TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História E Conceitos De Transpotes

Artigo: História E Conceitos De Transpotes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÂO

Sabe-se que ao longo do desenvolvimento da humanidade o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar diversos produtos onde as necessidades existem, facilitando a vidas das pessoas e propiciando maior conforto a sociedade. Este serviço desenvolveu-se sendo necessário adequar-se às diversas exigências do mercado e passou a ter o prazo de entrega e os custos do transporte como fatores considerados de maior importância para o tomador dos serviços.

O transporte é uma das principais funções logísticas, além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, como também, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente.

O transporte é considerado instrumento fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho contará um breve histórico sobre os transportes, demostrando como eram na antiguidade passando pelo processo de desenvolvimento, até chegar os dias de hoje com o surgimento e desenvolvimento da tecnologia. Tem também por objetivo de conceituar transporte e nos ensinar a melhor maneira de escolha de um determinado modal para a função de transportação de um produto de acordo o seu valor agregado e seu tempo de duração na transportação.

Ele existe também para nos explicar de forma clara como o transporte é utilizada na Logística, na transportação e acomodação dos estoques, no serviço de atendimento ao cliente e consumidor final, os modais de transportes e a importância do transporte na cadeia Logística.

A HISTÓRIA DOS TRANSPORTES

Desde os primórdios até os tempos atuais, o homem constantemente cria instrumentos que atendem a sua necessidade de sobrevivência, bem-estar e de conforto: habitação, indumentária, adornos, móveis, instrumentos, formas de comunicação a distancia e armas, bem como o transporte.

Os meios de transporte sejam eles terrestres aquáticos ou aéreos, são utilizados para levar bens ou indivíduos de um lugar para outro. O primeiro tipo de transporte terrestre utilizado pelo homem parece ser sido o trenó. Os primeiros vestígios apareceram na Finlândia (Europa).

Dividiremos a história dos transportes, começando pelo terrestre, dando início nas planícies do oriente, com a domesticação dos animais, por volta de 4.000 a.C.. Neste período o homem percebeu que poderia usar a força animal para sua locomoção e o transporte de carga. Com a invenção da roda na Mesopotâmia, antes de 3.000 a.C., esta foi aplicada em carros tracionados por animais de grande porte. Com seu aperfeiçoamento, a roda permitia melhor locomoção do homem e os antigos caminhos eram transformados em verdadeiras estradas, para permitir acesso mais rápido entre cidades que iam surgindo. Dos povos antigos, pelo menos dois realmente construíram estradas, procurando unir todo o seu império: os persas e os romanos.

Em Roma foram criados os primeiros elementos básicos do sistema viário, surgiu assim o trânsito e seus problemas, solucionados pela criação de sinalizações, marcos quilométricos, indicadores de sentido e as primeiras regulamentações de tráfego.

Na idade média, conforme os estados nacionais iam se formando e o comércio se desenvolvendo, diligências e carroças percorriam quase toda a Europa e possuir boas estradas tornou-se uma necessidade para todos os países. Com o fim da "Guerra dos Cem Anos” (que na verdade duraram 116 anos), entre a Inglaterra e a França, o movimento aumentou nas estradas e foi criado o primeiro mapa de caminhos.

O grande avanço nos transportes foi desenvolvido pelo padre jesuíta belga, Ferdinand Verbiest, que teria um dos precursores do trem, ao idealizar em 1681 uma máquina autopropulsora a vapor, em Pequim. Até o fim do séc. XIX, as estradas que mais se desenvolveram foram às estradas de ferro, porque não existiam automóveis e caminhões e o transporte ferroviário eram muito mais cômodos e barato.

O primeiro metrô, ou trem metropolitano, apareceu no ano de 1863, em Londres, para diminuir o tráfego pelas ruas, era praticamente um trem, só que andava por baixo da terra, em túneis. O de Londres, quando foi inaugurado, não passava de alguns vagões iluminados a gás, rebocados por uma locomotiva a vapor. O túnel ficava cheio de fumaça.

Os trens hoje ainda são os principais meios de transportes na Europa, Ásia e África.

O primeiro sistema organizado de transportes públicos pode ter tido origem em Nantes, França, em 1826, quando um ex-oficial do exército francês tinha construído banhos públicos na periferia da cidade e organizou uma ligação entre o centro da cidade e as suas instalações. Logo descobriu que os passageiros estavam tão interessados em sair em pontos intermédios como em freqüentar os seus banhos, ele mudou de estratégia. O seu voiture ônibus (viatura para todos) combinava as funções das carroças hackney com as das diligências que percorriam uma rota predeterminada, transportando passageiros e correio.

Logo após, as carroças foram substituídos por bondes puxados por cavalos ou burros sobre trilhos e posteriormente por trolleyes elétricos, construídos primeiramente nos Estados Unidos. Os bondes também eram chamados "elétricos". Em grandes cidades como Basiléia, Zurique, Lisboa, Porto, Rio de Janeiro e Santos, os bondes fazem um percurso tipicamente, mas não obrigatoriamente turístico. Com a saída dos bondes elétricos, chegaram os ônibus elétricos, que ainda encontramos na cidade de São Paulo, mas por ser mais economicamente viável o ônibus urbano a combustão impera nas cidades.

Em regiões em desenvolvimento como na América do Sul, Ásia e África, para longas distâncias os ônibus atuam como uma forma mais econômica e viável para viajar, porém o tempo decorrido e os péssimos estados de conservação das rodovias comprometendo as viagens tornado-as inseguras e desconfortáveis.

Nas décadas 50 e 60, o Presidente Juscelino Kubitschek adotou o modelo de desenvolvimento em seu governo sob o lema do Ex-Presidente Washington Luis (1926/1930), que dizia: “Governar é Construir Estradas”, construindo novas estradas como a Belém Brasília. Com o regime militar, faraônicas obras foram criadas, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com