane, Aline, Jorge (Brôa), Simone, Marcos, Max Lucas, Cornélia, Bené, Selma, Vânia, Val. “... essa é minha quadrilha...”, “... família não é conta sanguínea, família é quem você escolhe pra viver, é quem torce por você...”, por tanto galera... “... vamos todos celebrar...”.

A todos que participaram direta ou indiretamente desta conquista.

Quero deixar o meu “grato, gratíssimo” (saudação escoteira).

MUITO OBRIGADO!

Tudo que é bom, dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível. Só o amor constrói pontes indestrutíveis.

Alexandre Magno Abrão, o Chorão

RESUMO

Todas as empresas do setor da construção civil precisam ter um sistema de gestão de compras implantado, para que esse sistema produza vantagens competitivas. Diante de sua importância para o bom andamento dos negócios, o presente estudoelegeu como tema “Gestão de Compras na Construção Civil: o caso de uma construtora”. Escolheu-se como objetivo geral analisar o contexto do processo de compras da construtora ALPHA, e como objetivos específicos omapeamento e descrevendo o passo-a-passo esse processo, possibilitando identificar gargalos e propor melhorias. Operíodo da pesquisa de campo foi o segundo semestre do ano de 2012, no qual o pesquisador trabalhou exercendo a função de comprador da área de compras desta Consultora.Como metodologia, foi realizada umarevisão bibliográfica sobre os temas inerentes ao trabalho, bem como pesquisa documentale de campo na construtora ALPHA, localizada em Maceió/AL.Assim, constatou-se que nessa empresa o setor de compras é formado pelo diretor financeiro, gerente de compras e compradores. Esses são os responsáveis para que essa área atue de modo eficaz para a empresa.Também foi possível observar que o processo de compras é dividido em etapas: a) solicitação de compras; b) seleção de fornecedores; c) cotação de preços; d) pedido de compras; e) recebimento de materiais na obra; e f) ordem de pagamento.Ao final foi demonstrado os principais gargalos existentes no setor de compras que foram: a) as etapasnem sempre são seguidas; b) planejamento deficiente; e c) atendimento atrasado aos clientes internos.Por causa disso, foi verificado que a ALPHA estava tendo prejuízo na compra de materiais que tinham valores mais altos, pois estavam sendo comprados sem seguir as devidas etapas do processo.Sabe-se que o alinhamento entre obra, seção de compras e fornecedores são indispensáveis para evitar atrasos e prejuízos.Portanto, como melhoria a ser adotada pela ALPHA foi indicada um melhor desempenho da área de planejamento do setor de compras,possibilitando que os planos de execução sejam cumpridos e atendidos com economia e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (111.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (845.2 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com