TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ – FAPCE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS

ALUNOS:

ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR

EMANUEL ARTHUR ALVES SIQUEIRA

PANNUZZIO ALVES GONÇALVES DO NASCIMENTO

GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS

JUAZEIRO DO NORTE - CE

DEZEMBRO DE 2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 3

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS .......................................................3

PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DE RISCOS .........………..................... 3

RISCO EM UM PROJETO ............................................................……….........…........ 4

IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ....................................................………..................... 4

ANÁLISE QUALITATIVA DE RISCOS .....................................………..................... 5

ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCOS ..................................………..................... 6

PLANEJAMENTO DAS RESPOSTAS AOS RISCOS ................………..................... 6

IMPLEMENTAÇÃO DAS RESPOSTAS AOS RISCOS .............………..................... 7

MONITORAMENTO DOS RISCOS ............................................………..................... 7

CONCLUSÕES ................................................................................................................8

REFERÊNCIAS ...............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Os projetos e processos de organizações estão sujeitos a incidentes, eventos aleatórios, previsíveis ou não, acontecimentos casuais, fatos fortuitos e outros, então é fácil percebemos que o gerenciamento de riscos ajuda bastante nessas gestões. Havendo uma grande tendência a erros, fazendo-se necessário constantes correções.

        A gestão de riscos é um processo interativo e composto por etapas que quando realizadas em sequência possibilitam a melhoria contínua do desempenho. Para que seja eficaz, a gestão de riscos deve fazer parte da cultura da organização e estando inserida na filosofia, nas práticas e nos processos de negócio da mesma.

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS

Gerenciamento de Riscos é o processo de identificação, análise e resposta a fatores de risco ao longo da vida de um projeto, no melhor interesse de seus objetivos. A gestão adequada dos riscos implica no controle proativo de eventuais acontecimentos futuros aumentando as chances de um projeto ser concluído com êxito. Segundo o PMBOK, existem sete processos que são essenciais para um bom gerenciamento de riscos. São eles:

  1. Planejar o gerenciamento dos riscos;
  2. Identificar os riscos;
  3. Realizar a análise qualitativa dos riscos;
  4. Realizar a análise quantitativa dos riscos;
  5. Planejar as respostas aos riscos;
  6. Implementar respostas aos riscos;
  7. Monitorar os riscos.

Muitos desses processos citados pelo PMBOK acontecem simultaneamente e mais de uma vez durante a gestão do projeto, mas é importante analisá-los de forma separada porque as ferramentas e técnicas utilizadas nessas práticas são diferentes.

PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

O planejamento do gerenciamento de risco define como abordar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto, estabelecendo critérios em relação ao qual o risco será avaliado. Este planejamento fornece na atividade de gerenciamento de riscos o tempo e recursos suficientes estabelecendo desta forma uma melhor avaliação do risco.  

O gerenciamento de risco tem papel efetivo se for compartilhado entre o gerente de projetos e com os membros da equipe em todas as suas fases. Seus principais objetivos a serem alcançados são basicamente, o tempo, o custo, a qualidade e o escopo.

Segundo PMBOK o planejamento do gerenciamento de riscos deve ser terminado já no início do planejamento do projeto, pois ele é essencial para executar com sucesso os outros processos.

Para executar essa etapa, é possível se valer de premissas, dados históricos, conversas com especialistas e qualquer outra informação confiável que seja útil. É importante notar que todos os riscos devem ser catalogados nesse mapeamento inicial, desde que sejam relevantes para o projeto.

RISCO EM UM PROJETO

Riscos são todos os componentes de incerteza que podem afetar o resultado final de um projeto, de forma negativa ou positiva. Além das ameaças que são capazes de prejudicar a execução, também são chamados de riscos as oportunidades que podem ser aproveitadas para se conquistar um melhor desempenho.

Um risco é incerto, mas não exatamente imprevisível. Afinal, é possível quantificar e qualificar o risco, determinando sua probabilidade e impacto, preparando-se para a eventualidade de que ele se concretize.

As fontes de risco estão ligadas a diversos fatores externos e também internos, relacionados ao gerenciamento de projetos.

Dentro dos fatores externos, temos alguns fatores imprevisíveis e outros previsíveis. No primeiro, estão os requisitos regulamentares que não foram previstos, como por exemplo, desastres naturais e outros efeitos colaterais da produção. Os previsíveis podem ser tidos como riscos operacionais, sociais, interferências de comunicação e riscos financeiros. Os fatores técnicos como evolução da tecnologia também cabem neste ponto, assim como riscos legais, que envolvam a execução correta da legislação de trabalho ou das condições dos envolvidos no projeto.

Entre os fatores internos causadores de riscos mais comuns estão o excesso de projetos sendo desenvolvidos ao mesmo tempo e um cronograma mal feito, que impede a execução da proposta em tempo hábil. O fato de que o projeto não passa por um controle adequado ou não acompanha as mudanças desejadas pelo cliente também influencia bastante nesse ponto. Além de quando as prioridades das etapas entram em conflito ou para o caso de o responsável não conseguir realmente manejar o necessário para que o projeto ocorra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com