TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Informação

Por:   •  14/11/2017  •  Exam  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Gestão da Informação -  Semana 01

Diante da revolução digital que hoje é apresentada, as informações são muito importantes para a sociedade, mas para terem significância precisam ser tratadas de forma sistemática e rigorosa. Para isso surge a gestão da informação.

A gestão de informações pode ser definida como um conjunto de abordagens, técnicas, métodos e ferramentas para gerenciar sistematicamente as informações de uma organização, que envolve os seguintes processos: coleta, seleção, avaliação, processamento, armazenamento e distribuição de informações.

Dentre as várias atribuições da gestão de informação pode-se observar a organização dos fluxos de informação; a seleção de dados estratégicos para os negócios da organização, o fomento a inovações tecnológicas com as novas informações, a análise de mercado, e tornar as informações acessíveis aos executivos para a tomada de decisão.

Hoje o gestor da informação pode atuar em diferentes tipos de organização, tendo um papel crítico e decisivo para o sucesso ou fracasso da organização. Atuando na inteligência de mercado e/ou inteligência de negócios, o gestor trabalha em sintonia aos profissionais de Sistema da Informação e de Tecnologia da Informação, sendo necessário ter uma capacidade analitica e um pensamento sistemático.

Dentro desse cenário tem se os dados, informação e conhecimento. Os dados são elementos brutos tais como números (10) e palavras (reais) sem significado. Já a informação, são os dados de forma organizada, de maneira que  gera significado exemplo: 10 Reais. Por fim, conhecimento é a informação interpretada por indivíduos, exemplo 10 Reais (essa informação tem valor pois representa uma expressão monetária).

[pic 1]

Fonte: Info Engineering - http://www.infogineering.net/wp-content/uploads/2009/08/model.jpg

Devido a relação de interdependência entre dados, informações e conhecimento, a Gestão da Informação ou o gestor de informações,  precisa verificar a validade e a confiabilidade da coleta dos dados, pois, se não forem confiáveis, as informações além de não terem valor podem contribuir negativamente para a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com