TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NA INDÚSTRIA

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE JABOATÃO DOS GUARARAPES

BACHARELADO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NA INDÚSTRIA

Ivaldo da Silva Gomes

Jadiel Francisco da Silva

Janike Mayara Salomão de A. Melo

Jhonathan Elvis Távora da Silva

Sergio Jose de Barros Filho

Jaboatão dos Guararapes – 2018.2

RESUMO

Já pensou como seria o mundo se não houvesse certeza nas medidas ao nosso redor? Como saberíamos que estamos dirigindo em segurança em uma via, ou que chegaremos a um compromisso a tempo, ou até mesmo que a quantidade de comida comprada no supermercado está correta? A verdade é que essa situação tem um impacto maior do que se pode imaginar. Medir é a evolução natural do comparar, que é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento humano.

  1. INTRODUÇÃO

Metrologia Industrial nada mais é que o emprego da Metrologia no chão-de-fábrica, visando controlar as especificações técnicas ou o processo de fabricação de um produto, se tornando um elemento principal para a Garantia da Qualidade.

As empresas e organizações que pretendem participar do mercado globalizado precisam enfrentar muitos desafios, entre eles podemos citar: preços competitivos, qualidade dos produtos, agilidade, flexibilidade e capacidade de inovação. Para que estas dimensões sejam atendidas é necessário investir em qualidade, normalização e estabelecer uma base metrológica que transforme amostras, calibrações, e ensaios em informações confiáveis para o processo.
          Na área de metrologia, poucas são as empresas que buscam através da qualificação e certificação de instrumentos de medição, avaliar as efetivas condições de uso, ou aplicar os resultados obtidos na forma de correção dos erros. O gerenciamento dos instrumentos de medição responsáveis pelo controle dos processos de produção é vital para o resultado do negócio, pois o aspecto metrológico é responsável por grande parte dos prejuízos causados por retrabalho. 
           O processo de medição é suporte para a ciência, para identificação e solução de problemas, para controle da produção e para avaliação de produtos e serviços em todas as áreas da vida humana. A utilização da metrologia é uma forma de melhorar a qualidade dos processos produtivos, o que deve ser perseguido continuamente por todas as empresas que pretendem participar de um mercado altamente competitivo e globalizado.

No Brasil, a política pública de metrologia e qualidade é formulada pelo Instituto nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e exercida pelos estados, por meio dos Institutos de Metrologia e Qualidade. Isto porque, como o nosso país é extenso, é impossível um único órgão compreender as necessidades e potencialidades de cada região, município e polo industrial.

O INMETRO é o instituto brasileiro responsável por especificar as métricas mínimas necessárias para referência na produção de um produto ou equipamento. Todo modelo de produto ou equipamento que possui o selo do INMETRO passou por uma bateria de testes para assegurar que ele atende ao conjunto de métricas que garantem durabilidade e segurança para quem está usando.

  1. OBJETIVOS

Este relatório procura fornecer e informações à proposta sobre a utilização da Metrologia como ferramenta transdisciplinar e discutir problemas e a importância no processo de produção onde atua como sensor.

  1. METODOLOGIA

Pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento do estudo do desenvolvimento, intimamente relacionado com os poderosos instrumentos de transformação com impacto direto no processo de competitividade. Posteriormente com o estudo dos conceitos matemáticos da teoria da medição bem como a análise das resoluções de metrologia e normalização no Brasil será feita uma proposta de consolidação das atividades Metrologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com