TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática

Dissertações: A Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Ao longo dos anos, com o evoluir dos homens observaram-se várias mudanças em todos os seus campos de trabalho. E esta mesma evolução deu origem ao fenómeno que hoje conhecemos como a Internet.

Neste trabalho abordar-se-á acerca de temas como: a história, o funcionamento da Internet, elementos que compõe a Internet, os elementos necessários para ter acesso a Internet e bem como as suas vantagens e desvantagens.

Sem esquecer de mencionar factores que tornam a Internet um fenómeno que revolucionou o mundo.

Este trabalho foi feito exclusivamente para sí.

História da internet

O início desta caminhada leva nos a 2ºGuerra Mundial quando o governo dos Estados Unidos temia um ataque às suas bases militares pela URSS, porque um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando assim os EUA vulneráveis.

Foi na década de 60, quando os dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam enorme controlo e influência no mundo e qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos.

As duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilha de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA (sigla para Advanced Research Projects Agency). É a partir deste momento que se observa a criação da internet.

A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém uma parte dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.

Na década de 70 dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET (que possuía as localidades militares) e a nova ARPANET (que possuía as localidades não militares). O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, permitiu não só os pesquisadores como também seus alunos terem acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los.

Já na década de 80, o interesse pela rede se amplia e mais pesquisas foram realizadas. Em 1989 a contribuição do cientista Tim Berners-Lee do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire:Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) muda definitivamente a face da Internet, até então uma rede fechada e com uma interface bastante diferente da que conhecemos hoje.

Em Agosto de 1991, Berners-Lee publicou seu novo projecto para a World Wide Web, dois anos depois de começar a criar o HTML, o HTTP e as poucas primeiras páginas Web no CERN, na Suíça. Em 1994 a NCSA lança o primeiro browser para a Web, o navegador X Windows Mosaic 1.0. O lançamento deste browser foi o responsável pela popularização da Internet, que desta maneira passou a fazer parte do quotidiano de pessoas comuns. Em 1996 a palavra Internet já era de uso comum, principalmente nos países desenvolvidos. Com o passar do tempo, a rede foi aberta para o mundo académico e finalmente para o púbico em geral.

O funcionamento da Internet•

Para se falar acerca do funcionamento da internet, deve se primeiramente saber o que é a internet. Assim sendo, em termos bastante simples, define-se internet como uma rede mundial de computadores que se comunicam utilizando uma mesma língua, o protocolo TCP/IP, interligando assim, uma grande variedade de redes públicas, académicas, corporativas, financeiras, militares e até mesmo, domésticas. Para compreende-la, é necessário fazer se uma introdução ao conceito de rede de computadores.

Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais computadores onde a partir de um meio de comunicação é possível trocar informações entre eles. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de aceder um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicação das outras máquinas.

Tal como na rede de computadores deve se aceder a um meio comum, na internet existe um protocolo padrão utilizado pelas máquinas que é o TCP/IP, que teve origem na década de 70 e em 1983 tornou-se um padrão com o surgimento da internet.

No TCP/IP o fluxo de informações são repartidos na forma de pequenos pacotes de dados (ou packets) que são transmitidos como se fossem cartas no correio. Esses pacotes trafegam pelas diversas redes a velocidades altíssimas e a impressão que temos é que a informação é transmitida de maneira constante e de uma vez só. Na vida real, os packets trafegam pela Internet por meio de equipamentos especializados chamados de routers (roteadores) que direccionam as informações que chegam nele para o próximo router.

Um aspecto positivo é que, caso ocorra alguma interrupção em um caminho pré determinado pelo router, ele pode desviar o packet automaticamente para um outro router. Assim, até possível que a informação faça um desvio por um outro caminho, garantindo que a informação de algum modo chegue ao seu destino.

Essa capacidade de garantir o fluxo de informações entre dois computadores (mesmo que ela tenha que dar a volta no planeta) é uma das características mais importantes da internet, já que ela foi concebida, originalmente, como uma rede militar que deveria funcionar mesmo que parte da sua infra-estrutura fosse destruída em um ataque nuclear.

O TCP/IP define uma grande camada de comunicação e cada uma com um protocolo próprio. Mas a camada que mais interessa aos usuários é a camada de aplicação, onde milhares de pessoas ao redor do planeta utilizam o protocolo http para navegar em páginas HTML.

O HTTP (HyperText Transfer Protocol): é um dos protocolos mais utilizados na camada de aplicação e responsável pela grande popularização da internet devido a sua funcionalidade. O funcionamento do http se baseia no hiper-texto onde existe a navegação não linear por páginas HTML.

Uma página HTHL: é um arquivo texto com extensão htm ou html que faz parte de um sítio que por sua vez é a localização de um conjunto de páginas.

Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com