TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impressão 3D

Por:   •  22/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………………3

2 O QUE É IMPRESSÃO 3D? …………………………………………………………………………………….4

3 VANTAGENS DA IMPRESSÃO 3D …………………………………………………………………………..6

4 HISTÓRIA DA IMPRESSÃO 3D ………………………………………………………………………………..9

5 TIPOS DE IMPRESSÃO 3D …………………………………………………………………………………….11

6 IMPRESSÃO 3D NA ENGENHARIA CIVIL ……………………………………………………………….25

7 CENARIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ………………………………………………………………………27

8 IMPRESSÃO 3D NO BRASIL …………………………………………………………………………………..32

9 VANTAGENS DA IMPRESSÃO 3D NA ENGENHARIA CIVIL ………………………………………34

10 LIMITADORES DO USO DA IMPRESSÃO 3D ………………………………………………………….36

Introdução

O que é impressão 3D?

Impressão 3D é uma maneira de prototipar objetos. Prototipar é um termo usado para se referir a tecnologias usadas para fabricar objetos físicos a partir de fontes criadas em sistemas de projetos computacionais. Sendo assim a impressão tri dimensional é a capacidade de imprimir diversos objetos usando a tecnologia.

Para utilizar a impressão 3D o primeiro passo é usar um computador. É preciso que se tenha um projeto e software de edição 3D instalado no computador. Muitas empresas que investem na fabricação deste tipo de equipamento oferecem também aplicativos, que facilitam o uso da tecnologia tridimensional. Você pode desenhar o que deseja nesses softwares ou tirar uma foto e enviar para o software mapear a imagem. Com o modelo pronto na tela, basta converter o arquivo para o formato padrão de impressoras 3D.

Depois, você precisa colocar a matéria-prima na impressora, que pode ser papel, borracha, plástico, metal entre outros materiais. Com isso, o objeto do seu desenho pode ser impresso. A diferença é que a impressão 3D é feita camada por camada e de baixo para cima. Nesta etapa o injetor de matéria esquenta e suga um filete plástico que está na bobina. Na medida que o material derrete, ele é injetado em uma base, que se movimenta em dois eixos e cria as camadas. O processo então é feito camada por camada, desta forma, quando uma fica pronta, outra se inicia.

Feito isso, é só aguardar. O tempo de impressão varia entre horas e dias, dependendo do tipo da impressora, material e complexidade do objeto.

Os materiais mais comuns utilizados nas impressoras 3D são o plástico ABS (ou Acrilonitrila Butadieno Estireno). Este tipo de polímero é bastante rígido e leve, apresentando um bom equilíbrio entre resistência e flexibilidade e o PLA (ácido poliático), que é um polímetro biodegradável, produzido a partir de ácido láctio fermentado a partir de culturas. Lembrando que eles não são os únicos, mas sim os mais comuns.

Também existem as impressoras 3D por fusão a laser. Neste caso, os materiais utilizados mais comuns são o plástico e metal. Diferentemente das impressoras de fusão e acumulação, em que a matéria-prima é fornecida por filamentos plásticos, aqui o material é em formato de um pó ultrafino que é bombardeado por um laser de alta potência até que entre em ponto de fusão para formar as camadas.

Vantagens da Impressão 3D

Cada vez mais as agências, departamentos de marketing e recursos humanos das empresas apostam em brindes corporativos criativos e inovadores para seus colaboradores, clientes e demais stakeholders.

Nos dias atuais, devido à abundância e proliferação deste tipo de ação extremamente eficiente o preço já não é o primeiro assunto da negociação em muitos dos casos. O que vale é encantar e criar um vínculo com seu público por meio de qualidade na entrega, personalização e inovação.

É justamente neste ponto que os brindes em impressão 3D entregam todo o seu potencial: agregar tecnologia, funcionalidade e valor percebido para os produtos e marcas que os representa.

A construção de protótipos é a ferramenta mais utilizada em se tratando de impressão 3D. Os modelos tradicionais costumam levar mais tempo, além de serem mais caros.

As empresas têm optado por este método que resulta em modelos mais baratos e coloca fim ao desperdício de matéria-prima.

Estima-se ainda que a prototipagem e a impressão 3D revolucionem toda a lógica industrial daqui há algum tempo, substituindo as cadeias produtivas das indústrias por processos mais rápidos e eficientes.

Redução de tempo, custos e materiais

A possibilidade de imprimir peças muito complexas de uma só vez, com a quantidade exata de matéria prima necessária para sua confecção é uma das grandes vantagens da impressão 3D.Além disso, a alta precisão no design, permite o encaixe perfeito de peças de substituição e manutenção, economizando tempo com ajustes e correção.

Uma só máquina, muitos materiais

Na manufatura tradicional, muitas vezes é preciso investir em diversos maquinários para operar materiais diferentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com