TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Utilidades

Por:   •  23/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 9

Gestão das Utilidades

- Generalidades:

         As utilidades referem a todos os equipamentos que fornecem energia elétrica, água, ar comprimido, óleo, vapor, oxigênio etc. Os seguimentos podem ser conhecidos como:

  • Subestação, barramentos para fornecimentos de energia elétrica;
  • Compressores, vasos de pressão, secadores de ar comprimido e tubulação;
  • Grupos geradores;
  • Centrais de fornecimento de ar condicionado central ou de paredes;
  • Bombas para deslocamento e fornecimento de água ou óleo;
  • Sistemas de exaustores;
  • Centrais de soldagem (redes e centrais de gás);
  • Centrais de elevação e pontes rolantes;
  • Centrais de combate a incêndio.

As utilidades especificas são em relação ao segmento das empresas de:

  • Indústrias metalúrgicas ou metal mecânico: torres de resfriamento, sistemas a gás natural, centrais de óleo lubrificantes etc.;
  • Indústrias químicas: centrais de exaustores, de filtragem, estações de tratamento de fluentes (ETE) etc.;
  • Siderúrgicas: utilidades em função dos altos fornos ect.;
  • Supermercados; rede de TI para alimentação caixas eletrônicos, fancoils etc.;
  • Hospitais: caldeiras, boilers, centrais de fornecimento de oxigênio etc.;
  •  Shopping centers: grandes sistemas para fornecimento de ar condicionado: aparelhos centrais e chillers, francoils etc.

Também consideramos como utilidades as atividades as atividades aos elementos que fazem parte da manutenção predial, que incluem:

  • Instalação ou reforma de pisos e corredores de acesso;
  • Reforma e pintura de paredes em alvenaria;
  • Instalação ou conserto de escritório;
  • Manutenção dos moveis de escritório;
  • Reforma de telhados, fornos e demais estruturas;
  • Instalação de tubulação em aço galvanizados, em cobre, PVC.
  • Instalações diversas em postos de trabalho administrativos ou de produção: rede, telefonia, eletricidade, água.

Algumas empresas adotam um grupo de mantenedores com habilidades especificas para atuar em maquinas operatrizes e outros em utilidades, os que normalmente eles tendem a gerar discuções entrem os lideres, sobre qual atividade é mais importante. A manutenção é um departamento único, portanto suas equipes devem trabalhar em regime de cooperação e harmonia para evitar contratempos ou sem contar as situações que uma equipe está com muito serviço e por não existir o entrosamento acabam não se ajudando.

- Gestão de utilidades – Executadas por Empresas Terceirizadas

        Com o advento da terceirização muitas indústrias no Brasil migram para o serviço terceirizado, por considerarem mais rentável. Significa passar as responsabilidades aos terceirizados com profissionais especializados e recursos mais eficientes o tornaria de alto custo internamente.

O Engenheiro de manutenção deve executar os mesmos registros de analise usados para maquinas e equipamentos com o setor das utilidades, onde deve ser feito um monitoramento eficiente e informatizado, verificando situação atual das facilidades, como conservação, nível de manutenção, preventiva aplicada ou não, com as verificações da qualidade dos consertos corretivos. Verificando as informações existentes em catálogos que contem espeficações de operação e manutenção. Todos ativos tem um responsável direto pelo manuseio e controles, que são denominados operadores, eles não terá as mesmas competências de um mantenedor, mais uma tarefa importe dos operadores é informar é auxiliar os mantenedores em consertos, repassando informações importantes como ruídos, aquecimento, anormalidades intermitentes, entre outras. Exemplos clássicos de operadores são os das centrais de caldeiras a vapor ou de água quente, compressores, ar condicionado que devem ser monitorados diariamente.

É importante fazer uma pesquisa de viabilidade e analise para comparar se é mais interessante ter um profissional para atuar na área de Utilidades ou contratação de uma empresa para execução dos serviços, nestes casos é necessário:

  • Montar uma equipe interna para analise técnica, contendo, no mínimo, pessoas atuantes já ha algum tempo na empresa, determinações e orientações do fabricante;
  • Obter orientação com as áreas administrativas (contábeis ou denominadas controladoria) para analisar e comprar os custos desta contratação.

Após levantamento feito elabore um relatório com todas as informações e apresente às propostas e as demais opções a chefia ou gestor de seu departamento, é importante estar certificado de que tudo está correto, converse e questione as pessoas envolvidas para que seja tomada a decisão certa e que também opinem para que depois se algo sair errado poucos atreverão a criticá-lo e irão dar um jeito de ajudar. Outra coisa importante é ter sempre aquele chamado “plano b”, pois devemos sempre apresentar outras soluções para que também as pessoas envolvidas possam avaliar juntas e decidir a melhor opção.

Após decido pela contratação vem à etapa de contratos, sempre avalie bem as opções das empresas candidatas, durante as analise relacione e registre as especificações técnicas do fabricante da Utilidade e compare com o serviço apresentado, você terá uma idéia da qualificação da empresa. É importante solicitar informações sobre outras organizações para quais ela trabalha e a situação financeira em que está empresa se apresenta. O processo de contratação de uma empresa terceirizado para este tipo de trabalho e bem longo, pois não devemos apenas ligar para o terceiro e entregar o setor antes que se tenham dados concretos e confiáveis. Execute a avaliações co freqüência mensal e faça reuniões com o principal responsável pela contratada para os ajustes e melhorias a partir dessas avaliações. Use sempre o bom senso nas negociações e procure manter uma relação cordial com as empresas. O processo de assinatura geralmente é bem demorado, pois pode haver cláusulas que não são atendidas de imediato, é importante deixar está parte burocrática ao setor jurídico, atue sempre de forma moderada tentando entender e auxiliar ambos para que cheguem ao acordo. Um contrato é um documento formal e pode ate levar a justiça, caso ambas das partes não cumpra alguma cláusula contratual. Durante este período procure manter sua ética pessoal e profissional, evidentemente é sabido que as relações profissionais passam um pouco do limite e o engenheiro de Manutenção acaba por ter uma amizade com os membros da contratada, pois à medida que começam a compartilhar problemas e sucesso, é natural que haja uma sintonia, portanto aceitar brindes nos finais de ano já se tornou que de praxe, e não como uma forma de suborno. As relações interpessoais fazem parte do nosso dia a dia, portanto um documento jamais vai substituir uma boa negociação ou um acerto conhecido como “acordo de cavalheiros”. Se por ventura não houver possibilidade de se chegar a um acordo, a opção é acionar o judiciário, lembrado que muita coisa pode ser feita ate chegar a este ponto, pois ambas as partes acabaram prejudicados. Então para que isso não acontece, mantenha controle sobre os contratos e se algo não estiver bem atue rapidamente e não deixe os problemas aumentarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (237.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com