TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  29/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3
  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Quando fomos analisar a fila na Cantina Tio Luiz, foi observado que o maior problema foi o da organização, pois o espaço é muito pequeno para a quantidade de pessoas, e isso ocasiona um congestionamento grande, pois são dois atendentes fixos e um ajudante temporário que quase não fica nos momentos de maior movimento das entidades.

Observamos que com essa desordem muitas entidades (clientes) não respeitam a ordem de chegada, buscando atendimentos com antecedência e acabam conseguindo comprar na frente dos outros.

Notamos também que conforme as pessoas circulam dentro da faculdade descendo as escadas, saindo ou entrando das salas, biblioteca em geral são obrigadas a passarem pela fila da cantina se seus destinos forem bloco B, bloco C, estacionamento entre outros causando assim uma aglomeração muito grande de pessoas.

  1. ABORDAGEM
  1. ABORDAGEM

 Foi dada por meio da utilização de conhecimentos em Teoria das Filas.

As filas são uma constante da vida cotidiana das pessoas. Elas são enfrentadas com bom ou mau humor, ou até com indiferença. O certo é que, no dia-a-dia, as filas constituem algo desagradável, mas que deve ser encarado da melhor maneira possível.

Segundo Fogliatti (2007), a teoria das filas consiste na modelagem analítica de processos ou sistemas que resultam em espera e tem como objetivo determinar e avaliar quantidades, denominadas medidas de desempenho, que expressam a produtividade/operacionalidade desses produtos, e de posse destas informações buscar meios para minimizar os impactos negativos das esperas nos processos.

  1. HIPÓTESES
  1. A falta de organização do espaço da lanchonete gera congestionamento e filas, assim como dificulta a execução do serviço de atendimento.
  2. O sistema de atendimento é muito desorganizado e a variação de dois para três atendentes não é bem utilizada.
  1. CENÁRIO

Uma cantina na Faculdade Estácio de Sá Campus Resende, nos horários de atendimento habitual, como foi dito acima, forma uma fila que gera uma desordem, ocorrendo uma rápida aglomeração de clientes num curto espaço de tempo.

Neste tópico mostraremos a utilização do modelo Markoviano da teoria das filas que é M/M/1 onde o primeiro M é o processo de chegada, o segundo M é o processo de atendimento e o 1 significa um único elemento observando que se for M/M/2 será com dois elementos e M/M/3 será com 3 elementos.

O sistema é composto por MM1, MM2 e MM3 que se alternam para fazer todo o processo de atendimento, recebimento de pagamento e entrega dos lanches.

  1. ANÁLISE
  1. SITUAÇÃO ATUAL

   O caixa se encontra no canto onde os atendentes se esbarram por falta de espaço e excesso de mercadorias expostas para venda.

   O arranjo físico do ambiente está mal posicionado dificultando o trabalho dos atendentes.

λ = 3,58 clientes por minuto

C = 2 atendentes

μ = 2,23 clientes por minuto (TA = 0,45 minutos)

  1. Solução atual com 1 fila

λ = 3,58/1 = 3,58

TS = 1/(μ - λ) = 0,74 minutos

NS = λ x TS = 3,58 x 0,74 = 2,64

Na 1 fila temos: NS (total) = 1 x 2,64 = 2,64 pessoas

  1. SITUAÇÃO PROPOSTA

  1. RESULTADOS

Varáreis

Situação Atual

Situação Proposta

Δ

IC

0,263333333

 

 

TA

0,448166667

 

 

Λ

103p/h

 

 

µ

102p/h

 

 

TF

12,08 min

 

 

TS

12,52 min

 

 

NF

21 pessoas

 

 

NA

1

 

 

NS

22 pessoas

 

 

Ρ

50%

 

 

Ί

2

 

 

  1. PROPOSTA

              1º Melhorar layout colocando uma estufa de salgado no meio, o caixa debaixo da estufa, assim facilitando a posição de atendimento gerando duas filas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com