TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implementação de processo de reutilização de óleo mineral utilizado em extrusoras hidráulicas de alumínio

Por:   •  30/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.580 Palavras (19 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Implementação de processo de reutilização de óleo mineral utilizado em extrusoras hidráulicas de alumínio

         

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador V para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

Colina - SP

2020


ROMÃO, A. A. S.; BASSO, A. O. P; de MELO, C. C.; CHAGAS, C. R.; FELICE, J. G. JUNIOR, L. J.; BORDUCHI, M. Implementação de processo de reutilização de óleo mineral utilizado em extrusoras hidráulicas de alumínio. 25f. Relatório Técnico - Científico. Engenharia de Produção – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Lucilene dos Reis Barros Ferreira. Polo: Colina, 2020.

RESUMO

Observa-se nos dias atuais, que o comércio e indústria no ramo de alumínio extrusados está crescendo em diversos segmentos como, por exemplo, utilizados em perfis para linha moveleira, vidros temperados, portas e janelas. Para tanto, aplicar as informações apresentadas na legislação ambiental e também os conceitos da Indústria 4.0 tem impactado positivamente através da redução de custos, aumento da produtividade e na melhoria dos controles de processo produtivo, e estes conceitos indicam uma intensa transformação nas indústrias. Com base no presente projeto objetivou-se realizar um estudo focado na reutilização do óleo mineral empregado em extrusoras hidráulicas de alumínio através do processo de filtragem e purificação. Para tal é necessária a implementação de sensores no sistema para a coleta de variáveis que caracterizam a qualidade do óleo, determinando os padrões e tendências e, assim, servindo de base para a decisão do momento de troca do referido produto. Até o presente momento realizou-se a busca de dados para caracterização do óleo e mecanismos de controle que podem ser aplicados no sistema, tomando o cuidado de verificar se a pesquisa tem um embasamento positivo.

PALAVRAS-CHAVE: Indústria 4.0; Reutilização de óleo; Sustentabilidade.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 PROBLEMA E OBJETIVOS        5

2.1.1 Objetivo geral        5

2.1.2 Objetivo específico        5

2.2. JUSTIFICATIVA        5

2.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.3.1 Indústria 4.0        6

2.3.2 Sustentabilidade        9

2.3.3 Lubrificantes industriais        11

2.4. APLICAÇÃO DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS NO PROJETO INTEGRADOR        12

2.5. METODOLOGIA        14

3. RESULTADOS        15

3.1 SOLUÇÃO INICIAL        15

3.2 SOLUÇÃO FINAL        15

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        22

APÊNDICE A – Pesquisa de opinião        24

  1. INTRODUÇÃO

Em um primeiro momento, vale lembrar que as organizações apresentam comportamentos semelhantes aos dos seres vivos em relação ao seu desenvolvimento e crescimento. Para Marques (1994), este ciclo de vida resume-se a nascimento, infância, adolescência, maioridade, envelhecimento e morte. Assim, cada fase apresenta uma combinação intrínseca de atividades gerenciais e empreendedoras e, a transição de uma fase para a outra requer adaptações estruturais e funcionais.

Desde o século XVIII, com o início da Revolução Industrial, o setor da fabricação ocupa o centro da economia mundial e, para atender às preferências desenvolvidas pelos consumidores e manter-se viva no mercado é preciso ir além de preço e qualidade, já que a competição, agora, leva em consideração a flexibilidade, variedade, rapidez e tempo (PAIVA et al., 2004). E é neste cenário que surge o desenvolvimento da Indústria 4.0.

Em 2011, durante uma feira em Hannover, surgiu uma proposta estratégica pelo governo alemão de integrar os Ciber Physical System à Quarta Revolução Industrial (FALCÃO, 2019). Através dos recursos tecnológicos disponíveis pela Internet, este conceito visa a integração de pessoas, objetos e máquinas criando um sistema industrial inteligente, que busca a otimização dos processos produtivos, tornando-se mais autônomo, ágil e econômico.

Além do conceito citado anteriormente, a sustentabilidade é outro fator que tem impulsionado as organizações a se tornarem mais competitivas no mercado, como parte de uma estratégia comercial e de marketing.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano em 1972 em Estocolmo, surgiu o conceito de sustentabilidade, o qual está relacionado a um conjunto de estratégias ecologicamente corretas, que buscam aumentar a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, suprindo as necessidades do presente (SZABO et al., 2019).

Assim, com a intenção de integrar os conceitos da Indústria 4.0 através de seus pilares, em especial o da análise de dados, e de sustentabilidade, o presente trabalho propõe a implementação de processo de reutilização de óleo mineral em extrusoras hidráulicas de alumínio como forma de otimizar o processo de fabricação de perfis de alumínio em uma empresa localizada no município de Bebedouro – SP.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 PROBLEMA E OBJETIVOS

Os objetivos do trabalho são divididos em dois tópicos: o objetivo geral e o objetivo específico.

2.1.1 Objetivo geral

Reutilizar o óleo mineral empregado em extrusoras hidráulicas de alumínio através do processo de filtragem e purificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com