TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) NAS ORGANIZAÇÕES PARA GARANTIR SUA COMPETITIVIDADE E PERPETUAÇÃO EM LONGO PRAZO

Por:   •  1/8/2016  •  Artigo  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) NAS ORGANIZAÇÕES PARA GARANTIR SUA COMPETITIVIDADE E PERPETUAÇÃO EM LONGO PRAZO

Resumo: O estudo tem por objetivo analisar os prêmios nacionais da qualidade mais conhecidos internacionalmente e suas origens, dando ênfase ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG), difundido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) na década de 90, para estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem mais competitivas, no curto e longo prazo no mercado mundial. Possibilita, ainda, avaliar o grau de maturidade da gestão, por meio dos processos gerenciais e resultados organizacionais. Os benefícios proporcionados pela adoção do modelo são múltiplos e impactam internamente a organização, por meio do aprendizado e comprometimento dos colaboradores, e externamente, com resultados financeiros positivos. A adoção do modelo de gestão é adaptada de acordo com a identidade e necessidade das empresas, de forma a guiar e incentivar as empresas a serem mais competitivas, sustentáveis, cooperativas e que gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Palavras-chaves: Prêmios nacionais da qualidade; MEG; Melhoria das práticas de gestão.

Abstract: The study aims to analyze national quality awards more internationally known and its origins, emphasizing the Model of Excellence in Management, released by the National Quality Foundation in the 90s, to stimulate and support the Brazilian organizations in development and evolution of its management to become more competitive in the short and long term in the world market. It also allows assessing the degree of maturity management, through managerial process and organizational results. The benefits provided by the adoption of the model are multiple and internally impact the organization, through learning and commitment of employees, and externally with positive financial results. The adoption of the management model is adapted according to the identity and needs of the companies, in order to guide and encourage companies to be more competitive, sustainable, cooperative and create value for society and other stakeholders.

Keyword: National quality awards; Excellence Model in Management; Improvement of management practices.

  1. Introdução

A crescente competitividade entre as empresas no mundo torna-se o ponto chave para as pesquisas referentes às diversas estratégias da gestão, provocando uma contínua busca nas implicações do desempenho das organizações. As práticas da Administração da Qualidade Total, ou Total Quality Management, têm sido difundidas, no mundo inteiro, por meio dos chamados prêmios de qualidade (HOURNEAUX, CORREA, MAXIMIANO, 2006). 

Visando aumentar o desempenho das empresas foram criados os seguintes prêmios de qualidade: o Prêmio Deming, originário do Japão; o Prêmio Malcom Baldrige, dos Estados Unidos; o prêmio Europeu da Qualidade, da European Foundation for Quality Management (EFQM); e o brasileiro Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) (MAVROIDIS, TOLIOPOULOU e AGORITSAS, 2007).

Neste sentido as organizações usam cada vez mais modelos de referência, como um modo de avaliar o seu nível de excelência. Por isso, os prêmios da qualidade são extremamente importantes, pois eles são instrumentos próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Utilizando dos Modelos de Excelência em Gestão, de cada prêmio, como referência, as organizações podem realizar uma auto-avaliação e obter um diagnóstico exato da gestão organizacional, além de candidatar-se aos prêmios da qualidade.

No presente artigo, a seção 2 apresenta o referencial teórico, contendo os principais prêmios existentes, o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e os benefícios econômico-financeiros alcançados com sua implantação. A seção 3 aborda a metodologia de pesquisa utilizada e por fim, a seção 4 apresenta as considerações finais do estudo.

  1. Referencial teórico

2.1 Prêmio Deming

Os objetivos do prêmio Deming são disseminar a qualidade por meio do reconhecimento de melhorias de desempenho organizacional e a busca da melhoria contínua e a extensão da gestão da qualidade aos seus fornecedores (SHARMA & TALWAR, 2007).

O prêmio Deming busca a excelência no desempenho baseado no Gerenciamento da Qualidade Total ou Total Quality Management. Este é o mais importante dos prêmios concedidos no mundo e surgiu na década de 1950 pela Associação Japonesa de Ciências e Engenharias (JUSE), em homenagem ao Dr. Willian Edward Deming. Este prêmio tem sido concedido anualmente a empresas que promovem o aprimoramento da qualidade e da gestão.

2.2 Prêmio Nacional da Qualidade Malcom Baldrige

O Prêmio Malcolm Baldrige foi criado em 1987. A sua finalidade foi estimular a qualidade dos produtos fabricados nas empresas norte-americanas que tinham como critérios competitivos a excelência e a satisfação dos clientes (NIST, 2009).

Durante a década de 80, os Estados Unidos começaram a perceber uma redução do seu mercado mundial com relação ao Japão. Neste momento, os americanos perceberam as vantagens de investir em sistemas de qualidade de gestão. O Prêmio Nacional da Qualidade Malcom Baldrige se apresentou como o primeiro Total Quality Management (TQM) modelo completo, bem estruturado, com um procedimento de avaliação detalhado.

Sharma e Talwar (2007) complementam que o prêmio foi instituído visando promover a sensibilidade para a qualidade de modo a melhorar suas práticas de qualidade e aumentar a competitividade das empresas americanas; identificar os requisitos para a excelência; facilitar a comunicação e o compartilhamento das melhores práticas de gestão entre organizações americanas; servir como ferramenta de trabalho para orientar o planejamento organizacional e oportunidades de aprendizagem. Os prêmios Malcolm Baldrige apresentam uma estrutura própria que mostra a organização numa perspectiva sistemática, como pode ser visualizada na Figura 1.

[pic 1]

 

                Figura 1- Modelo de excelência do Prêmio Malcom Baldrige

                              Fonte: NIST, 2009.

2.3 Prêmio Europeu de Qualidade

O Prêmio Europeu de Qualidade (European Foundation for Quality Management - EFQM) é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 1988. Seu público-alvo são empresas que buscam melhorar a seu desempenho com os clientes e abrir novas oportunidades de negócios (VASCONCELLOS, FORTUNA e LUCAS, 2012).

Em 1991 o EFQM criou o Modelo de Excelência “European Foundation for Quality Management”, como uma ferramenta indispensável para a avaliação e melhoria do nível de competitividade das organizações (BOAS, COSTA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (405.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com