TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cláusula Especial de Compra e Venda Direito Civil

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

1 Cláusula especial de compra e venda

O contrato de compra e venda é um contrato bilateral, onde um lado tem a obrigação de entregar um bem e do outro lado tem a obrigação de pagar pelo bem. É um contrato em que uma parte se compromete em entregar um bem mediante o recebimento de determinado valor pago em dinheiro.

O comprador é responsável por receber um bem e pagar por isso.

O vendedor é responsável de entregar o bem e receber por ele.

Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

[pic 1]

O contrato de compra e venda pode constar algumas cláusulas especiais, constituindo obrigações ou efeitos diversos do simples contrato de compra e venda. 

São elas:

  • O pacto de melhor comprador;
  • A retrovenda;
  • A venda a contento;
  • A venda sujeita a prova;
  • A preempção ou cláusula de preferência.

Preempção ou cláusula de preferência constitui um pactum protimiseos, sendo acessório ao contrato de compra e venda, por meio do qual obriga o comprador do bem, quando for vendê-lo, a oferecê-lo a quem lhe vendeu, mediante notificação, ou seja, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.

O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel ou a dois anos se imóvel.

O vendedor pode também exercer o seu direito de prelação, intimando o comprador, quando lhe constar que este vai vender a coisa.

Inexistindo prazo estipulado, o direito de preempção caducará, se a coisa for móvel, não se exercendo nos três dias, e, se for imóvel, não se exercendo nos sessenta dias subsequentes à data em que o comprador tiver notificado o vendedor.

Quando o direito de preempção for estipulado a favor de dois ou mais indivíduos em comum, só pode ser exercido em relação à coisa no seu todo. Se alguma das pessoas, a quem ele toque perder ou não exercer o seu direito, poderão as demais utilizá-lo na forma sobredita.

O direito de preferência não se pode ceder nem passa aos herdeiros.

Art. 513. A preempção, ou preferência, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.
Parágrafo único. O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a dois anos, se imóvel.

[pic 2]

1 Questão especial de compra e venda

Isabela firmou um contrato com Tatiana de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Partindo do principio do que é a preempção, assinale a afirmativa correta.

  1. a) Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Isabela se reserva ao direito de recobrar o imóvel vendido a Tatiana no prazo máximo de 3 anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador.
  2. [pic 3]b) Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Isabela impõe a Tatiana a obrigação de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pagamento, para que use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.
  3. [pic 4]c) Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Isabela reserva para si a propriedade do imóvel até o momento em que Tatiana realize o pagamento integral do preço.
  4. [pic 5]d) Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Isabela, enquanto constituir faculdade de exercício, poderá ceder ou transferir por ato inter vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com