TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estoque

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

TÉCNICO DE LOGÍSTICA

CAMPUS ARAPIRACA

GIRLANE DA SILVA LIMA

GESTÃO DE ESTOQUES

ARAPIRACA/AL

2021

GIRLANE DA SILVA LIMA

GESTÃO DE ESTOQUES

Relatório apresentado à disciplina de Gestão de Cadeia de Suprimentos do curso Técnico de Logística do Instituto Federal de Alagoas como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina.

Prof.: Marcelo Diniz

ARAPIRACA/AL

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. DESENVOLVIMENTO        04
  3. CONCLUSÕES..................................................................................................12

  1. Introdução Teórica

Nos próximos parágrafos será falado sobre a temática escolhida, de forma geral e direta, os aspectos principais e a importância para logística, e nos últimos serão falados sobre as oportunidades do mesmo na redução de custos, e oportunidades de negócios, emprego, na região nordeste, Alagoas e perto de Alagoas, e também o perfil do profissional que atua nessa área, a remuneração e conhecimento exigido.

  1. Noções Gerais e Aspectos Principais

Estoque pode-se dizer que é o bem mais precioso que uma empresa pode ter, o lucro depende do estoque, a venda depende do estoque, a manutenção. E para que tudo isso ocorra de maneira positiva para a empresa é necessário que tenha uma gestão de estoques, que seria lidar com os estoques dos produtos, sejam eles matéria-prima, produto acabado ou insumos. Com a gestão de estoques a empresa possui uma segurança maior de tudo, de que seu estoque está em constante rotação, que não vai ter perdas, qual a demanda da empresa de acordo com o produto ofertado e clientes.

Ter um depósito cheio de mercadorias não é vantajoso, muitas daquelas mercadorias se perdem, sejam por validade ou armazenamento inválido, a gestão de estoques é a chave como solução de todos esses problemas, e com isso obter um sucesso maior das empresas. Garante que não faltará estoques para distintas demandas de clientes, assim sempre que um cliente novo ou antigo solicitar um produto, tal será fornecido.

Referente a entrada e saída de produtos, esse ponto oscila muito dentro de uma empresa e depende do período do ano, e para isso necessita de uma gestão de estoques, e que a empresa possua um estoque de segurança, para evitar que o nome da empresa no mercado seja afetado. E, além disso, se a empresa tiver um grande estoque de acordo com as saídas, pode até efetuar a venda de grandes quantidades, e isso pode ser uma ótima oportunidade de negócio.

Algumas ferramentas usadas dentro da gestão de estoque seria Método do custo específico ou do preço específico, para estimar o valor total e preço único de item do estoque, Curva ABC, controlar itens mais significativos em preços, validades ou outra especificação, PEPS, primeiros a entrar primeiros a sair evitando que produtos passem da data de vencimento, UEPS, o primeiro a entrar é o primeiro a sair, os produtos que chegaram recentemente no estoque serão os que irão ser vendido primeiro, entre outros.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  Importância para logística

Primeiro vamos destacar o que seria logística para fazer posterirormente à ligação entre ambas, logística está se tornando nesses últimos anos, principalmente durante o período pandêmico, uma atividade que podemos considerar desafio e solução do problema, referindo ao balanceamento que a gestão de estoques faz a logística também, pois as duas buscam entregar no prazo, atender as necessidades dos clientes, que geralmente são diferenciadas, repor estoques, ou produção imediata.

Digamos que ambas as ferramentas estão ligadas, buscando a lucratividade do negocio, com práticas que minimizam as perdas, sem ser preciso grandes estoques e sim estoques que comportem as demandas, a logística é também isso, minimizar as perdas, e maximizar os lucros. Sem contar que cerca de 30 a 40% dos custos totais é absorvido como composto logístico, isso se pode dizer que é todo o capital da empresa, logo e também todo o estoque nela inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com