TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Direito

Ensaios: A Importância Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

É inquestionável a importância dos conhecimentos do Direito para a vida de qualquer indivíduo. Estamos mergulhados no Direito tal como o ar que respiramos, o Direito resguarda, defende, ampara e serve as pessoas em todos os momentos, o Direito regula as relações dos indivíduos na sociedade, o Direito é o conjunto de regras obrigatórias que servem para regular a convivência social ( professor Eduardo, sala de aula ).

Todo homem que vive em sociedade deve respeitar e seguir normas e regras, e dentro de si todos sabem o que é certo e errado, desde a infância o homem aprende certos valores que são passados de pais para filhos, pelas religiões, professores etc., são manifestações sociais que auxiliam o Direito, a moral a ética são regras de trato social.

Mais para isto, não basta apenas conhecer, precisamos saber aplicar e como exigir nossos direitos. O conhecimento jurídico fundamenta o conhecimento das leis e com isto o individuo passa a cobrar seus direitos mantendo uma conduta disciplinada na sua vida pessoal e profissional, evitando aborrecimentos.

Hoje em dia não é tão simples se valer do Direito, há casos que apenas uma orientação de uma pessoa mais esclarecida pode resolver, uma máquina de fazer pão por exemplo, caso ela vá para o conserto e volte faltando peças ou com defeito, o indivíduo pode se valer da lei do consumidor, mais existem casos mais complexos, como a compra de um Chevrolet 0km com a embreagem com defeito, neste caso é de bom senso a contratação de um Advogado.

O Direito e o homem se influenciam mutuamente, enquanto o Direito indica um dever que impõe regras de condutas obrigatórias, faz parte do processo de adaptação do homem, devendo este se adequar e obedecer estas normas, o homem também influencia na criação do Direito, obedecendo os valores que a sociedade elege como fundamentais.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »