TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MANUTENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NOS RESULTADOS OPERACIONAIS

Por:   •  25/9/2022  •  Monografia  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE FAVENI

ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO

 

PAULO ROBERTO CHAISE

        

GESTÃO DE MANUTENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NOS RESULTADOS OPERACIONAIS

                                       

PASSO FUNDO

         2021

Paulo Roberto Chaise[1]

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

Resumo: As organizações estão constantemente em busca de evolução tecnológica, seja em relação a inovação de produtos ou de processos. Neste contexto, se insere a gestão de manutenção que atua na prevenção do problema a fim de manter o funcionamento adequado dos recursos técnicos de uma organização. Diante deste cenário, o estudo teve como objetivo descrever a importância da gestão de manutenção nos resultados operacionais de uma organização. O assunto descrito é de suma importância para a visibilidade do conjunto, visto que a gestão de manutenção é subjugada e relacionada a perdas de produção sendo cotidianamente, sua importância depreciada. O gerenciamento adequado e com embasamento técnico e científico, é uma ferramenta de grande validade para as organizações, pois atribui qualidade à entrega e otimização de tempo e resultados. O estudo, de natureza descritiva e com revisão bibliográfica foi realizado a partir de pesquisa sobre o tema, em artigos científicos, no período de 2011 a 2021, na base de dados da plataforma Scielo (Cientific Library On-Line), Revista Brasileira de Engenharia Mecânica, biblioteca Da Faculdade Faveni e Google Acadêmico, além do embasamento em literatura clássica. A compilação dos dados obtidos e a dinamicidade das informações respeitaram as etapas de escopo descritas no modelo do manual do aluno e foram elaboradas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

PALAVRAS-CHAVE: Manutenção industrial. Resultados operacionais. Gestão de processos industriais.


INTRODUÇÃO

As tecnologias de manutenção industrial vêm otimizando a eficiência e reduzindo os custos nos processos de produção. O aumento das exigências de mercado contribui para a evolução de sistemas automatizados que se remodelaram através das ferramentas de manutenção.

As organizações estão investindo em novos padrões de produção em busca de redução de custos, aproveitamento de matéria prima e sustentabilidade econômica e ambiental. Afim de aproveitar as oportunidades de mercado e evitar as ameaças, o setor industrial vem buscando adaptar-se as evoluções tecnológicas aliadas a governança corporativa efetiva. De encontro a isso, em se tratando de evoluções tecnológicas, salienta-se a importância de uma manutenção eficaz baseada na confiabilidade e desempenho do equipamento.

Neste contexto, visando alcançar uma base concreta sobre essas tecnologias, o presente artigo descreve como tema: Gestão de manutenção e sua importância nos resultados operacionais.  Em se tratando de problema de pesquisa, destaca-se: Qual a importância da gestão de manutenção nos resultados operacionais? Para o objetivo geral temos: Descrever a importância da gestão de manutenção nos resultados operacionais de uma organização. Para objetivos específicos destacamos:

  • Expor o conceito de manutenção industrial;
  • Identificar os principais tipos de manutenção;
  • Referenciar o propósito da Engenharia de manutenção;
  • Descrever a importância da manutenção para gestão de processos em uma organização;

Este estudo é de revisão bibliográfica e descritiva. A pesquisa bibliográfica utilizou-se de artigos científicos, publicados no período de 2011 a 2021, na base de dados da plataforma Scielo (Cientific Library On-line), revista brasileira de Engenharia Mecânica, Biblioteca Online da Faculdade Faveni e Google Acadêmico, além do embasamento em literatura clássica.

2 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

A manutenção industrial é reconhecida como um conjunto de ações necessárias para o mantenimento e restauração de um equipamento, uma máquina ou um sistema, desempenhando assim o papel de estabelecer uma condição favoravelmente operacional e otimizando a vida útil. Silveira (2015), aponta que diante do cenário competitivo a manutenção assume cada vez mais uma função estratégica nas organizações, visto que se torna a responsável direta por estabelecer a disponibilidade dos ativos, sendo vital para os resultados da empresa, pois quanto mais eficaz for a gestão da manutenção industrial melhores serão os gráficos e resultados.

De forma genérica, a manutenção é definida pelo dicionário Ferreira (1994), como sendo as medidas necessárias para conservação ou permanência de alguma situação. Para Monchy (1987), o termo designado manutenção teve sua origem do vocabulário militar, visto que sua função se baseava em manter as unidades de combate em perfeitas condições.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994), propõe que a atividade de manutenção é um requisito de controle de processo, com a menção de identificar as características de projeto importantes para o funcionamento apropriado e seguro do produto, o armazenamento, requisitos de operação, manuseio e disposição após uso. (TAVARES, 1999).

 Monks (1989), destaca a manutenção como sendo um meio desenvolvido para manter as máquinas e outro bens em condições que irão melhor apoiar as metas das organizações visto que as ações assertivas de manutenção devem refletir nos resultados operacionais a longo prazo.

Nakajima (1989), ratifica que antes da Segunda Guerra Mundial, a manutenção era focada em pequenos reparos, consertos simples e seu emprego se baseava em limpezas superficiais e rotas de lubrificação. O autor ainda destaca que após este período as indústrias tornaram-se mais complexas, e competitivas, surgindo assim outras formas de manutenção com objetivo de melhorar a confiabilidade e vida útil dos equipamentos, fazendo a metodologia de manutenção evoluir para um sistema de gestão empresarial com ênfase no ser humano e na visão total do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (200.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com