TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Metrologia na Indústria

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UNIRITTER

Metrologia

A Importância da Metrologia na Indústria

Autores:

Camila Alves Chu,

Márcio Santos Pinto,

Victor de Oliveira Brum

Porto Alegre, Setembro de 2018


INTRODUÇÃO

        Com o crescente desenvolvimento industrial proveniente do processo de globalização, torna-se cada vez mais necessária a busca por novas tendências e atualizações no mercado fabril mundial. Ao analisar as inovações industriais e seus impactos econômicos, as empresas passam a incorporar, se viável e lucrativa, as diversas tendências de mercado, ingressando de fato em uma espécie de competição no mercado mundial.

        Sendo assim, os investimentos em novas tecnologias, métodos de produção e qualidade de produto passam a obter maiores prioridades neste importante ramo da economia. Considerando ainda o nível cada vez maior de exigência dos clientes destas empresas, o investimento em pesquisas e controle na área de qualidade é um fator que deve ser priorizado neste processo. O setor de qualidade nas indústrias, apresenta como foco as especificações solicitadas através dos clientes, considerando em suas atividades a busca por uma melhoria contínua, otimizando processos, diminuindo os custos de produção, minimizando os desperdícios e consequentemente aumentando a qualidade final do produto.

        Neste cenário, os processos de medições tornam-se extremamente necessários para se obter as escalas e proporções solicitadas no produto final. Assim, ao realizar a manutenção da precisão e exatidão dos métodos, os processos de medição, conhecidos como Metrologia, levam à minimização do custo de produção e redução do custo de retrabalhos, quando efetivos e corretamente aplicados.

METROLOGIA

        Metrologia é a ciência da medição que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia. (INMETRO. VIM - 2. ed. Brasília, SENAI/DN, 2000 75p). Além disso, a Metrologia tem como finalidade traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição existentes, sendo que, no caso do Brasil, utiliza-se o sistema internacional de medidas (SI).

        Os estudos de Metrologia podem ser classificados em três grandes áreas: Metrologia Científica, Metrologia Legal, e Metrologia Industrial, sendo a última o foco de análise desta dissertação. A Metrologia Industrial é estabelecida como sistemas de medição cujo quais controlam processos produtivos industriais, sendo responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.

        A padronização dos resultados metrológicos, possibilitou às empresas otimizar integralmente seus processos, quantificando e medindo seus respectivos produtos de maneira mais efetiva e com uma qualidade cada vez maior.

        Em qualquer tipo de indústria, os instrumentos e equipamentos utilizados nos processos produtivos necessitam submeter-se a etapas das quais demonstrem que estão ou não aptos para a utilização. Com estes procedimentos que comprovam a aptidão dos equipamentos, surge a importância do uso da metrologia, que, aliada a instrumentos de medição qualificados, executa com perfeição a leitura das dimensões avaliadas. A metrologia industrial aplica os conhecimentos metrológicos no desenvolvimento da indústria e na melhoria da qualidade de produtos e serviços, de forma a certificar conformidade com especificações técnicas, na calibração dos padrões metrológicos da indústria e sua rastreabilidade aos padrões nacionais, no conhecimento de base tecnológica para assegurar a competitividade de produtos, na gestão das técnicas de medição e no atendimento às exigências impostas por normas técnicas e expectativas de clientes e usuários. Para garantir a qualidade do produto final, é de extrema importância que a metrologia industrial seja aplicada visando atingir as dimensões requeridas pelo cliente.

        Ao utilizar um determinado instrumento de medição durante um processo produtivo, torna-se fundamental a calibração e inspeção adequada deste instrumento, isso ocorre devido a variações conhecidas como “erros”. Sendo assim, variações na qualidade do material utilizado, no processo de fabricação, nas condições ambientais, desgaste físico dos componentes (mecânicos ou eletrônicos) e a própria interpretação inadequada do utilizador, poderão inserir variações nos resultados obtidos através das medições. Durante a calibração dos instrumentos de medição, o objetivo torna-se anular as imperfeições nos sensores e termômetros de temperatura, por exemplo, além de garantir que o controle do processo ocorra de acordo com um critério aceitável, de maneira a não causar danos à qualidade do produto a ser criado.  Além de calibrar os equipamentos em intervalos determinados, deve-se arquivar um certificado de calibração, usar parâmetros de medições nacionais ou internacionais (SI), ajustar o equipamento quando descalibrado, verificar os produtos produzidos através destes equipamentos, criar uma identificação única para determinar situação da calibração, proteger equipamentos contra ajustes inadequados e danos durante o manuseio, entre outros.

        Geralmente, o padrão de qualidade das empresas deixa a critério do usuário decidir a frequência adequada para determinado equipamento. Todavia, ao definir esta frequência, deve ser considerado o risco de dano, o uso almejado para o dispositivo e a taxa de desvio padrão do mesmo, previamente estabelecida em testes.

        Após realizar a calibração adequada do equipamento e o mesmo encontrar-se pronto para uso nos processos, torna-se necessário a definição dos tipos de instrumentos de medição que serão aplicados na produção de um determinado produto. Dos diversos tipos de instrumentos há o destaque de alguns dispositivos, dos quais são amplamente utilizados no setor industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com