TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Hidrologia

Trabalho Universitário: Resumo De Hidrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 4

Hidrologia – é a ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra.

Hidrologia na Eng. Civil – tem importância no controle das bacias hidrográficas, drenagem urbana e rebaixamento do lençol freático.

Drenagem

Bacia de Detenção – são aquelas que permanecem secas na maior parte do tempo, recebendo aporte de águas apenas nos dias de chuva.

Bacia de Retenção – são aquelas que mantêm uma lâmina de água permanente, funcionando como uma espécie de lago.

Ciclo Hidrológico – fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre.

Bacia Hidrográfica - é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e rios menores que desaguam em rios maiores (afluentes). A formação da bacia é feita através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.

Balanço Hídrico - é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo.

Precipitação - qualquer tipo de fenómeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo.

Chuvas

Coalescência - quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores.

Pluviosidade – medição da precipitação.

Chuvas Frontais - são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida). Por ser mais pesado, o ar frio faz o ar quente subir na atmosfera. Com a subida da massa de ar quente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a precipitação.

Chuvas de Convecção - são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão.

Chuvas Orográficas - ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar. Esse tipo de precipitação pode estar associada a presença do efeito Föhn, que condiciona a existência de áreas mais secas a sotavento dessas barreiras.

Formação das Precipitações – a água que está suspensa na nuvem, vai tomando forma e aumentado seu volume, onde crescem e chegam a um valor que superam as forças que a estão deixando em suspensão.

Escoamento Superficial - O escoamento superficial tem origem, fundamentalmente, nas precipitações. Ao chegar ao solo, parte da água se infiltra, parte é retirada pelas depressões do terreno e parte se escoa pela superfície.

Fatores que influenciam o escoamento superficial - Intensidade da chuva, Duração da chuva, Chuva antecedente, Área da bacia, Permeabilidade do solo, Topografia.

Hidrograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com