TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTALAÇÃO DE TERMINAIS NO PARQUE DO IBIRAPUERA: PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TELAS

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM I – A INSTALAÇÃO DE TERMINAIS NO PARQUE DO IBIRAPUERA: PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TELAS

                                                         ALISSON KUHN, RA 2034221.

IVOTI, 21 de março de 2019.

RESUMO

                O projeto integrado multidisciplinar I apresenta um estudo dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de fundamentos de sistemas operacionais, lógica, desenvolvimento sustentável e estatística, demonstrando a implantação de um terminal de computadores no Parque Ibirapuera, localizado no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. O parque apresenta uma grande extensão, com cerca de 160 hectares, e devido a sua grande variedade de atrativos para o público, desde passeios culturais e educativos, até museus e monumentos históricos, é o parque mais visitado da América do Sul.

                 Devido a essa grande extensão e variedade de atrações, viu-se a necessidade da implantação de um sistema que auxiliasse os visitantes do parque, mostrando a programação do local, como o horário de cada evento, o local dos shows, quadras esportivas etc.

                Através da realização desse trabalho, busca-se aperfeiçoar o passeio dos visitantes e turistas, tornando a visita mais agradável através das informações que serão transmitidas por telas, localizadas em pontos estratégicos em todo o parque urbano. Os terminais serão projetados visando e respeitando o desenvolvimento sustentável.

             

         Palavras chaves: terminal de computadores, parque Ibirapuera, fundamentos de sistemas operacionais, lógica, desenvolvimento sustentável, estatística.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

          Nesse trabalho criarei um projeto de implantação de terminal de computadores em parques urbanos, com o intuito de auxiliar o passeio dos visitantes, mostrando informações sobre todo o local.

          Utilizarei como base e local de implantação do terminal projetado, o famoso Parque metropolitano e ícone na cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. Hoje temos dentro do Parque um viveiro que leva seu nome, Viveiro Manequinho Lopes, local aberto à visitação pública e que abriga uma diversidade de plantas e orquídeas.

           O famoso parque, inaugurado em 21 de agosto de 1954, como já citado, possui uma grande extensão, 1.584.000m² (158 hectares), e por isso, usarei este parque urbano para implantar o projeto de terminal de computadores.

           O trabalho, em toda sua extensão, respeitará as regras do desenvolvimento sustentável, propondo a utilização do mínimo possível de energia elétrica, e gerando pouco resíduo. Para que os terminais trabalhem de forma eficiente, será selecionado um sistema operacional que atenda a todos os requisitos para uma boa propagação das informações do parque.

            Para complementar este trabalho, serão realizadas pesquisas bibliográficas, para que as informações do trabalho não se limitem apenas ao conteúdo proposto nas aulas.

2. DEFINIÇÃO DE PARQUE URBANO

           Os parques urbanos são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes. Em sua maioria, oferecem também serviços culturais; como museus, casas de espetáculos e centros culturais e educativos. Também estão frequentemente ligados a atividades esportivas, com suas quadras, campos, ciclovias etc.

         A grande vantagem dos parques urbanos é propor aos moradores de metrópoles a opção de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, fauna e flora, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. É neles que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que faz deles uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

2.1 Parques urbanos no Brasil

O Brasil possui grandes parques urbanos, com áreas verdes, pistas de corrida, campos de futebol, quadras, lanchonetes, shows e muitas outras grandes atrações. Dentre os principais parques urbanos no Brasil, vale destacar:

  • PARQUE DA INDEPENDÊNCIA – parque localizado na cidade de São Paulo/SP possui uma área total de 161.300 m². O local abriga o famoso Museu do Ipiranga.
  • PARQUE LAGE- parque urbano localizado no Rio de Janeiro/RJ, mais precisamente aos pés do corcovado, onde está a estátua do cristo redentor, o local possui uma ampla área verde para piquenique.
  • JARDIM BOTÂNICO – outro grande parque urbano localizado no Rio de Janeiro/RJ possui um importante instituto de pesquisas e uma biblioteca com um dos maiores acervos especializados do mundo.
  • PARQUE FARROUPILHA – localizado na capital gaúcha Porto Alegre, possui uma área de mais de 37 mil hectares. O parque possui uma grande variedade de atrações: passeios de trem, pedalinhos, comércios etc.
  • PARQUE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE – localizado em Belo Horizonte/MG, possui uma área total de 182 mil m². O parque reúne em seu território, quadras de tênis, pistas de patinação, pistas de caminhada e aparelhos de ginástica. Possui também monumentos, teatros, orquidários e passeios de barcos.
  • PARQUE DAS NAÇOES INDÍGENAS – parque localizado na cidade de Campo Grande/MS, possui cerca de 120 hectares e preserva uma reserva ecológica. Possui uma extensa pista de caminhada e um grande lago que corta toda a extensão do parque.
  • PARQUE DAS DUNAS – parque localizado em Natal/RN, possui cerca de 1172 hectares de dunas e mata atlântica, é o segundo maior parque em área urbana do país, atrás apenas da floresta da Tijuca, no rio. Possui inúmeras atrações para os visitantes, com trilhas e passeios.

2.2 Dados e estatísticas

           Após pesquisas bibliográficas sobre definições e alguns dos parques mais conhecidos do Brasil; também foi coletado dados e estatísticas sobre o número de parques antigamente e atualmente em algumas das capitais do país. Após a coleta dos dados e estatísticas, pode-se fazer as seguintes afirmativas e conclusões acerca dos parques urbanos em território nacional:

- O número de parques urbanos na cidade de São Paulo atualmente é quase três vezes maior comparado com o século XX: até 2000 eram cerca de 40 parques urbanos, já no ano de 2017 foram registrados 116 no total. São números animadores, pois os parques proporcionam aos moradores da cidade um contato com a natureza, com áreas de realização de atividades físicas e atrações, gerando uma melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (242.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com