TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da relação sustentável entre a espiritualidade, a natureza e o homem

Por:   •  8/2/2019  •  Artigo  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 14

DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NOS CURSOS NA MODALIDADE EAD ON-LINE

 

Cibele Crochi dos Santos[1] 

Rudson Adriano Rossato da Luz[2]

Resumo

No cenário atual, sabe-se que a realização de estudos nos cursos na modalidade da Educação a Distância (EAD) está em contínuo crescimento devido a diversos fatores, tais como flexibilidade no horário de estudos, redução de custos com deslocamentos até a instituição de ensino e também segurança. Apoiada neste contexto, a pesquisa propõe um estudo tendo como questão principal identificar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos na realização de cursos na modalidade EAD on-line em instituições de ensino e a partir disto apresenta sugestões de melhorias nas plataformas de educação das instituições que a ofertam.

Palavras-chave: Ensino on-line. Dificuldades no ensino EAD. Cursos EAD.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, sabe-se que a realização de estudos nos cursos na modalidade da Educação a Distância (EAD) está em contínuo crescimento devido a diversos fatores, tais como flexibilidade no horário de estudos, redução de custos com deslocamentos até a instituição de ensino e também segurança. Com o avanço da tecnologia, o ensino EAD surge como uma boa oportunidade para aquisição de conhecimento e diploma de graduação ou pós-graduação. No entanto ainda existem barreiras no contato com as plataformas de estudo para diversos alunos que não possuem muita prática nestes ambientes.

A presente pesquisa propõe um estudo tendo como questão principal identificar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos na realização de cursos na modalidade EAD on-line em instituições de ensino e a partir disto apresentar sugestões de melhorias nas plataformas de educação das instituições. Dentro deste contexto a pesquisa pretende ainda apresentar propostas no ensino EAD on-line que minimizem as dificuldades encontradas por alguns alunos que realizam cursos nesta modalidade.

Para o estudo utilizou-se de bibliografias que abordam a temática da Educação a Distância e dificuldades encontradas por alunos em instituições que disponibilizam ensino EAD. A identificação das fragilidades foi apontada através de pesquisa qualitativa. 

 A coleta de dados aconteceu com a utilização de um questionário estruturado conforme mostra a Figura 1 disponibilizado de forma on-line por meio do Google Docs pelo link https://goo.gl/forms/JLD1i53LcP5DFc2E3, o qual foi encaminhado para alunos que fizeram ou ainda estão realizando cursos na modalidade EAD on-line. Com o objetivo de conquistar maior abrangência no preenchimento do questionário, divulgou-se o mesmo nas redes sociais tais como Facebook, Linkedin e Whatsapp durante os dias 10/11/2017 a 07/12/2017.

Figura 1 - Parte do questionário utilizado

[pic 1]

Fonte: Elaborado pelo autor (2017)

Com a finalidade de um bom entendimento deste estudo, o mesmo está dividido em duas etapas, onde na primeira, são abordados os autores utilizados como referência e os dados obtidos com o questionário e num segundo momento avaliam-se estes resultados.

2 MODALIDADE DE ENSINO EAD ON-LINE E SEUS LIMITES

2.1 ENSINO EAD ON-LINE

A possibilidade de ter flexibilidade no horário e local de estudos é algo que motiva muitas pessoas a buscarem por cursos na modalidade EAD on-line, pois a conquista de um diploma de graduação ou pós-graduação faz diferença em épocas de crise na procura por emprego.

A diversidade de oferta de cursos EAD somada a busca por qualificação contínua, faz com que um público de distintas idades e grau de conhecimento, encontre nesta modalidade de ensino uma oportunidade de crescimento profissional. Neste contexto, encontram-se alunos que dominam as ferramentas on-line e outros que apresentam dificuldades para realizar os cursos EAD on-line.

 Para Azevêdo (2005), em um primeiro momento o contato com novas tecnologias de ensino são uma novidade a qual requer adaptação em termos operacionais, visto que torna-se necessário aprender a mexer com equipamentos, bem como assimilar conceitos e vocabulário próprios de uma nova área.

Segundo Mercado (2007) as frustrações dos alunos no ensino EAD on-line podem estar relacionadas a diversos fatores, tais como: ausência de ajuda ou de resposta imediata por parte de tutores ou colegas, na adequação do modelo pedagógico aos estilos cognitivos e características pessoais dos estudantes e dificuldades relacionadas com aspectos da situação vital dos alunos (aspectos sociais, familiares e pessoais). Para Bates (2016), o modo de transmissão de conteúdo é menos importante que o modelo de design do curso, pois é possível conduzir qualquer um dos modelos sincronicamente ou assincronamente, a distância ou presencialmente.

Estudar de forma totalmente virtual, para muitas pessoas ainda é algo estranho, mesmo que embora o mundo esteja em uma Era Digital. O fato é que tanto para quem ensina quanto para quem está em busca de conhecimento a adaptação nesta modalidade de ensino requer exigências até então pouco exploradas no ambiente presencial. Ensinar e estudar adquirem um novo contexto, onde não existe mais o contato olho no olho, o desenvolvimento da resolução da questão a mão e a sua correção a caneta. Na visão de muitos, isto representa algo como um ensino “superficial” devido a falta de um acompanhamento mais rígido imposto ao aluno. Ao contrário do que muitos pensam, o ensino EAD on-line exige muita disciplina, dedicação e organização nos estudos, pois embora tenha horários de acesso flexíveis é necessário que o aluno adote uma rotina seja ela diária ou semanal para estudar.

A tendência da Era Digital é cada vez mais proporcionar praticidade de acesso a plataformas diversas de ensino. De acordo com Bates (2016)

...existem evidências suficientes de que a aprendizagem colaborativa possa ser desenvolvida muito bem no meio online, o que é importante, dada a necessidade de modelos mais flexíveis de transmissão para atender às necessidades de um corpo discente na era digital. Ademais, as condições necessárias para o sucesso do ensino online já são bem conhecidas, apesar de não serem amplamente aplicadas. (BATES, 2016, p. 171).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (954.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com