TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gerência de Riscos

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4
  • Como convencer a empresa a contratar teus serviços (ou acatar tua sugestão) para implantação de um sistema de gerenciamento riscos da saúde do trabalhador que vá além da mera montagem de documentos legais como PPRA, PGR, PPEOB, PCMAT?

O lucro é o objetivo do empresário, mais o Engenheiro de Segurança do Trabalho precisa orientar ao empregador de que este lucro não pode ser obtido a qualquer custo. O EST deve mostrar que a empresa não é só o quanto ela vende, mais também como aquele produto foi produzido e a forma que os trabalhadores chegaram ao inicio do expediente e como eles retornaram para suas casas ao fim do dia de trabalho.

O EST precisa apresentar para o empresário que a implantação de um sistema de gerenciamento de risco da saúde do trabalhador não pode ser encarada como curto mais sim deve ser visto como um investimento, pois esta implantação traz muitos benefícios para a sua empresa.

Mostrar ao empresário que a sua empresa pode ter aumento nos lucros e na produtividade com as reduções de faltas dos funcionários dos acidentes e afastamentos causados por estes acidentes e suas consequências como paradas na produção e processos trabalhistas, e que isso é conquistado com a implantação dos procedimentos de segurança e normas. Posteriormente a implantação das técnicas de análise de risco e do sistema de gerenciamento de risco e saúde do trabalhador, apresentar as comparações do ambiente atual com gerenciamento e o anterior sem o controle e os acidentes que provocavam prejuízos não só financeiros mais também no bem estar dos trabalhadores.

Para que uma empresa seja bem sucedida ela precisa produzir produtos com qualidade, por isso os setores de qualidade destas empresas possuem vários procedimentos e protocolos para que aquele produto que vai sair para o consumidor sai da melhor maneira possível, e que aquele consumidor fique satisfeito com a aquisição e possa recomendar para outras pessoas este produto. O EST precisa mostrar ao empresário que a segurança dos seus trabalhadores deve ser também tratada com tanto afinco quanto o setor da qualidade da empresa e além dos protocolos e documentações da segurança como PPRA, PGR, PPEOB, PCMAT que precisam ser seguidos à risca, pois se os protocolos que existem na qualidade não forem seguidos à risca os produtos não atingiram a qualidade esperada, o fato do não comprimento de um procedimento da segurança pode provocar perdas que vão muito além das matérias do setor da qualidade.

O EST tem uma missão muito importante na empresa o de fazer com que todos os funcionários vistam a camisa da segurança do trabalho, para isso ele deve ter um sistema de gestão de segurança e risco bem eficiente, promover eventos e palestra sobre a segurança do trabalho para que o funcionário coloque sempre um primeiro lugar a própria segurança e a do colega de profissão.

  • Você acredita que a EST tem potência para responder aos desafios colocados pela incerteza e vulnerabilidades dos processos produtivos quanto à saúde do trabalhador?

Sim eu acredito, desde que os profissionais da segurança do trabalho possam trabalhar, ou seja, que o empresário tenha consciência de que o EST quer é aplicar as melhorias para se conseguir um processo produtivo da forma segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com