TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO PUBLICA E PRIVADA

Por:   •  26/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEPRO

Universidade Estadual do Maranhão

São Luis, 23 de Janeiro de 2021

Glaucia Rhana Pinto Silva Gomes – 201710426

Terceira Lista de Exercício de Gestão e Engenharia da Qualidade

1) Cada modelo de atividade envolve um processo de gestão para a qualidade com características próprias. Sendo assim, é desaconselhado aplicar na atividade pública a mera reprodução dos conceitos e princípios da qualidade aplicados ao setor privado. Desta forma, de acordo com o texto quais as diferenças existentes entre os setores público e privado?

R= Dentre as principais diferenças existentes entre os setores públicos e privados destacam-se algumas, como por exemplo, a finalidade principal das atividades de caráter privado é o lucro que lhe dá capacidade de sobrevivência em um ambiente de alta competitividade, por sua vez a principal finalidade das atividades publicas é prestar serviços a sociedade, outro ponto bastante destacado é que a preocupação em satisfazer o cliente no setor privado é  baseada no interesse, enquanto no setor publico está preocupação no poder publico tem que ser alicerçada no poder. O cliente atendido no setor privado, remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço recebido ou pelo produto adquirido, no setor publico o cliente atendido paga indiretamente pela via do imposto, sem qualquer simetria entre a quantidade e a qualidade do serviço recebido e o valor do tributo que recolhe. As politicas voltadas para a Qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade para obtenção, manutenção e expansão de mercado, enquanto no setor público, a meta é a busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível. E por fim, as diferenças contingências que estão submetidos os dois setores como, por exemplo: limites de autonomia estabelecidos pela legislação e o perfil da clientela.

2) De acordo com o texto, as ações da qualidade na administração pública se baseiam em quais atividades?

R= Implica em estabelecer um sistema eficaz de liderança, que garanta coesão e uniformidade às atividades da organização, a definição clara dos clientes, sendo esses diversos usuários dos serviços públicos, e dos resultados por eles esperados, o gerenciamento de informações por meio da geração de indicadores de desempenho, o planejamento e o acompanhamento das ações, a preocupação constante com o fazer certo o que é certo da primeira vez, envolvendo, estimulando e desenvolvendo. Todos os servidores dentro do compromisso de satisfazer usuário de poder público.

3) No Brasil, desde o início da década de 90, existem programas que buscam a evolução da qualidade na administração pública. Sendo assim, a partir de quando e em que programa o conceito da qualidade total foi transferido para o setor público?

R= No início dos anos 80, o conceito “qualidade total” foi transferido para o setor público no Programa Qualidade do Serviço Público.

4) As razões que explicam o crescimento da importância da qualidade no setor privado, não se aplicam ao setor público. De acordo com o texto, os fatores que levam à orientação da qualidade no setor público são a consciência da qualidade dos cidadãos e a expectativa dos servidores públicos em encontrar a autorrealização em seus trabalhos. Então, quais seriam as razões no setor privado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com