TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTABILIDADE NO PROCESSO DE SOLDAGEM SUBAQUÁTICA MOLHADA

Por:   •  6/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

INSTABILIDADE NO PROCESSO DE SOLDAGEM SUBAQUÁTICA MOLHADA

Área de Concentração da Pesquisa: Solda Subaquática Molhada / Eletrodo Revestido / Mecânica

LOPES JUSTINO PEREIRA, Eduardo, eduardolopesjp@hotmail.com; de ALMEIDA RIBEIRO, Lúcia, englucia2008@gmail.com.

FATEC, Centro Paula Souza, Pindamonhangaba, Brasil

1 Introdução

A solda subaquática molhada é usada cada vez mais em instalações offshore e trata-se de um processo singular por se tratar de ambientes submersos (PESSOA et al., 2003).

Por ser realizada em contato direto com meio aquoso, a soldagem molhada é um processo bastante complexo. Diversos problemas surgem com a dissociação das moléculas de água (H2O) gerada pelo calor elétrico e também pelo rápido resfriamento que o ambiente proporciona à solda (Silva et al., 2013).

Há também diversos outros tipos de soldagens subaquáticas, tais como: soldagem úmida, soldagem seca localizada, soldagem em caixa seca, câmara de soldagem e soldagem em habitat.

No cenário atual, a busca por recursos se intensifica cada vez mais em ambientes marinhos e profundos, a soldagem subaquática molhada cresce ao mesmo passo e proporcionalmente as adversidades que envolvem este processo. As pesquisas nesta área são ainda poucas e restritas e nos últimos 15 anos tem se investido nesta área em geral principalmente no Brasil.

2 Metodologia e Materiais

Este projeto se baseia incialmente em estudos já publicados em periódicos especializados e em artigos científicos. Utilizou-se a biblioteca da Fatec Pindamonhangaba, com visitas à biblioteca da FEG em Guaratinguetá para melhor obtenção de resultados.

O aluno realizou visita ao Senai IST Firjan na cidade de Rio de Janeiro para conhecer as instalações de qualificação de mergulhadores comerciais, e pode ter acesso a materiais didáticos passados pelos professores desta unidade do Senai Firjan.

Para que se concretizassem os estudo feitos na Fatec de Pindamonhangaba, iniciou o projeto de construção de um pequeno tanque para que sejam realizadas as soldas molhadas. E para a construção deste, a empresa Tenaris Confab disponibilizou um tubo com as seguintes dimensões:

Diâmetro:

Comprimento:

Espessura:

Com o tanque devidamente pronto, será analisado resultados de soldas e cortes subaquáticos comparando diversos parâmetros do processo e o meio aquoso.

3 Resultados e Discussões

A visita ao Senai IST Firjan foi de grande aprendizagem, onde o aluno conheceu o tanque de qualificação de mergulhadores, câmara hiperbárica, consumíveis utilizados na solda subaquática e no corte subaquático, fonte de soldagem e demais equipamentos. O aluno foi presenteado com a apostila elaborada pelos próprios professores do curso de mergulhadores do Senai, contendo material didático de auxílio as aulas praticas de qualificação.

4 Conclusões

A construção de um tanque para este tipo de processo na Fatec de Pindamonhangaba será um passo a mais para o desenvolvimento tecnológico, não só na região do Vale do Paraíba, mas para o estado de São Paulo e para o Brasil. A possibilidade de apresentar aos alunos e empresas interessadas em melhorias de processos de soldagem, um laboratório equipado com este tipo de processo, com muito a se estudar, pode ser algo de grande avanço na área offshore, que sofre com a falta de mão de obra qualificada e estudos sobre suas variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (920.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com