TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO SUSTENTÁVEL ENTRE A ESPIRITUALIDADE, A NATUREZA E O HOMEM

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  5.372 Palavras (22 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO SUSTENTÁVEL ENTRE A ESPIRITUALIDADE, A NATUREZA E O HOMEM

Autor: Solange Lucena do Nascimento[a], pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – Uninter[b]

                                           Orientador: Rafael Lopes Ferreira, Gestor Ambiental (Faculdades Integradas Camões/PR), Especialista em Biotecnologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)), Orientador de TCC do Centro Universitário Internacional Uninter. [c]

RESUMO

Este artigo ressalta a responsabilidade e o dever do ser humano de manter a sustentabilidade na inter-relação entre a realidade da Espiritualidade, o cuidado com a Natureza e a inovação da consciência planetária do Homem. As evidências de exaustão dos recursos naturais, os impactos do aquecimento global sobre a vida das pessoas junto aos eventos extremos e a excasez dos elementos naturais preciosos para sobrevivência humana, são fatores que nos remete nitidamente às mudanças climáticas causada pelo comportamento humano. A necessidade de preservação, regeneração e cuidado com as riquezas do meio ambiente, são cruciais para evitar o esgotamento dos elementos vitais à nossa condição humana. A explanação do conteúdo deste trabalho é através da seleção minuciosa de pesquisas bibliográficas, fomentando o conhecimento literário em relação ao tema supracitado. Os instrumentos mais valorizados deste tema é por meio dos estudos da prática da cidadania planetária, a ampliação do currículo da educação ambiental, o despertar da consciência ecológica diante dos princípios que rege a Carta da Terra, (2000), a criação do novo “ethos mundial” de Leonardo Boff e o Programa de Educação em Valores Humanos (PEVH), criado pelo mestre pedagogo indiano, Sathya Sai Baba, (1960). Nesse contexto, é imprescindível o desenvolvimento da consciência ecológica no sentido da co-responsabilidade humana para a formação de um modo de vida sustentável, em prol do uso eficaz dos recursos naturais que devem atender as necessidades do sustento dessa e das futuras gerações.

Palavras-chave: Eco-Espiritualidade. Consciência Ecológica Planetária.

[d]

1. INTRODUÇÃO

          A ideia holística da inter-relação entre a Espiritualidade, a Natureza e o Homem está em crescente aceitação entre grupos e indivíduos ecologicamente conscientes. A importância pelo cuidado da saúde da Terra e da Humanidade tem levado pessoas a assumirem um papel de desenvolvimento da consciência ecológica através do despertar para um novo olhar solidário e compassivo em relação aos acontecimentos globais impactados pelo comportamento humano. Nesse contexto, Boff esclarece que essa consciência coletiva forçará a criação de organismos internacionais destinados a gerenciar os interesses coletivos destinados a garantir um destino comum para todos e para o Planeta. (BOFF, 2001)

          Na realidade, a situação atual necessita da compreensão e atuação de todos para o desenvolvimento de um modo de vida sustentável, no sentido da ampliação para a capacidade de suporte do nosso planeta Terra. Sob esse aspecto, segundo um dos textos da Carta da Terra, devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. (CARTA DA TERRA, 2000)

          Em face do exposto, considerando os efeitos que levam a degradação ambiental causada pelas atitudes humanas, vale enfatizar a seguinte pergunta: Quais são as estratégias educacionais que devem ser utilizadas para que as pessoas sejam conscientizadas ecologicamente para a prática das atividades de preservação, de regeneração e do cuidado com as riquezas naturais da Terra, gerando uma ideal situação de vida futura para toda comunidade viva do nosso planeta?

          Para responder essa demanda, é importante pontuar a co-responsabilidade do ser humano como a criatura que se encontra no maior estágio evolutivo de todas as espécies na Terra, assim como, o despertar da consciência do Divino, começando a cuidar da Humanidade intrínseca em cada indivíduo terrestre. Nessa direção, o Programa de Educação em Valores Humanos (PEVH), criado pelo mestre espiritual e educador reconhecido no mundo inteiro, Sri Sathya Sai Baba, explanado por Martinelli onde elucida que não é possível encontrar o propósito da vida sem esses valores que estão registrados em nosso ser profundo, ainda que adormecidos na mente e latentes na consciência. Os valores são a reserva moral e espiritual reconhecida da condição humana. (MARTINELLI, 1996, p. 15)

          Nesse ínterim, se faz necessário e urgente a cidadania planetária inserida no cotidiano da vida das pessoas. Cidadania planetária é uma expressão adotada para designar um conjunto de princípios, valores, atitudes e comportamentos que demonstram uma nova percepção da Terra como uma única comunidade. (PADILHA, 2011, p.26)

          Na defesa pela pedagogia da Terra, Gadotti ressalta uma nova consciência que sabe o que é sustentável, apropriado, o que faz sentido para a nossa existência e uma pedagogia que promova a vida: envolver-se, comunicar-se, compartilhar, problematizar, relacionar-se. (GADOTTI, 2010, p. 20)

          O objetivo desta pesquisa defende uma consciência planetária mínima entre os seres humanos, enfatizando a utilização de instrumentos tais como:

  • A proposta de um novo “ethos mundial”, criada por Leonardo Boff.
  • A educação ambiental e seus pilares contemporâneos, como a “pedagogia da sustentabilidade” (Antunes, 2002), “ecopedagogia” e a “pedagogia da Terra”, (Gadotti, 2009).
  • Integração e orientação da prática dos princípios ressaltados na Carta da Terra.
  • A oferta do Programa de Educação em Valores Humanos (PEVH) criado pelo pedagogo indiano Sathya Sai Baba, viabilizando o educar no sentido da plenitude humana e da bem-aventurança da sua existência na Terra.

          A compreensão da justificativa deste artigo se caracteriza pela preocupação da atual crise ética ecológica humana sem precedentes na história da Humanidade, sendo o ser humano o único responsável tanto pela degradação como pela preservação da comunidade viva da Terra.

          As estratégias escolhidas para evidenciar os conteúdos aqui apresentados, são através da pesquisa, do conhecimento, revisão e interpretação literária, focando os tópicos mais relevantes da ética, eco-espiritualidade, educação em valores humanos, e as inovações ecológicas da educação ambiental que se faz necessária para o desenvolvimento da consciência ecológica das pessoas em prol do combate às tendências drásticas da degradação de toda espécie viva, assim como, dos recursos que compõe a vida do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com