TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Petróleo no Mundo

Por:   •  20/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

A história do Petróleo no Mundo

O uso do petróleo vem da antiguidade. Os egípcios usaram o petróleo na pavimentação de estradas, embalsamento de mortos e na construção de pirâmides. O betume era usado na calafetação de embarcações. Onde os chineses foram os pioneiros na perfuração de poços usando bambu. Os romanos na confecção de flechas incendiariam.  Nas Américas os índios pré-colombianos utilizavam para decorar e impermeabilizar potes de cerâmica. Marco Polo tem relatos de exsudações de petróleo em Bacu e na Pérsia antiga. No final do século XIX com uma utilização mais cotidiana, ele se torna um bem de primeira necessidade.

A indústria da iluminação foi o grande primeiro impulsionador da indústria do petróleo com o querosene. Após a primeira e segunda revolução industrial a vida na cidade sofre grandes mudanças, e surge a necessidade de se aproveitar produtivamente todas as horas do dia.

Por volta de 1840 na Europa, a demanda por materiais combustíveis para iluminação tem crescimento muito rápido, a demanda por petróleo aumentou, mas até então não havia se aprofundado pesquisas sobre o petróleo.

Nos Estados Unidos essas pesquisas vieram existir por suas reservas serem a olho nu. Na Em 1859 na Pensilvânia foi descoberto pela primeira vez o petróleo em grande quantidade, pelo coronel Edwin Drake. Começa então a “Febre do Ouro Negro”.

Em 1870 Jonh Rockefeller fundou a primeira multinacional a Standard Oil.

Inaugura-se uma nova era no capitalismo moderno, a era da comercialização em larga escala, pequenas empresas dão lugar a grandes corporações. Em pouco tempo o número de poços cresce vertiginosamente.

No Texas a partir de 1906 imensas jazidas são descobertas. No final do século XIX e inicio do século XX, a demanda por energia alcança níveis altíssimos, tendo que suprir a necessidade do mundo que veio com a modernidade.

A princípio usava-se carvão em uma caldeira para gerar vapor, e o vapor movia as máquinas. Ao longo da evolução da tecnologia, o carvão foi substituído por derivados de petróleo, primeiro querosene, depois gasolina e o óleo diesel.

O motor de combustão de combustão interna torna possível o surgimento do automóvel, onde torna a gasolina cada vez mais valiosa.

Em 1910 a venda da gasolina excede pela primeira vez a de querosene. O mundo torna-se cada vez mais veloz. Nesse mesmo ano, a Ford inicia a fabricação de carros em série, produzindo 34.000 automóveis, e consegue vende-los a preços populares, alavancando ainda mais o consumo do petróleo.

Naquela época os automóveis eram movidos à gasolina e a eletricidade, que foi logo sendo deixada de ser usada por causa da gasolina.

No inicio do século XX o petróleo passa a ser motivo de disputa e guerra entre as nações. O oriente médio desperta o interesse Britânico devido as suas imensas jazidas.

Na primeira guerra mundial a busca pelo petróleo era algo essencial, porque os navios tinham passado do carvão para o óleo combustível, e os navios não podiam se deslocar se não tivesse fonte de abastecimento. Com a guerra os Estados Unidos tinham se tornado uma potencia hegemonia, pois para eles era interessante entrar nesse jogo colonial, usando suas empresas. Foi assim que foi formada as sete “irmãs do petróleo”: Shell, Amoco, Esso, Mobil, Texaco, Chevron e Gulf. Sendo que cinco delas eram norte-americanas.

Com a segunda guerra mundial, a Alemanha também tenta dominar fontes petrolíferas do norte da África e Oriente Médio.

A velocidade dos caminhões tanques, navios, jips, mostravam que a segunda guerra era uma guerra de movimentação em pequenos espaços de tempo, uma rede de motores movidos a óleo era fantástica. Onde os Estados Unidos continuavam levando vantagem, por ainda serem os maiores produtores e exportadores de petroleo.

Dissipada a fumaça da segunda guerra mundial, havia apenas duas potencias mundiais Estados Unidos e União Soviética que também tinha muitas reservas de petróleo.

Nessa época alguns países periféricos começaram a produzir petróleo, como Venezuela, México, Nigéria, tornando-se ponto chave para a disputa geopolítica mundial.

Cuba tinha uma produção petrolífera insignificante, comprava quase todo seu petróleo da Venezuela, mas em 1959, Cuba nacionaliza se petróleo, deixando os Estados Unidos extremamente preocupados, porque temia que os outros países também fizessem o mesmo. Então foram em cima da Venezuela que estava desenvolvendo uma política um pouco mais nacionalista em relação ao petróleo, negociando com a cabeça mais erguida, diante das empresas norte-americanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com