TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO FÍSICO DE ENERGIA

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A HISTORIA DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO FÍSICO DE ENERGIA COMO SUBSÍDIO PARA O SEU ENSINO E APRENDIZAGEM  - PARTE II.

O artigo de Luciano Carvalhais Gomes, tem como objetivo a compreensão sobre a física, energia, as maquinas e a mecânica no qual tem a contribuição de alguns filósofos.

Julius Robert Von Mayer (1814-1878) foi um medico que tinha muita vontade de conhecer a índia no qual foi a viagem por meio de um navio holandês que ali presente começou a observar a força do navio e seus movimentos que o fez dizer ‘Todos os fenômenos baseiam-se no fato de que a matéria, corpos e suas relações uns com os outros estão sujeitos a mudanças’. Neste sentido podemos entender que Mayer não concorda com o termo de ‘força’ dos outros filósofos e assim faz com que Mayer começa em busca de resultados envolvendo a força, sendo feito experiências até chegar ao resultado esperado. A pesar de suas ideias brilhantes os seus contemporâneos não deram muita importância ás suas teorias por considerarem que seu trabalho tinha um forte componente a metafisica.

James Prescott Joule (1818-1889) nascido na Inglaterra, tinha uma saúde frágil por ter um problema na espinha, no qual não frequentou a escola pois sua educação foi assegurada por tutores.

O ensino cientifico, entre 1834 e 1837, coube a John Dalton (1766-1844) famoso pelo seu trabalho sobre a teoria atômica.

‘A influencia de Dalton explica as diferenças essenciais entre Joule e Mayer no qual diz a respeito a interpretação do calor. Enquanto este ultimo não especulou sobre a natureza do calor, disso não sentindo necessidade, Joule vai interpretar o calor sensível como as vias viva dos átomos, numa altura em que os átomos ainda não existiam no campo da filosofia natural’. Podemos dizer que Joule não teve uma educação universitária mas foi um cientista amador assim como Mayer.

Joule assumiu a cervejaria do pai e em suas horas vagas fazia experimentos de química e física em seu laboratório particular entre o contexto de ‘ euforia elétrica’ ele se interessou pela melhoria e eficiência do motor elétrico o que pode ser explicado pela ligação de sua família com a indústria. O próprio começou suas experiências com o objetivo do melhoramento dos motores devido ao calor, o qual apresenta ideias em seu artigo que não despertou interesse dos outros cientistas. No entanto muda sua busca e se refere agora sobre os movimentos mais ainda com o objetivo sobre os aspectos da mecânica.

Kelvin engenheiro Francês que ao refletir sobre quais circunstancias o fluxo de um corpo quente para um corpo frio, deu  origem ao máximo rendimento possivel nas maquinas, que o fez fazer uma comparação com a potencia desenvolvida em uma roda hidráulica.

Contudo isso entra em contradição com a crença de Joule de que a quantidade de trabalho gerado em um motor térmico corresponde a uma quantidade de calor consumido proporcional ao efeito mecânico produzido, o qual gerou discordância de Kelvin ao trabalho de Joule que  nesse mesmo artigo utiliza o termo dissipação de energia.

Portanto podemos dizer que existi uma relação histórica entre o conceito físico e o conceito do calor no qual teve suas controvércias mas não parou. Joule e Mayer foram criticados mas entre tudo teve pessoas  que  acreditou-se nas suas teorias. De fato foram experimentos inteligentes que se resultou em teorias que para alguns foram bons experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com