TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Criação do Sus

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE UNINILTON LINS

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA, SANEAMENTO E SAÚDE

A HISTÓRIA DE CRIAÇÃO DO SUS E O QUESTIONAMENTO

MANAUS

2016

ADA BARROSO DE BRITO- 14000342

ANDRÉ CORREA DE SOUZA- 14009291

DUARTE RAMOS RABELO- 14008663

EDIVANIA DE MENDONÇA ALVES- 14009525

REGIANE LOPES PANTOJA- 14009988

A HISTÓRIA DE CRIAÇÃO DO SUS E O QUESTIONAMENTO

[pic 1]

MANAUS

2016

INTRODUÇÃO

                Este trabalho destaca a história da construção do SUS no Brasil -Um sistema de saúde público e universal- com destaque ao papel do médico sanitarista Sérgio Arouca, um dos formuladores desta nova política.

                Para melhor entender a situação atual da saúde no Brasil, é importante conhecer como as demandas de saúde eram atendidas, vários fatos marcaram a saúde pública. Nesse sentido, o objetivo é realizar um sucinto histórico da saúde pública brasileira, recordando alguns fatos importantes que foram essenciais para determinar a saúde contemporânea.

HISTÓRIA DO SUS

                Até o início do século XX, a população precisava recorrer a instituições filantrópicas ou a médicos particulares para ter acesso a tratamentos de saúde. Na década de 1960, o governo brasileiro cria o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), transformado depois no Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). A população conquistou alguns direitos, mas o acesso a assistência médica continuava restrito aos trabalhadores formalmente inseridos no mercado de trabalho.

                Na década de 1970, em plena ditadura militar, surge o movimento reforma sanitária a partir daí, destaca-se Sergio Arouca um dos principais militantes. Os militantes da reforma sanitária defendiam que as ações no campo da saúde envolveriam na melhoria das condições sociais da existência.

                Na década de 1980, na esteira do processo de redemocratização do país, o movimento da reforma sanitária alcança uma importante vitória: a instituição do Sistema Único de Saúde- SUS. O SUS amplia o acesso ao atendimento público de saúde para toda a população brasileira.

O SUS do Brasil um projeto para a saúde

                A reforma sanitária seria um processo que questionaria as próprias bases de estruturação da sociedade capitalista, Durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, realizada em Brasília, através da participação popular, a conferência nasce no momento de pensar de quais são as possibilidades reais e concretas que haviam para mudar o sistema de saúde do Brasil.

                 O termo “saúde” foi definido como a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. Naquele momento o partido comunista defendia a redemocratização da saúde a partir de um processo político por dentro do estado com a participação da sociedade, Arouca surge como uma liderança intelectual e que tinha como proposta trazer para a profissão médica uma visão ‘’holística’’ do homem e práticas médicas, mesmo diante de tantas repressões, sempre surgiam uma minoria de sanitaristas que buscavam renovar o sistema de saúde. Praticamente foi aí que surgiu uma maneira concreta e não só teórica de Atenção Integral a Saúde.

                Sérgio Arouca quando defendeu a sua tese de doutorado sobre ‘’O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e critica da medicina preventiva. ’’ Relata que, a assistência à saúde não é só atender as pessoas que não tenham doenças, mas sim, um bem estar social que tem direito a casa, ao trabalho, ao salário digno, a educação e que tenham direito ao meio ambiente e ao direito a uma vida digna e descente.

                A compreensão que se tinha é que não era possível melhorar o nível de vida da população enquanto persistissem no país um modelo econômico concentrador de renda e o modelo político autoritário, essas vertentes dão a base teórica conceitual e político da tal reforma sanitária. A partir de 1976 surge o CEBES (Centro Brasileiro de Estudos da Saúde), surge em São Paulo como um veículo para a dissipação dessas ideias, mas foi no Rio de janeiro que a CEBES transcendeu como um centro de estudos e debates sobre a questão da saúde como democracia no eixo político do Movimento de Reforma, não só do setor saúde, mas também, como reforma para toda a sociedade.

                A maioria dos princípios que forma aprovados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, foram aprovados e colocados em pratica pelo estado sete anos depois. Foi uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, pois a partir deste momento, a saúde não era somente um direito da população, mas um dever do Estado.

                No fim dos anos 80 e inicio do ano 90, o mundo tratava a saúde como um questionamento do papel do estado e assim como na Inglaterra e na maioria dos países o mercado era visto como a grande solução para essa questão, então, construir no país como o Brasil com tantas desigualdades sociais, contramão de todas as tendências mundiais, construir um projeto solidário que defenda a universalização, que defendi a igualdade e põe o estado como o grande provedor dos serviços, sem duvida nenhuma foi uma das maiores conquistas que levou anos para se estruturar. O projeto de Arouca foi construído através da coletividade e da diversidade.

Os princípios dos SUS:

- Universalidade

- Integridade

- Equidade

- Participação da Comunidade

- Descentralização político-administrativa

- Hierarquização e regionalização

O SUS é um Modelo adequado?

                   Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Winslow, Charles-Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920. Assim, foi realizada.

   "A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com