TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO NAS CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE DE EMPRESAS E SERVIÇOS

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM

SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso 

[pic 1][pic 2]Natalício Ferreira Lóz Júnior 

Trabalho da disciplina Introdução à engenharia de segurança do trabalho 

                                                      Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira

 

 

Arapiraca  

2021

 

SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B) 

 Referências: SPEAR, Steven J. Escola de Negócios de Harvard. Rev. 30 de março de 2000.

Desde que se tornou CEO da Alcoa, em 1987, Paul O’Neill enfatizou e priorizou a criação de um ambiente de trabalho seguro em suas unidades de negócios, divisões ou plantas.

[pic 3]Sua metodologia usual proporcionou a qualificação dos seus grandes líderes para o desenvolvimento de habilidades voltadas a liderança segura; implementou a geração e análise de relatórios com informações emitidas pelos funcionários sobre os problemas, necessidade de assistência e méritos; e, evidenciou coletivamente o cuidado a vida.

Em suas reuniões gerencias, O’Neill sempre pontuou o histórico de segurança nas unidades. No dia 10 de maio de 1996, na reunião anual da empresa, o CEO mencionou orgulhosamente o progresso obtido em medidas de segurança e lucratividade.  

Contradizendo seus argumentos de melhoria contínua a irmã Mary Margaret, representante da ordem religiosa que possuía 50 ações na empresa, citou problemáticas relacionadas a remuneração, condições de trabalho e ausência de feedbacks da empresa sobre essas questões nas instalações do México.  

Diante das alegações conflitantes aos valores divulgados, O’Neill assegurou realizar uma investigação e correção dos fatos. Por conseguinte, elaborou um de plano de ação e encaminhou uma equipe com seis especialistas da área para visitar cinco fábricas.  

As fábricas do México faziam parte da unidade de negócios Alcoa Fujikura (AFL), e possuíam excelentes resultados de receita e segurança. Confirmando a fala do diretor de meio ambiente, saúde e segurança (EHS), José Taragano, que a segurança é adicionadora de lucros e não um trade-off.  

No dia 17 de maio, a equipe emitiu o relatório de investigação realçando proeminência nas operações mexicanas – baixo índice de afastamento de funcionários do trabalho em decorrência a doenças/lesões e o terceiro melhor salário da região. Todavia, também identificou a ausência da transmissão de alguns incidentes para a sede da empresa.

 

[pic 4]

                                                                                                              Outubro 1994 

[pic 5]                 Fábrica # 1:  

                 36 funcionários apresentaram sintomas semelhantes ao da

                 fábrica # 4;  

Colaboradores foram levados ao hospital para observação e

 tratamento.

 

Segundo o consultor tais sintomas eram consequentes da aspiração por monóxido de carbono; como medida corretiva foi recomendado a substituição de empilhadeiras a gás por empilhadeiras elétricas e instalação de ventiladores. Tais medidas foram avaliadas e aplicadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (172.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com