TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO –  MÓDULO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

ESTEFANIE PEREIRA SANTANA RA - 224512012

PORTFOLIO 1

Gestão de Custos de Materiais

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

ESTEFANIE PEREIRA SANTANA

PORTFOLIO 1

Gestão de Custos de Materiais

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Gestão de Custos de Materiais.

Prof. Walter

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

[pic 2]

Questões:

  1. O que é gasto?

R: Correspondem aos compromissos financeiros assumidos por uma empresa para aquisição de:

  • Recursos que serão assumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto;
  • Mercadorias para revenda;
  • Recursos para a realização de serviços;
  • Recursos a serem consumidos no ambiente da administração;
  • Recursos a serem consumidos no ambiente da administração;
  • Recursos a serem consumidos no ambiente comercial;

No entanto cada item citado são os gastos de uma empresa, assim sabendo atribuir os recursos de uma forma que a empresa enxerga a necessidade dos gastos, sejam administrativos, despesas ou sendo um investimento.

  1. O que é custo?

R: Quando você gera o produto a fim de tonar um bem, deve considerar as parcelas dos gastos, dito os custos na realização da produção do produto ou serviços.

  1. O que é despesa?

R: É tudo que gere receita, são os gastos consumidos para administrar a empresa e realizar as vendas, para que você tenha a base do quanto foram às despesas, tanto na parte administrativa como a de vendas. MEGLIORINI (2012).

  1. O que é investimento?

R: Investimento é uma aplicação que você faz para um tipo de recurso, esperando ter o retorno futuro, seja investido em imóveis, onde é mais conhecido, pois, a maioria das pessoas investe seu dinheiro em casas, carros, pois além de trazer os benefícios é um bem que você vai ter por muitos anos, porém corresponde aos gastos que terá ao longo do tempo. Este conceito está relacionado também à compra de máquinas e equipamentos, seja na parte de despesas de manutenção ou instalações. Entretanto referi se a aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos, a aquisição de máquinas ou veículos, ou até mesmo ações de outras empresas. MEGLIORINI (2012). Enfim investir em um bem, é saber aplicar da melhor forma, para que te traga as vantagens que precise, seje lucro, ou benéficio.

  1. Quando uma empresa gasta com marketing ela incorre em custos?

R: É despesa relacionada a vendas, considerando que as despesas são esforços para gerar a receita e administrar a empresa.

  1.  Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R: Custo. Todos os gastos ocorridos na divisão de fabricados são classificados de custo. Os custos são apropriados aos produtos é preciso estabelecer critérios para isso. Separando em custos diretos e indiretos. Sendo como custo direto são custos apropriado ao produto conforme consumo.

  1. Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.
     R: Investimento. A aquisição de uma máquina é um investimento registrado na respectiva conta do ativo permanente e, pela depreciação, teremos um custo ou uma despesa, dependendo do departamento (fabril, administrativo ou comercial) em que essa máquina for utilizada.

  1. A depreciação é um custo ou uma despesa?
    R: Custo.Todos os gastos ocorridos na divisão de fábrica são classificados como custos. E, como os custos são apropriados aos produtos, há que se estabelecer critérios para isso. A separação desses custos em diretos e indiretos vai ao encontro dessa necessidade.

Os custos nas empresas, industriais, correspondem aos gastos relativos á fabricação dos produtos, ao passo que as despesas se referem aos gastos relacionados á administração da empresa e a geração de receita” (MEGLIORINI, 2012, p. 5).

  1. O que é objeto de custeio?
    R: Pode ser uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto, um departamento etc. Por exemplo: se o objetivo é conhecer a margem de contribuição, deve-se utilizar o custeio variável; se é atender aos usuários externos, deve-se utilizar o custeio por absorção; se é rastrear os custos, identificando fontes de desperdícios e a realização de atividades desnecessárias, deve-se optar pelo custeio ABC. MEGLIORINI (2012).

  1.  O que são métodos de custeio?

R: Os métodos de custeio determinam a forma de valoração dos objetos de custeio. Tem a função de determinar o modo como serão atribuidos os custos aos produtos existem, diferentes tipos de custeio, que são adotados de acordo com os objetivos visados pela empresa: custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. MEGLIORINI (2012).

  1.  Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.

R: Tradicionais: São os que tem como foco principal apuração dos custos dos produtos, considerando que estes sejam geradores de custos
Contemporâneos: Scom novas abordagens de gestão de custos tem sido elaborados para aplicações especificas como exemplo custeio ABC. MEGLIORINI (2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com