TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industria na Engenharia Civil

Por:   •  31/8/2020  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

RAMOS, Carlos Eduardo da Silva et al. Aplicações da Indústria 4.0 na Construção Civil – Uma Revisão Narrativa. 2018.

Através de uma revisão narrativa do conteúdo existente, Ramos buscou apresentar as mais importantes aplicações da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, na construção civil. O foco dessas aplicações está em fazer o uso de novas técnicas visando a otimização da mão-de-obra e uma melhor execução tanto na fase do projeto, quanto da obra em si, diminuindo o desperdício nos canteiros e dessa forma, aumentando o lucro.

O artigo foi feito através de revisão narrativa, uma forma de pesquisa onde são usadas fontes bibliográficas já existentes com o intuito de respaldar teoricamente o objeto do estudo. As pesquisas por artigos foram feitas no CAPES e também em universidades brasileiras e estrangeiras, assim como em organizações governamentais e instituições privadas, tendo como palavras-chave: “indústria 4.0”, “construção civil”, “BIM”, “tecnologia”.

A Indústria 4.0 abrange uma gama de técnicas que permitem que ambientes de produção se desenvolvam através de um sistema automatizado. Está fundamentada no compartilhamento digital de informações, automatização de processos mentais e na coleta de dados por sensores. Ao longo da pesquisa, foram encontrados variados conceitos da Indústria 4.0 que podem ser implantadas em obras da construção civil.  Não obstante, apenas dois desses conceitos foram citados por esse artigo, sendo eles o Building Information Model (BIM) e a Internet das Coisas (IoT).

O BIM foi abordado devido a sua enorme relevância na engenharia civil, sendo a mais conhecida das aplicações da Indústria 4.0 no setor. Visto como uma melhoria das ferramentas CAD, o BIM é uma plataforma capaz de relacionar processos e tecnologias e dessa forma, unificar o que antes era, por diversas vezes, feitos em softwares diferentes e até mesmo incompatíveis. O que antes era realizado no CAD em etapas isoladas e por esse motivo, muito passível de falhas, com o BIM passa a ser realizado através de parâmetros e regras definidos pelo próprio projetista e os elementos, mesmo sendo representações gráficas, se comportam de forma semelhante aos elementos físicos.

Já a Internet das Coisas aparece de por se tratar de uma rede global que auxilia na funcionalidade de integrar o mundo físico. Através de sensores instalados nas mais diversas coisas, ocorre uma coleta, processamento e análise de dados. Assim, a conexão que era feita apenas entre pessoas, poderá ser feita entre as coisas e as pessoas.

Na construção civil, essa tecnologia pode atuar como solução de diversos problemas enfrentados, sendo uma delas através de etiquetas com frequência de rádio, que facilitaria o gerenciamento de materiais nos canteiros, evitando possíveis perdas e desperdícios. Outra aplicação, se dá através de equipamentos de proteção individual (EPI’s) que possuem a capacidade de monitorar e transmitir dados médicos da equipe de trabalho, possibilitando ação rápida em caso de alterações no estado de saúde de um colaborador.

Durante a pesquisa, ficou claro o avanço tecnológico ocasionado pela Indústria 4.0. O setor da construção civil, apesar de demonstrar resistência ao surgimento dessas tecnologias, já possui casos bem sucedidos em relação a implantação das aplicações aqui citadas. O mercado está cada vez mais exigente, portanto, quem quiser se manter competitivo no mercado, deve se atualizar e fazer uso de tais tecnologias em favor do seu negócio.

Considerando o mercado atual fica cada vez mais claro que o futuro da construção civil, assim como de todos os outros setores, está nas novas tecnologias. É necessário que as empresas percebam a necessidade de investir em inovação e que tenham conhecimento de que se trata de um investimento alto, porém com resultados que compensarão rapidamente, devido as melhorias trazidas por tais tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com