TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Ativos

Por:   •  13/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Referencial teórico        4

3.        Metodologia do trabalho        9

4.        Desenvolvimento        9

5.        Aplicação (Estudo de caso)        14

6.        Conclusão        14

  1. Introdução

O mundo empresarial sofre constantes mudanças e a cada era tais mudanças se transformam em ritmos mais acelerados, o que demanda das empresas uma rápida resposta as demandas emergentes requerendo ainda padrões altos de confiança, qualidade e excelência em tais respostas. A gestão de forma geral, tem trazido a cada dia novas formas de padronização de seus processos como medidas de aperfeiçoamento destes e garantia de resultados eficazes e eficientes, comumente essas medidas são traduzidas através das ISOs entre outras normas de padrões nacionais e ou internacionais.

Atualmente nos encontramos em processo de mutação mais uma vez, nos é introduzido novos conceitos referentes aos requisitos básicos para se manter dentro do mercado competitivamente e alguns conceitos passados já nem se mencionam mais, o que durante as eras passadas era sinônimo de diferencial, hoje se torna ultrapassado, o enfoque voltado ao feedback do que se foi solicitado já não é mais suficiente, é necessário se antecipar e prever e a resposta deve ser prevista com um espaço de tempo consideravelmente hábil. Erros, falhas ou correções já não podem ser mais admitidos, então como traduzir tudo isso dentro de uma organização de forma mais plausível?

Dentro do contexto mencionado surge então a Gestão de Ativos (GA) que traz em sua abordagem uma visão além da convencional com foco principal nos produtos e clientes, esta abordagem enfatiza agora a importância dos ativos dentro de uma empresa e como eles são potencialmente geradores de valor para o negócio. Além da mais tal visão foi aprimorada e transformada em padrões internacionais de gestão através das Normas ABNT NBR ISO 5500X atualmente aplicável no Brasil.

A Norma representa uma mudança considerável em termos de cultura organizacional e planejamento estratégico dentro das empresas que decidem aplica-la, porém, tais mudanças trazem resultados importantíssimos para uma organização que compete em altos padrões de exigências de mercado. As NBR ISO 5500X buscam padrões superáveis as da PAS-55 do BSI (British Standards Institution), até então, a única referência para as práticas de Gestão de Ativos “físicos”.

A abordagem do sistema de gestão para a Gestão de Ativos no contexto da ABNT NBR ISO 55001 traz os requisitos necessários para que a gestão da empresa favoreça os resultados da Gestão de Ativos, não somente os ativos físicos, mas todos aqueles que agregam valor para a organização (ITALO, et al., 2015).

A Gestão de Ativos é fundamentada em três fatores principais custos, desempenho e riscos. Para que a empresa obtenha valor através de seus ativos estes pontos devem ter uma medida de equilíbrio, pois de acordo com esta abordagem um ativo deve ser estudado e bem avaliado dentro de tais aspectos antes de se tomar qualquer decisão quanto a sua reposição, concerto entre outros.

E retomando a Gestão de Ativos e seu impacto nas estratégias organizacionais, eles serão desdobrados dentro das atividades financeiras, de operação manutenção e de gestão de riscos. E preciso que as estratégias organizacionais e da Gestão de Ativos andem harmonicamente para que se tenha o melhor proveito de suas boas práticas.    

  1. Referencial teórico

Para se compreender melhor o tema Gestão de Ativos, será discorrido segundo a norma e alguns autores os principais termos que a compreendem.

  1.  NBR ISO 5500X

As Normas ABNT NBR ISO 5500X, segundo o Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001 (2015), é um conjunto de 3 normas que são basicamente definidas de acordo com a figura 1 a seguir:

Figura 2 – Normas e Conteúdos

[pic 8]

Fonte: Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001

A ISSO 5500 discorre sobre a visão geral da norma em relação ao papel dos ativos dentro da organização e seu valor, os princípios que a norteiam e as terminologias adotadas. O conteúdo que a compõe aborda o papel da liderança, recursos e monitoramento, de forma geral, é o embasamento teórico do conjunto de normas da Gestão de Ativos.

A ISSO 55001 é mais voltada as imposições advindas de uma Gestão de Ativos, com isso ela informa quais requisitos base são essenciais para implementação dos sistemas de gestão dentro da organização. E considerado que se deve ter em seu conteúdo de forma bem definida a política de funcionamento do sistema de gestão, os padrões operacionais de utilização dos ativos e os métodos de análise crítica do sistema como um todo.

Por conseguinte, a ISSO 55002 norteia a aplicação das normas fornecendo um conjunto de diretrizes. Nessa norma se é abordado o planejamento, a avaliação e melhoria continua do sistema de Gestão de Ativos.

  1. Terminologias

  1. Ativo

O termo “ativo” vem sendo bastante utilizado. Segundo a PAS 55 – 1 (2008), é neste momento possível identificar cinco tipos de ativos, os físicos, os humanos, os de informação, os financeiros e os intangíveis.

Um ativo é uma “coisa, um item ou uma entidade que tem valor real ou potencial” (ISO55000, 2014).

E na abordagem da contabilidade básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração podendo ser considerado também a visão econômica e financeira, da qual entende que os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros, concluindo-se dessa forma um ativo pode ser considerado, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa (Perez e Famá, 2006). 

  1. Gestão de Ativos

“Segundo a norma, Gestão de Ativos é a atividade coordenada de uma organização para obter valor a partir dos ativos, o que envolve um equilíbrio entre custos, riscos e desempenho” (ISO55000, 2014). O que irá representar uma mudança cultural no planejamento estratégico das empresas que compreendem à visão dos ativos e do valor que estes são capazes de gerar ao negócio.

Segundo Catelli et al. (2013), a Gestão de Ativos é representada pelo tratamento dado aos ativos físicos, e como os dados deste tratamento serão usados para a tomada de decisões, priorização de investimentos, determinação de manutenção ideal dos ativos, a frequência de renovação, a reposição entre outras decisões de semelhante caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (535.3 Kb)   docx (692.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com