TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS ERGONOMICAMENTE CORRETAS EM ATIVIDADES INDUSTRIAIS

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 18

A INFLUÊNCIA DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS ERGONOMICAMENTE CORRETAS EM ATIVIDADES INDUSTRIAIS

JULIANA G. DIAS1, JULIO B. OLIVEIRA2, MICAEL G. SOUZA3, PAULO E. SOUZA4.

1Aluno Engenharia de Produção Mecânica da Unip-Sorocaba, Juliana Gonçalves Dias. Email: juh_gdias@hotmail.com.

2Aluno Engenharia de Produção Mecânica da Unip-Sorocaba, Julio Barros de Oliveira. Email: juliob.oliver@outlook.com

3Aluno Engenharia de Produção Mecânica da Unip-Sorocaba, Micael Gomes de Souza. Email: micael.g@live.com

4Professor Engenharia de Produção Mecânica da Unip-Sorocaba, Esp. Paulo Eugênio Souza. Email: pauloeugeniosouza@gmail.com

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo teórico que trata a conveniência de introduzir nas diretrizes de um projeto de automação dos postos de trabalho a importância da ergonomia. Sendo assim, enfatiza a assistência da ergonomia ao procedimento de aquisição de tecnologias inovadoras que, além de transformar o caráter do trabalho e a produtividade influencia ainda na saúde de trabalhadores. Ao analisar as versatilidades na iniciação de um projeto ou na ocasião de novas tecnologias, possibilita-se uma otimização da qualidade de trabalho, tornando-se flexível e amortizando a centralização atribuída pelo trabalho situado, cujo modelo é, comumente, um trabalhador de média estatura, com bom treinamento, e que exerce suas funções em um posto já estável.

PALAVRAS- CHAVE: Processos Produtivos. Ergonomia. Tecnologias.

1. INTRODUÇÃO

        

A ergonomia é um aspecto muito importante dentro de uma empresa, pois a falta dela pode ocasionar dores ou até mesmo lesões,

que são conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) devido ao esforço físico exercido dentro do ambiente de trabalho. Alguns trabalhadores que são submetidos a exigências físicas importantes no trabalho podem não apresentar sintomas de imediato, mas comprometendo o indivíduo aos poucos, levando futuramente a manifestação da dor (MÁSCULO; VIDAL, 2011).

Basicamente intermediações ergonômicas incidem em relação à carga física de trabalho e ao trabalho braçal. O trabalho braçal é aquele que exige alto esforço físico, aplicando muita energia, e exigindo muito do sistema cardiocirculatório e pulmonar (IIDA, 2005).

A mecanização vem amortizando o esforço físico do trabalhador em muitas empresas. Contudo, em algumas empresas onde o espaço físico é limitado, alguns trabalhadores precisam carregar manualmente peças pesadas, ferramentas, materiais entre outros, alguns chegando a pesar mais de 20 kg (IIDA, 2005).

        Ainda, pode ocorrer a ausência ou redução significativa da produtividade caso algum trabalhador venha a ser prejudicado por doenças associadas ao exercício da atividade. A partir deste contexto, este trabalho é importante porque busca a elaboração de um estudo, justamente propondo a importância da adoção de praticas ergonomicamente corretas sendo influenciadas pela mudança do arranjo físico de uma empresa, utilização de métodos e ferramentas de melhoria e o desenvolvimento de tecnologias, que auxiliem o trabalhador no carregamento de cargas.

2. REVISÃO DE LITERATURA

        

O projeto é iniciado com uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de aprimorar o conhecimento sobre a ergonomia, sendo essencial para o entendimento do estudo teórico.

A pesquisa é realizada por meio de referências teóricas já analisadas e publicadas através de meios físicos e eletrônicos como livros, artigos científicos, web sites acadêmicos etc. De acordo com Pontes (2005, p. 51) "[...] toda a pesquisa, seja de laboratório ou de campo, deve ter o apoio e o respaldo de uma pesquisa bibliográfica preliminar [...]”, onde se pretende alicerçar o presente artigo por intermédio da fundamentação teórica.

2.1 Ergonomia

Segundo Iida, 2005 “[...] a ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem [...]”. O trabalho junto com a ergonomia em si tem um alcance muito amplo, que engloba não apenas máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, mas também toda a situação em que ocorre a interação entre o homem e alguma atividade produtiva. Isto não se aplica apenas no espaço físico, mas em todo aspecto organizacional, que abrange as áreas de planejamento e projetos (IIDA, 2005).

A ergonomia é sempre iniciada com uma análise das características do trabalhador, e após essa análise é realizado um ajuste do posto de trabalho ou tipo de processo onde trabalhador consiga executar sem colocar em risco sua saúde ou integridade física de acordo com suas barreiras. É indispensável citar que essas adaptações são sempre feitas do trabalho para o homem, e nunca ao contrário, pois causaria extrema dificuldade nas operações de máquinas ou condições que exijam do trabalhador (IIDA, 2005).

A ergonomia focaliza vários fatores dominantes no desempenho do sistema produtivo para extinguir as consequências prejudiciais ao trabalhador, como diminuir estresse, a fadiga, erros em operações e acidentes, alcançando então segurança, satisfação, saúde mental e física dos trabalhadores, durante todo o período de trabalho (IIDA, 2005).

2.2 Ergonomia na indústria

A ergonomia como um todo contribui para melhorar a eficiência, credibilidade e a qualidade de todas as operações industriais. Isso é feito de três formas básicas: aprimoramento do sistema homem-máquina-ambiente, organização do trabalho e uma otimização das condições de trabalho (IIDA, 2005).

A primeira é o aprimoramento do sistema homem-máquina-ambiente que ocorre na fase do projeto de máquinas, equipamentos e postos de trabalho ou na mudança de sistemas que já existem se adequar-se as competências e limitações do operador (IIDA, 2005).

A segunda se trata dos aspectos organizacionais do trabalho, buscam reduzir a fadiga e a monotonia, que é sobretudo causada pelo trabalho repetitivo e também a falta de motivação causada pela extrema falta de participação em decisões sobre o próprio local de trabalho (IIDA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com