TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão Ambiental para as empresas

Por:   •  19/4/2018  •  Artigo  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

Importância da Gestão Ambiental para as empresas

Alunos :

João Henrique Burrini Gonçalves Penido

Felipe Cardoso Campos

Oton Matheus Ribeiro

André Drummond Castro

Diógenes André Domingues

Ronnie Wagner de Oliveira

Luis Antônio Faustino

Bernardo Maciel Cordeiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo primário, identificar a importância da gestão ambiental dentro de uma empresa. Uma vez que é um assunto com grande pauta no contexto socioeconômico mundial, seu estudo e desenvolvimento está cada vez mais elaborado e necessário. Para o entendimento de tal importância foi realizado um estudo, centrado da norma ISO 14000, descrevendo seus sistemas, modo de utilização, e os benefícios tanto para organização quanto ao meio externo. Dessa maneira, foi possível contemplar e explicitar de uma forma geral o quão relevante é o tema gestão ambiental dentro de uma corporação.

Introdução

A responsabilidade das empresas quanto ao meio ambiente deixou de ter apenas característica compulsória para transformar-se em atitude voluntária, superando as próprias expectativas da sociedade. O comprometimento das empresas com a questão ambiental acompanha o processo de globalização das relações econômicas, impulsionado a partir da década de 70. Tal fato faz parte da construção de uma ética global, partindo das sociedades mais prósperas, pois os fenômenos de poluição transcendem as fronteiras nacionais e afetam grandes extensões regionais e mesmo o Planeta como um todo. Situar-se de acordo com as exigências legais, mediante ao sistema de gestão ambiental, deixa de ser apenas uma estratégia preventiva para constituir-se em vantagem competitiva e diferencial no mercado. Isto porque a qualidade ambiental exige um uso mais racional e produtivo de insumos, reduzindo os custos de produção. Além disso, as mudanças podem gerar novas oportunidades de negócios.

Diante de tal contexto e situado da importância da gestão ambiental nas empresas, os principais problemas enfrentados pelas corporações de uma forma geral, que estão relacionados diretamente com o meio ambiente, são:

Destruição da Camada de Ozônio: os gases CFCs lançados para a atmosfera se decompõe e o Cl liberado reage com a o ozônio, reduzindo a quantidade de O3.

Efeito Estufa: causado pelo lançamento de gases na atmosfera, principalmente CO2, que intensificam o isolamento térmico (que já é natural), do planeta;

Perda de biodiversidade, extinção de espécies.

Logo, para controlar e identificar formas de desgastar menos o meio ambiente com as ações indutriais, foi desenvolvida a Gestão Ambiental. O termo Gestão ambiental por si só já carrega a sua devida importância, uma vez que ele consiste no controle e diminuição dos impactos ao meio ambiente, a partir das atividades realizadas por organizações.

A regulamentação da gestão ambiental é realizada por instituições, chamadas instituições de normatização; são elas : ISO ( International Organization for Standardization ), EMAS ( Eco-Management and Audit Scheme – a nível europeu) e a ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas – no Brasil), sendo pioneira na definição de metodologias sobre sustentabilidade urbana. Todas elas têm como objetivo agir como auxiliadoras na estruturação e facilitação do controle sobre sua organização.

Fundamentação Teórica

Surgimento e implantação nas empresas

Foi na década de 70 que cientistas do MIT, realizaram um estudo sobre o crescimento populacional exacerbado em relação a pressão gerada em cima do planeta. Então a partir desse estudo houve uma crescente atenção voltada para a ecologia mundial, e levou a I Conferência Mundial sobre meio ambiente  (Chamada Conferência de Estocolmo, em 1972).

Como resultado dessa conferência, tivemos os custos de controle ambiental agregado aos custos de produção. Em um primeiro momento, esse aumento da receita não foi bem visto pelos empresários.

Mas a partir de 1990 a imagem mudou. Isso porque o consumidor entendeu que uma empresa que investia em controle ambiental, tinha maior credibilidade perante a sociedade, logo seu produto seria mais aceito pelo mercado.

A Conferência de Estocolmo foi o pontapé inicial para um debate mundial sobre o meio ambiente. A partir de então foram realizados outros encontros que possuíam em pauta, assuntos como: combate ao desperdício de recursos não-renováveis, de energia, de matérias primas escassas e combate a pobreza.

Desde então, o assunto sustentabilidade dentro das empresas cresceram vertiginosamente, surgindo diversas ferramentas de gestão ambiental como, por exemplo, o “ecodesign”. Outro termo muito utilizado hoje é ecoeficiência, que significa ter em todas as etapas de produção o interesse de utilizar o mínimo de matérias primas e energia gasta no processo, ou seja eficiência produtiva.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a gestão ambiental é definida como parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial. O principal objetivo é que o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas seja reduzido ao máximo.

Benefícios da Gestão Ambiental

A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.

O grande motivo para a preocupação com tais questões é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades. Logo, os benefícios apresentados por um bom sistema de gestão ambiental nas empresas são :

- Diminuição dos custos com matéria prima, água e energia

- Menor incidência de multas

- Melhoria da imagem da empresa perante aos clientes e fornecedores

Sistema de Gestão Ambiental ISO 14000

As normas ISO 14000 – Gestão Ambiental, foram inicialmente elaboradas visando o “manejo ambiental”, que significa “o que a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades” (ISO, 2000).

Assim sendo, essas normas fomentam a prevenção de processos de contaminações ambientais, uma vez que orientam a organização quanto a sua estrutura, forma de operação e de levantamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de dados e resultados (sempre atentando para as necessidades futuras e imediatas de mercado e, conseqüentemente, a satisfação do cliente), entre outras orientações, inserindo a organização no contexto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com