TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CIVIL NO DESENVOLVIMENTO DE CURITIBA

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNEMAT – Campus de Nova Xavantina.

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

KESIA ALVES SANTOS

YANA KAROLINA SCALABRIN

[pic 1]

IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CIVIL

 NO DESENVOLVIMENTO DE CURITIBA

Nova Xavantina – MT

Setembro/2017


ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNEMAT – Campus de Nova Xavantina

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

KESIA ALVES SANTOS

YANA KAROLINA SCALABRIN

IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CIVIL

 NO DESENVOLVIMENTO DE CURITIBA

Resumo apresentado para critério avaliativo à disciplina da 5ª Fase, Sociologia, Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Orientado pelo docente Marcelo do Nascimento Melchior.

Nova Xavantina – MT

Setembro/2017

        A Engenharia Civil exerce um papel fundamental na sociedade devido a total ligação com o desenvolvimento da mesma, atuando em diversos setores, a sua valorização e seu crescimento vêm sendo notáveis nos últimos anos. Desde os tempos primórdios o homem sentiu a necessidade de agregar a engenharia no seu modo de viver, com o objetivo de aprimorar a construção de sua moradia, tendo em vista a adaptação ao local e a época, ou seja, ele passou a criar cidades organizadas e planejadas para que houvesse um melhor funcionamento de suas atividades. Curitiba, município brasileiro, capital do estado do Paraná , por exemplo, é uma cidade cujo crescimento foi decorrente do uso da engenharia em todo o seu desenvolvimento, sendo assim considerada uma cidade que já cresceu planejada, ao contrário das demais capitais brasileiras, que se desenvolveram de forma desordenada, ou seja, que surgiram a partir de uma aglomeração em torno de um rio ou estrada, dentre outros. Comparando Curitiba à essas demais cidades, podemos citar São Paulo. É notável as diferenças que existem entre ambas, pois São Paulo cresceu desordenadamente causando um caos geográfico, social-político e um excesso populacional, tornando-se um lugar sem saneamento básico adequado, ruas e calçadas estreitas e o surgimento de periferias devido ao acúmulo de pessoas. Já Curitiba, possui ruas largas e acesso fácil ao estacionamento, permitindo o fluxo crescente de automóveis e pedestres, além de uma rede de abastecimento e de esgoto bem elaborada.

         Levando em consideração as grandes diferenças que há entre uma cidade planejada e uma cidade não planejada, podemos concluir que de fato a engenharia civil interfere em seu bom desenvolvimento, devido ao fato de que a infraestrutura, de certa forma, irá definir sua população cuja mesma influencia na economia e na política, não só do lugar ao qual se refere quanto a do próprio país, pois o ser humano tende a buscar um lugar para viver onde o mesmo possa lhe proporcionar uma qualidade de vida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (340.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com