TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Tecnologia Da Informação No Auxílio à Administração

Trabalho Universitário: A Importância Da Tecnologia Da Informação No Auxílio à Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  5.410 Palavras (22 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 22

1. Resumo

2. Introdução

3. Considerações Teóricas

3.1 Administração

3.1.1 Influências Da Administração

3.1.2 Teoria Geral Da Administração (tga)

3.2 Tecnologia Da Informação

3.2.1 Tecnologia

3.2.2 Informação

3.2.3 Dados X Informação X Conhecimento

3.2.4 Sistemas De Informação (s.i)

3.2.5 Definição De Tecnologia Da Informação

3.2.6 Profissional De Tecnologia Da Informação

3.2.7 Administrador De Tecnologia Da Informação (ti)

4. A Importância Da Tecnologia Da Informação No auxilio à Admnistração

4.1 Histórico Do Sebrae/al

4.2 Missão

4.3 Prioridades

4.4 Diretrizes Estratégias Locais

4.5 Composição Do Sebrae/al

4.6 Projeto Do Sebrae Utiliza O Meio Digital Como Aproximação De empresas (e- Commerce).

4.7 Sistema Utilizado Como Gerenciamento De Relacionamento De clientes (crm) – Customer Relationship Management

4.8 Administrativo Financeiro

5. Conclusão

6. Recomedações

7. Referências

1. RESUMO

O objetivo da presente monografia foi de realizar um estudo que possibilite uma reflexão a cerca da Importância da Tecnologia da Informação no Auxílio à Administração. A matriz teórica analítica que fundamentou a elaboração desta nos referenciais de James O´Brien, José Osvaldo De Sordi, Denis Alcides Rezende, Aline França de Abreu, entre outros, que se empenharam de forma detalhada a questão da Importância da Tecnologia. Estes referenciais possibilitaram o desenvolvimento desta monografia, a partir de dados obtidos, analisando a importância da Tecnologia da Informação nos processos administrativos.

Palavras - chave: Tecnologia da Informação. Administração

ABSTRACT

The purpose of this monograph was to conduct a study to enable a discussion about the importance of Information Technology Help in the Administration. The theoretical matrix - analytical reasoning that the development of the benchmarks of James O'Brien, Jose Osvaldo De Sordi, Denis Alcides Rezende, France Aline de Abreu, among others, who were involved in detail the issue of the importance of benchmarks Technology.This allowed the development in this monograph from data, concluded on the importance of Information Technology in administrative procedures.

Keywords: Information Technology. Administration

2. INTRODUÇÃO

A história da organização iniciou há muitos anos (por volta de 15.000 anos) quando o homem, que somente vivia para o seu dia-a-dia, foi evoluindo de acordo com as necessidades. Ou seja, o homem, que era nômade, fixou-se à terra e veri ficou que tinha a necessidade de controlar sua produção. Iniciaram-se assim idéias de planejamento, organização, direção administração de pessoal

Aos poucos foram criados fundamentos da sociedade moderna, na medida em que houve necessidade de comercialização da produção com outros povos. Esse intercâmbio comercial levou ao aparecimento da sociedade mercantil. Desta forma, foi gerada a necessidade de criar regulamentos e organizações para proteger as pessoas e regular os acordos. Surgiu desta maneira a empresa, como elemento crucial para o funcionamento da sociedade moderna.

Diante do avanço das tecnologias na área da informática, a grande maioria das empresas enfrenta desafios relacionados às contínuas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados os conhecimentos.

O gestor deve conhecer os fatores importantes na sua administração e implementação, enfocando sempre as tendências e as transformações provocadas pelo uso das tecnologias da Informática em geral.

Sabemos que a combinação das opções tecnológicas é algo que deve ser considerado pelas organizações, em função da gestão da informação apresentar sempre desafios para a tecnologia da informação.

Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo geral: demonstrar a importância da Tecnologia da Informação no Auxílio à Administração e com o objetivo específico de aplicar este conceito num estudo de caso, em uma grande organização com foco nas áreas de atendimento ao Cl iente, Comércio Eletrônico e nos Processos Administrativos Financeiros.

Desta forma, veremos no capítulo 1 as considerações teóricas que solidificaram este trabalho, abordando a Administração, Tecnologia da Informação e as funções do administrador. Em seguida, no capítulo 2, temos o estudo de caso, com as ferramentas aplicadas para atender os objetivos do trabalho, bem como a conclusão e as considerações finais para trabalhos posteriores.

3. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

3.1 Administração

Sobre o seu conceito, observa-se Houssais (2001):

Administração é ato, processo ou efeito de administrar, ato de reger, governar ou gerir negócios públicos ou particulares modo como se rege, governa ou gerir negócios públicos; a direção, a chefia no organograma de um estabelecimento público ou particular; conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter à produtividade a um controle de qualidade, para obtenção de um resultado eficaz; a prática, a execução de tais normas e funções; qualquer secretária, repartição, divisão, etc, que tenha em sua chefia um administrador; corpo de funcinários administrativos de uma empresa particular ou repartição público, instalação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com