TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Manutenção Preventiva em Máquinas e Equipamentos da Construção Civil

Por:   •  12/2/2019  •  Monografia  •  16.043 Palavras (65 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 65

UNIFAVIP | Wyden

CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IPOJUCA

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

Projeto de Plano de Manutenção Preventiva de Máquinas e Equipamentos Elétricos da Indústria de Construção Civil na Cidade de Caruaru - PE

CARUARU

2018

CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

Projeto de Plano de Manutenção Preventiva de Máquinas e Equipamentos Elétricos da Indústria de Construção Civil na Cidade de Caruaru - PE

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário do Vale do Ipojuca, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em engenharia Mecânica.

Orientador: Prof. MSc. Yuri José Oliveira Moraes

CARUARU

2018

Catalogação na fonte -

Biblioteca do Centro Universitário do Vale do Ipojuca, Caruaru/PE

S586p Silva, Carlos Antônio da.
      Projeto de plano de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos elétricos da indústria de construção civil na cidade de Caruaru-PE / Carlos Antônio da Silva. – Caruaru: UNIFAVIP | Wyden, 2018.
      74 f.: il.

                 Orientador (a): Prof. MSc. Yuri José Oliveira Moraes.

        Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) – Centro Universitário do Vale do Ipojuca.      

        1. Plano de manutenção. 2. Máquinas e equipamentos. 3. Construção civil. I. Título.

                                                                                 

  CDU 621[18.2]

Ficha catalográfica elaborada pelo setor de Processamento técnico

CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

Projeto de Plano de Manutenção Preventiva de Máquinas e Equipamentos Elétricos da Industria de Construção Civil na Cidade de Caruaru - PE

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário do Vale do Ipojuca, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em engenharia Mecânica.

Orientador: Prof. MSc. Yuri José Oliveira Moraes

Aprovação em: 06/12/2018

_____________________________________________________________

Prof. Msc. Yuri José Oliveira Moraes

_____________________________________________________________

Prof. Dr. Allyson Daniel de Oliveira Ramos

_____________________________________________________________

Prof. Msc. Tiago José de Oliveira Barbosa

CARUARU

2018

Dedico aos meus familiares por toda a compreensão durante esta longa jornada, em especial minha esposa, filha, meus pais e irmãos, o apoio deles fora fundamental para a conclusão deste Trabalho. Os maiores mestres que tive durante esta caminhada, em especial meu orientador. Prof. MSc. Yuri José Oliveira Moraes

AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter iluminado o meu caminho durante esta longa jornada acadêmica.

Aos meus familiares que sempre entenderam a minha ausência em determinadas situações, em especial minha esposa e minha filha, meus pais, assim como meus irmãos e amigos.

A CP Construção e incorporação, por todo conhecimento adquirido durante onze anos de trabalho, sem sombra de dúvida, esses conhecimentos foram fundamentais para construção deste projeto, este agradecimento não é só explicitando a empresa em si, mas sim, todos os colaboradores envolvidos durante esta jornada, ou seja, operacional e administrativo.

Ao UNIFAVIP e aos professores que me conduziram durante estes cinco anos de aprendizado, em especial ao meu professor orientador. MSc. Yuri José Oliveira Moraes que auxiliou e incentivou na construção deste projeto, assim como, propondo melhorias de forma construtivas.

RESUMO

A indústria da construção civil vem de grandes avanços na cidade de Caruaru - PE, uma cidade, na qual, os números de prédios verticais aumentaram nos últimos anos. Com este forte aumento, a concorrência andou junto, tendo em vista que construtoras do grande recife se instalaram nesta cidade com objetivo de acompanhar este progresso, sendo assim, as construtoras locais buscaram alternativas eficientes de produção que visam a redução de custos. Através disto, as máquinas e equipamentos entraram em cena, as buscas por bens destes tipos foram fundamentais para o aumento da produtividade, porém, todo progresso trazem consigo benefícios e malefícios.

As implantações das máquinas e equipamentos elétricos acarretaram uma ampla sequência de problemas relacionados em decorrência da falta de manutenção e acompanhamento do profissional legalmente habilitado nesta área de manutenção, que neste caso, é o engenheiro mecânico, com base nestes aspectos, este projeto tem como objetivo propor um plano de manutenção preventiva das principais máquinas e equipamentos elétricos na execução das fases de estrutura, vedação e acabamento da indústria de construção civil.

A metodologia desenvolvida para elaboração do plano de manutenção preventiva, como, por exemplo, elaboração do questionário, levantamento das máquinas e equipamentos e inventário foram importantes para escolherem os melhores procedimentos relacionados com os grupos de máquinas e equipamentos elétricos estabelecidos neste setor industrial.

Palavra Chave: Plano de Manutenção. Máquinas e Equipamentos. Construção Civil.

ABSTRACT

The construction industry comes from great advances in the city of Caruaru - PE, a city in which the numbers of vertical buildings have increased in recent years. With this strong increase, the competition went hand in hand, as builders of the great reef settled in this city to follow this progress, so the local builders sought efficient production alternatives aimed at reducing costs. Through this, the machines and equipment entered the scene, the search for goods of these types were fundamental for the increase of productivity, however, all progress brings benefits and harms.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120.9 Kb)   docx (926.2 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com