TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDROLOGIA

Por:   •  28/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Paulista

HIDROLOGIA

São Paulo

2018

Universidade Paulista

Hidrologia

Monografia apresentada á disciplina Hidráulica e Hidrologia, do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Paulista, sob orientação do Prof. Aldo, como exigência para prosseguir na graduação.

        

São Paulo

2018

RESUMO

A água é um recurso natural indispensável para sobrevivência do homem e demais seres vivos no planeta. Uma Substancia fundamental para os ecossistemas da natureza. Infelizmente, este recurso natural encontra-se cada vez mais limitado e esta sendo exaurido pelas ações impactantes nas bacias hidrográficas. Precisamos evitar isso, e com isso, entender mais sobre os estudos das águas (Hidrologia). Buscando poder atingir o resultado previsto, podendo no final entender desde escoamento  á aqüíferos. Somos gestores, mas não só de pessoas, e sim de tudo que vier a nos agregar em nosso segmento. Como uma boa gestão da água, podermos perceber o quanto ela é predominante e valiosa.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O Brasil, em 2014, passou a viver os primeiros grandes focos daquilo que pode ser a maior crise hídrica de sua historia. Por conseqüência de uma má gestão de recursos naturais.

Sabemos que cabe aos governos estaduais a missão de gerir e administrar a captação e distribuição de água, segundo a Constituição Federal de 1988. Mas vimos que eles não foram capazes de não termos que passar pela tal crise hídrica. Aonde eu quero chegar é,  falta de conhecimento hidrológico esta em falta até perante aos nosso governantes. Nós, como engenheiros em formação, precisamos, necessitamos por um conhecimento de causa. Temos que saber desde o escoamento do volume de  água de cotas maiores, até as cotas menores da topografia, assim podendo saber como vamos distribuir certar seções, aonde a água poderá ser destinada ao um ponto de fuga. Podendo assim ser armazenada ( reservatórios ),  para futuramente ser usada ao nosso bem.

Sendo Hidrologia a ciência que trata da água na Terra, suas ocorrências, circulações,  distribuição, até mesmo suas propriedades físicas e químicas, como Engenheiros, devemos saber o maximo possível.

Infiltrações e escoamento em meios não-saturados, que está relacionada a observação e previsão da infiltração e escoamento da água no solo. Produção e transporte de sedimentos, que trata de quantificação da erosão do solo. Podemos ver que uma má gestão hidrológica, ira afetar os solos, e com isso não teremos uma boa base para aplicar ao nossos projetos.

O corpo do trabalho se baseia em temas, aonde nesses temas irá ser aplicado formulas tanto para calcular o tempo de concentração, a vazão nas seções, perda de volume durante o escoamento pelas precipitações, até mesmo evaporação durante a seções.  Separado em partes, podendo assim aproveitar cada segmento da nossa pesquisa. Vamos aprimorar nosso olhar como Engenheiro, e olhar essa pesquisa com relevância ao nosso segmento, mas conseguintemente iremos ter uma perspectiva até mesmo distinta da engenharia, e esse vai ser o diferencial.

ESCOAMENTO SUPERFICAL

Umas das fases mais relevantes em importancia para o engenheiro e a do escoamento superficial. Essa é a fase que trata da ocorrencia e transporte da agua na superficie terrestre. A maioria dos estudos hidrológicos esta relacionada ao aproveitamento da agua através do escoamento superficial, e a proteção copntra os fenomenos provocados pelo seu deslocamento.

É de extrema importancia o estudo Hidrologico do local aonde será aplicadatal projeto. O Engenheiro antes de dar aplicação ao projeto, deverá analisar em que cota da topografia o terrreno está. Aonde um estudo bem desenvolvido previne uma grande concentração de agua em um determinado ponto. Com isso podendo calcular aonde poderiamos acoplar pontos de escoamentos, ou até mesmo fontos de capacitação desta agua.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO ESCOAMENTO SUPERFICIAL

Os fatores podem ser de natureza climatica, relacionadas á precipitação ou de natureza fisiográfica  ligado as caracteristicas fisicas.

Entre os fatores climáticos, os que mais de destacam-se e a intensidade e a duração da precipitação, pois quanto maior sua intensidade, mais rapido o solo atinge a sua capacidade de infiltração provocando um excesso de precipitação que  escoara superficialmente. Como a duração é diretamente ligada a intensidade, que estão diretamente ligadas ao escoamento, porque quanto maior a duração de chuva, maior será a oportunidade de escoamento.

Dentre os fatores fisiográficos (È o clima, relevo, hidrografia, solos e vegetação), os mais importantes são a área a permeabilidade e a capacidade de infiltração, e a topografia da bacia.

A influencia da área é clara, pois suas extensões está relacionado a maior ou menor quantidade de agua que ela pode capacitar.

A permeabilidade do solo influi diretamente na capacidade de infiltração, ou seja, quanto maior for a perda de agua no decorrer do escoamento pelo solo, diminui assim a ocorrencia de excesso de precipitação.

GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL

VAZÃO (Q)

A vazão, ou volume escoado por unidade de tempo, é a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Expresso normalmente em m³/ s ou até mesmo em litros por segundo (L/ s)

VAZÃO MÉDIA DIARIA.

É a media aritmética das vazões ocorridas durante o dia (quando se dispõe do aparelho registrados), o mais comum é a media das vazões das 7 ás 17 hora (horas de leitura do nível da água).

VAZÕES ESPECIFICA

Vazão pór unidade de área da bacia hidrográfica: m³.s^-1.Km^-2, L.s^-1.Km^-2, L.s^-1 ha^-1. É        

uma forma bem potente de expressar a capacidade de uma bacia em produzir escoamento superficial e serve com elemento comparativo entre bacias . è comum ter-se como dados que caracterizam uma, vazões maximas médias, minimas Q 7-10 Q 95%, em intervalos de tempo tais como hora, dia mês e ano.

COEFICIENTE DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL

Coenficiente de escoamento superficial, ou escoamento Runoff, ou coeficiente deflúvio, representa a relação entre o volume que escoa sobre a superfície do terreno é o volume precipitado.  È expresso pela equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com