TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO MECÂNICO NO ÂMBITO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  9/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO MECÂNICO NO ÂMBITO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Diego Rogério Oliveira Dal Santos¹

Marcio Tavares Aranda¹

Lucas Antônio Lopes Ferreira¹

Luciano Alberto Ribeiro¹

Mauro Emir Mathias Bellini²

  1. INTRODUÇÃO

Dentro do ambiente empresarial a manutenção sempre foi vista como uma necessidade que não trazia benefícios diretos ao produto e nem ao capital aplicado, não existia um setor pré-definido para manutenção e os responsáveis por realizar a manutenção eram os próprios funcionários que utilizavam da experiência diária com os equipamentos para realizar as tarefas de manutenção quando as máquinas apresentavam algum tipo de falha ou defeito.

 A manutenção sempre foi posta em segundo plano e o seu planejamento quase nunca realizado, onde apenas um funcionário ficava como responsável para concerto de máquinas que apresentaram defeitos e isso foi se tornando cada vez mais complexo com o passar dos anos, tendo em vista que com o passar dos anos a inovações tecnológicas foi retirando diversos trabalhadores do chão de fábrica fazendo com que as experiências diárias fossem reduzidas.

A manutenção não tinha uma observação maior porque era entendida apenas como um custo adicional ao fim dos processos para a organização, porém a necessidade de racionalização e entendimento do funcionamento tecnológico foi dando cada vez mais importância e apresentando assim a importância do engenheiro mecânico no âmbito da manutenção.

A manutenção industrial é uma ferramenta de suma importância para o processo de produção industrial, independente do ambiente e do local de serviços, é comum que falhas e defeitos ocorram durante o processo tendo em vista que as máquinas possuem uma engenharia complexa.

Com isso o problema desse trabalho se centraliza na pergunta seguinte, qual a importância do engenheiro mecânico na manutenção industrial?

Este trabalho tem por objetivo principal compreender como o processo de manutenção foi se tornando necessário e capaz de produzir benefícios diretamente a empresa. E como objetivo especifico, descrever sobre os tipos de manutenção; abordar a significância do engenheiro mecânico na manutenção industrial.

  1. MANUTENÇÃO INDUSTRIAL  

Analisar métodos e metodologias que influenciam diretamente no ganho de capital ou na redução dos custos de fabricação é de total importância para todas as empresas, dessa forma trabalhar com a Manutenção de forma inteligente e utiliza-la como uma ferramenta para alcançar os objetivos da empresa pode ser um processo diferenciado capaz de trazer eficiência e eficácia.

Segundo Costa (2013) a função da manutenção no âmbito da engenharia tem por finalidade a preservação dos equipamentos usuais nesse ramo, de forma a apresentarem características de cunho original, prolongar sua vida útil e evitar possíveis falhas ou acidentes em decorrência da inexistência ou ineficiência da manutenção.

  Alguns equipamentos utilizados no ramo da engenharia são de alto custo, dessa forma é vital que se faça a manutenção dos mesmos de forma a preservar a integridade e características do mesmo, em detrimento de seu uso constante ou não, pois dessa forma é possível obter uma economia de tempo e financeira, uma vez que a manutenção correta e periódica oportuniza que o equipamento seja utilizado por mais tempo (FREITAS, 2016).

Sobrinho (2012) quando um equipamento vem a apresentar algum tipo de defeito as percas que se tem são vastas, tais como, perca de tempo, perca de produtividade, perca financeira, perca de patrimônio e em alguns casos, perca de mão de obra e de vidas, pois um produto com defeito pode vir a gerar acidentes no âmbito laboral e comprometer a seguridade do mesmo.

Conforme Costa (2013) quando não é realizado a manutenção correta no maquinário ou ferramenta, as consequências podem ser enormes, visto que pode ocasionar interrupção no processo produtivo, atrasos no contrato, acidentes, dentre outros. Deste modo, existem quatro tipos de manutenção, a corretiva, preventiva, preditiva e detectiva.

  1. TIPOS DE MANUTENÇÃO

Costa explana que:

A manutenção, vista como função estratégica, responde diretamente pela disponibilidade e confiabilidade dos ativos físicos e qualidade dos produtos finais, representando, portanto, importância capital nos resultados da empresa. Entender o tipo de 15 manutenção adequada para a organização é garantir a otimização dos processos, possibilitando expansão da empresa (COSTA, 2013, p. 14).

De acordo com Kardec e Nascif (1998) existem quatro tipos de manutenção que são utilizados como referência no meio industrial, esses modelos são utilizados no intuito de conservar, adequar, restaurar, substituir e prevenir a quebra e falha dos equipamentos, fazendo com que as máquinas funcionem de forma eficiente e façam com que o processo produtivo atue em sua melhor forma.

Entre os tipos de manutenção os autores Kardec e Nascif (1998) descrevem quatro: Manutenção corretiva que atua na correção da máquina ou equipamento onde seu desempenho não esteja mais na forma esperada; Manutenção preventiva que busca evitar ou mitigar a falha ou queda de desempenho de determinado equipamento; Manutenção preditiva que indica as condições reais do funcionamento da máquina considerando os dados recebidos através de medições e com isso atuando para descobrir o quanto determinado equipamento está desgastado. Manutenção de Melhoria que busca mudar o projeto inicial no intuito de diminuir os índices de insegurança e indisponibilidade, elevando assim o desempenho produtivo e o ciclo de vida do equipamento.

Freitas (2016) expressa que quando se têm um monitoramento desses equipamentos industriais é possível se prevê e antecipar o surgimento de falhas, o que minimiza o impacto gerado pela ausência daquele instrumento no âmbito laboral. Quando é realizado esse acompanhamento e perceber-se que há a necessidade de intervenção, é realizado a manutenção preditiva ou a detectiva.

Kardec e Nascif (1998) colocam que a manutenção corretiva atua na correção da falha, ou seja, quando ela já está presente no equipamento. A falha pode vir a apresentar-se de forma aleatória, como é o caso da quebra, ou de forma a causar deficiências no âmbito da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com