TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geometria Analítica

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Geometria analítica

Geometria analítica é um campo da matemática em que é possível representar elementos geométricos, como pontos, retas, triângulos, quadriláteros e circunferências, utilizando expressões algébricas. As expressões algébricas são derivadas da ideia de união de pontos que seguem determinado padrão. Pontos esses que são dispostos em um sistema de coordenadas proposto por René Descartes. A geometria analítica tem como principal objetivo descrever objetos geométricos utilizando um sistema de coordenadas.

Breve contexto histórico e Aplicação na Engenharia de Produção:

A Engenharia de produção começou dentro da engenharia mecânica assim teve forte expressão quando a máquina entrou na vida do homem, a máquina que Henry Ford apresentou ao mundo foi o carro, um Ford preto; até que então em 1956, Taiichi Ohno o engenheiro da companhia Toyota conseguiu perceber que esta produção em massa precisava de alguns ajustes, pois nessa produção tinha muito desperdício, processos que não agregavam valor, e assim tendo uma visão para adaptação para o seu pais, Japão.

Sendo assim tendo esta visão diferenciada, uma visão de otimização, e cheia de agregação de valores sendo que os fundamentos da Toyota são a perseguição e eliminação das perdas, principio também da Engenharia de Produção, onde a eliminação de perdas por uma analise detalhada na cadeia de valor, que as tornaram o diferencial a Toyota como marca e a Engenharia de Produção como ferramenta.

Visto que a Engenharia de Produção é muita baseada nos fundamentos matemáticos e seus derivados, onde a geometria atua fortemente conseguindo fornecer um ótimo embasamento. Segundo Shingo (1996,p.37); um processo é visualizado como fluxo de matérias no tempo e no espaço. Sabendo que toda a produção é baseada na importância dos processos e operações, percebe-se a forte atuação da geometria como base, pois é ela que ajuda a fornecer essa noção de espaço, quando é estudada dentro da mesma o plano cartesiano , que nada mais é do que conseguir ter uma visão de como um ponto ou uma reta é localizado no espaço e suas posições exatas, e assim ter uma visão dos processos, e como até mesmo melhorá-los.

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/definicao-geometria-analitica.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com