TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Necessárias Para Ajustar Os Processos De Gestão Ao Modelo De Excelência Da Gestão - MEG Do PNQ. Análise Do Critério De Liderança.

Casos: Ações Necessárias Para Ajustar Os Processos De Gestão Ao Modelo De Excelência Da Gestão - MEG Do PNQ. Análise Do Critério De Liderança.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho final da disciplina Gestão da Qualidade

“Ações necessárias para ajustar os processos de gestão ao Modelo de Excelência da Gestão – MEG do PNQ. Análise do critério de Liderança.”

Rio de Janeiro, RJ.

Novembro/2012

“Ações necessárias para ajustar os processos de gestão ao Modelo de Excelência da Gestão – MEG do PNQ. Análise do critério de Liderança.”

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão da Qualidade para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro, RJ.

Novembro/2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. 3

2. A ANÁLISE DO DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO. 4

2.1. Como são identificadas as necessidades de informações comparativas para analisar o desempenho operacional e estratégico da organização? 4

2.2 Como a direção avalia o desempenho operacional e estratégico da organização considerando as informações comparativas, o atendimento aos principais requisitos das partes interessadas e o seu grau de satisfação, visando ao desenvolvimento sustentável da organização? 4

2.3 Como são consideradas, na análise do desempenho da organização, as variáveis dos ambientes interno e externo relevantes para o êxito das estratégias? 5

2.4 Como são avaliados o êxito das estratégias e o alcance dos respectivos objetivos da organização a partir das conclusões da análise do seu desempenho? 6

2.5 Como as decisões decorrentes da análise do desempenho da organização são comunicadas à força de trabalho, em todos os níveis da organização, e a outras partes interessadas, quando pertinentes? 7

2.6 Como são acompanhadas a implementação das decisões decorrentes da análise do desempenho da organização? 7

3. CONCLUSÃO. 9

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO.

Para que as organizações sobrevivam de forma sustentável em um mundo de economia globalizada, num mercado Internacionalizado e altamente competitivo, se faz necessário que estas busquem uma maior competitividade de seus produtos e serviços com qualidade.

Um produto ou serviço com qualidade pode ser definido como aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo as necessidades e expectativas do cliente. Para alcançar essas necessidades e expectativas precisa-se de uma gestão da qualidade e atingir a excelência.

No sentido de atingir o mais alto grau da qualidade, as organizações precisam estruturar as suas práticas de gestão por meio de modelos sistêmicos de gestão, como o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), que em razão de sua flexibilidade e por não prescrever ferramentas e práticas de gestão, pode ser útil para a avaliação, o diagnóstico e o desenvolvimento do sistema de gestão da organização. Isso implica em validar orientações, liderando as ações necessárias a excelência do desempenho.

Alcançar a liderança exige que os gestores das organizações sirvam de exemplo comprometimento com comportamento claro e ético, habilidades de planejamento, comunicação e de análise. As ações dos líderes devem levar ao estabelecimento e manutenção de relações com todas as partes interessadas, de forma a obter também o comprometimento necessário para concretizar a visão da organização atuando como parte de em uma rede no mercado e na sociedade.

Instituir um sistema de governança considerando um processo para levantamento e mapeamento de riscos, tomada de decisões e promover a análise do desempenho da organização por meio de processos estruturados que indicam os resultados alcançados, são ações fundamentais da liderança.

No critério de excelência Liderança, este aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

2. A ANÁLISE DO DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO.

2.1. Como são identificadas as necessidades de informações comparativas para analisar o desempenho operacional e estratégico da organização?

As maiores dificuldades ao se avaliar o desempenho de sistemas complexos concentram-se na identificação e na eliminação das particularidades físico-operacionais que podem alterar as comparações e dissimular algumas ineficiências do desempenho operacional e estratégico da organização.

As informações comparativas para melhoria dos processos e práticas de gestão são provenientes da pesquisa das características e do desempenho da operação dos processos e práticas de gestão de outras organizações que tenha a mesma finalidade que os processos e práticas da organização. Os processos podem abranger tanto os principais do negócio como os de apoio. De forma que ao estabelecer indicadores e critérios capazes de identificar as diferenças entre os elementos para exclui-las da comparação, criando um instrumento de gestão útil, de alto nível e marcado pelo cuidado suficiente para alcançar o propósito desejado.

Para uma boa gestão, não se pode prescindir de um bom sistema de informações que objetive coletá-las, sistematizá-las e transformá-las em material útil, não só para análise do passado, mas como orientação para o crescimento futuro. Aqui não há necessidade de lembrar que um sistema de Tecnologia da Informação (TI) envolve todas as áreas funcionais da organização, fornecendo inclusive, programas que apoiem tanto as estratégias genéricas como as funcionais.

2.2 Como a direção avalia o desempenho operacional e estratégico da organização considerando as informações comparativas, o atendimento aos principais requisitos das partes interessadas e o seu grau de satisfação, visando ao desenvolvimento sustentável da organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com