TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.974 Palavras (24 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 Maceió

2018


carlos andre lopes dos santos[pic 6]

[pic 7]

a importância do equipamEnto de protecao individual NA CONSTRUCAO CIVIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

Orientador: Laís Borges


 Maceió

2018


CARLOS ANDRE LOPES DOS SANTOS

a importância do equipamEnto de protecao individual NA CONSTRUCAO CIVIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Maceió, 21 de agosto de 2018.

SANTOS, Carlos André Lopes. A importância do equipamento de proteção individual na Construção Civil. 27 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Engenharia – Faculdade Pitágoras, Maceió, 2018.

RESUMO

O Trabalho por ora apresentado foi escolhido com o objetivo de mostrar a diversidade dos problemas que geram os trabalhos da construção civil, e também de transmitir uma análise entre as relações de trabalho e a importância do uso do EPI.A relevância do trabalho se deu em virtude de que A presente obra também visou apresentar, através das bibliografias selecionadas, os programas e treinamentos existentes para segurança do trabalhador nas construções, CIPA, Comissão interna de prevenção de acidentes, NR18, objetivou também verificar dentro dos materiais de pesquisas a existência de programa de capacitação e treinamento com objetivo de conscientização e melhores condições de trabalho e sugerir adequações se necessárias, bem como melhorias das condições de trabalho para os ambientes da construção civil. A metodologia empregada no trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, com busca em materiais disponíveis gratuitamente na internet tais como livros digitais, revistas relacionadas ao tema, artigos científicos e teses de mestrados.

Palavras Chaves: Construção civil. EPIs.  Saúde e segurança no trabalho.  

SANTOS, Carlos André Lopes. The Importance of Personal Protective Equipment in Civil Construction. 27 de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Engenharia – Faculdade Pitágoras, Maceió, 2018.

ABSTRACT

The present work was chosen with the purpose of showing the diversity of the problems that generate the construction work, and also of transmitting an analysis between the work relations and the importance of the use of PPE. The relevance of the work was due to the fact that the present work also aimed to present, through the selected bibliographies, the programs and existing training for construction worker safety, CIPA, Internal Commission for the prevention of accidents, NR18. research materials the existence of a training program and training with the objective of raising awareness and better working conditions and suggest adjustments if necessary, as well as improvements in working conditions for the construction environment. The methodology used in the work was a bibliographical research, with a search of freely available materials on the Internet such as digital books, journals related to the topic, scientific articles and theses of master's degrees.

Keywords: Civil construction. EPIs.Health and safety at Work.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 SEGURANÇA NO TRABALHO: UM BREVE HISTÓRICO......................................8

2.1 FATORES QUE DETERMINAM OS ACIDENTES DE TRABALHO....................11

3 LEGISLAÇÃO ACERCA DA SEGURANÇA DO TRABALHO.................................14

4 OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs).................................19

4.1 OS EPIs EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL E A NR-6..........................20

4.2 EPIs E SEU CERTIFICADO DE APROVAÇÃO...................................................24

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................25

REFERENCIAS.........................................................................................................26


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi escolhido com o objetivo de mostrar a diversidade dos problemas que geram os trabalhos da construção civil, e também de transmitir uma análise entre as relações de trabalho e a importância do uso do EPI. Em algumas empresas o seu uso é banalizado por falta de conhecimento das normas e das legislações.

Justifica-se a importância do trabalho em virtude de poucos percebem a complexidade que envolve a escolha do EPI e por isso acabam ocasionando problemas de concordância por parte dos colaboradores e gastos desnecessários as empresas que por sua vez são obrigadas a fornecerem aos empregados gratuitamente o EPI adequado e em perfeito estado de conservação e funcionamento bem como um treinamento pelo profissional da área de segurança do trabalhista no que tange ao uso apropriado.

Mediante o que foi supracitado e levando-se em consideração de que o Equipamento de Proteção Individual necessita ser empregado pelo trabalhador com o objetivo de protegê-lo de possíveis riscos de acidente, o uso desse equipamento realmente evitariam acidentes de trabalho na construção civil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (346.8 Kb)   docx (156.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com