TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Da Qualidade

Ensaios: Custos Da Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2012  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS IMPERATRIZ-MARANHÃO

CURSO TÉCNICO CELULOSE E PAPEL

EDNO DO PATROCÍNIO NASCIMENTO

JOÃO DUARTE COSTA

KALIANDRA COSTA RIBEIRO

MYCHELY CAMPOS ARAÚJO

SHIRLLANY GOMES FEITOSA

CUSTOS DA QUALIDADE

EDNO DO PATROCÍNIO NASCIMENTO

JOÃO DUARTE COSTA

KALIANDRA COSTA RIBEIRO

MYCHELY CAMPOS ARAÚJO

SHIRLLANY GOMES FEITOSA

CUSTOS DA QUALIDADE

Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Qualidade, da turma “F” do curso Técnico Celulose e Papel, sob orientação da professora Ozenir, para obtenção de nota parcial.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................... 3

2 CUSTOS DA QUALIDADE ...................................................... 4

3 CUSTOS DE PREVENÇÃO ...................................................... 5

4 CUSTOS DE AVALIAÇÃO ...................................................... 5

5 CUSTOS DE FALHA INTERNA ...................................................... 6

6 CUSTOS DE FALHA EXTERNA ...................................................... 7

7 CONCLUSÃO ...................................................... 8

REFERÊNCIAS ...................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

Diante do crescimento da concorrência, conseqüência de um mercado globalizado, além de um novo perfil de consumidores cada vez mais exigente, as organizações atuais se deparam com um paradigma de produção e a prestação de serviços com a mais alta qualidade. Sendo assim, faz-se necessário que as empresas monitorem e meçam qual o valor desembolsado pela obtenção da qualidade.

Os custos da qualidade surgiram como uma ferramenta de controle financeiro para a gerência e como auxílio na identificação de oportunidades de redução dos custos da qualidade. Os mesmos estão associados a produzir, identificar, evitar ou reparar produtos que não correspondem às especificações.

De acordo com a American Society for Quality Control (ASQC) citado por Mattos e Toledo (1998), custos da qualidade consistem na medida dos custos especificamente associados ao sucesso e ao fracasso no processo de obtenção da qualidade, sendo representado pelo somatório dos custos de suas quatro categorias: custo de prevenção, custos de avaliação, custos de falha interna e custos de falha externa.

Em muitas organizações, no entanto, os custos da qualidade são maiores do que o necessário, e a gerência deveria fazer esforços continuados para avaliar, analisar e reduzir esses custos. As analises do custo da qualidade tem como seu principal objetivo a redução do custo através da identificação de oportunidades de melhoria. Isto é feito, freqüentemente, com a análise de pareto que consiste na identificação dos custos da qualidade por categoria, ou por produto, ou por tipo de defeito ou não-conformidade.

Uma razão final para o fracasso do programa de custo da qualidade é que a gerência, em geral, subestima a profundidade e extensão do comprometimento que deve haver com a prevenção.

2 CUSTOS DA QUALIDADE

Ainda há no mercado empresas que achem que o controle dos custos da qualidade, ao invés de gerar investimento, gera custo. Para a implantação de sistemas de controle do custo da qualidade, é natural que as empresas venham a sofrer com um aumento passageiro de custos, mas terá retorno garantido com a implantação do sistema, desde que faça uso dos recursos disponíveis para ao sucesso do trabalho.

No início da utilização de formas para diminuir os custos da qualidade, apenas os custos evitáveis eram controlados, aqueles que visivelmente eram possíveis de ser alterados. Posteriormente adotou-se uma forma de reunir todos os custos necessários para obter a qualidade desejada e os custos de falhas internas e externas. Por último, o custo da qualidade deixou de envolver somente a mão de obra e passou a ser utilizado em todas as áreas da empresa.

As categorias de custos da qualidade são divididas em:

Conforme o quadro apresentado, os custos são divididos em custos de prevenção e de avaliação, que tratam de ocorrências de não conformidades e compreende gastos com qualidade para evitar produtos insatisfatórios.

Os custos de falhas no controle,são divididos em custos de falhas internas e falhas externas, entendidos como a qualidade insatisfatória dentro da manufatura e retrabalho e falhas provenientes do produto e reclamações do cliente, respectivamente.

Desde o início da utilização dos conceitos de custos da qualidade, a medição e controle destes custos tornaram-se elementos fundamentais nas empresas que o utilizam, chegando a importância equivalente aos custos operacionais. Como mencionado anteriormente, o custo da qualidade ultrapassou os limites da manufatura e hoje são contabilizados em todas as áreas das empresas.

3 CUSTOS DE PREVENÇÃO

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com