TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Circuitos Elétricos

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução a Circuitos Elétricos

Lavínia Samuele Araújo Menezes¹; Laura Sabrina de Araújo Menezes²; João Marcelo da Silva³.

¹Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Natal/RN – Brasil

lavinia.samuele@gmail.com¹.

²Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Natal/RN – Brasil

laurasabrina105@gmail.com².

³Bacharelado em Saúde Coletiva

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Natal/RN – Brasil joaomarcelos16@gmail.com³.

Resumo

Na atualidade, a educação é considerada uma das áreas mais importantes para a evolução de um país. Sabendo que o ato de estudar abre portas para o conhecimento, várias formas de facilitar e incentivar o aprendizado são criadas desde aplicativos a métodos de interações físicas. Este minicurso tem por finalidade promover um conhecimento introdutório a circuitos elétricos e sua relação com a matemática, desenvolvendo o desempenho coletivo e individual de cada participante. A abordagem foca em um momento expositivo teórico do conteúdo a ser administrado, seguido de práticas coletivas para a montagem de circuitos. O participante terá a oportunidade de ver na prática, mesmo que de forma bem sucinta, como alguns dos conceitos abordados na teoria funciona e quais os meios capazes de provar isso matematicamente. Incentivando-os a participar de projetos e ingressos nas áreas tecnológicas e exatas.

Palavras-chave: Circuitos, eletricidade, cálculos.

1.INTRODUÇÃO

Todos nós já vimos em algum lugar na vida um circuito de fórmula 1 (F1) ou de corrida de rua, se você não viu, corre que ainda dá tempo! Podemos fazer a comparação dos circuitos de corrida com os circuitos elétricos, pois acontecem de forma parecida, ambos são fechados, tem início e fim no mesmo ponto e algo fica circulando dentro do circuito determinado.

No caso da corrida de F1, o circuito é percorrido pelos carros, já o circuito elétrico é percorrido por cargas elétricas (elétrons), mas não é apenas essa a diferença entre um circuito elétrico e um circuito de F1, essa comparação é apenas para que possamos assimilar e ter a ideia geral de um circuito. Através das figuras 1 e 2 podemos observar que em um determinado momento passam muitos carros em certa região (figura 1), e em outro passam poucos carros (figura 2) e isso nos mostra um fluxo de carros maior em um momento e um fluxo de carros menor em outro, quando se trata de circuitos de F1.

Figura 1-  Muitos carros                                         Figura 2-  Poucos carros

[pic 1]                   [pic 2]

FONTE: Gazeta Esportiva, 2018                                FONTE: Viagogo, 2019

Já no circuito elétrico, esse fluxo é o mesmo em todos os pontos do circuito, é como se tivéssemos a mesma quantidade de carros uniformemente distribuída ao longo de todo o circuito, definido como corrente elétrica, sendo esta o movimento ordenado dos elétrons livres presentes no material, metais por exemplo possuem uma grande quantidade de elétrons livres, já a madeira não possui elétrons livres em grande quantidade. No circuito de F1 podemos descobrir a quantidade de carros que estão passando apenas observando e somando os carros. Para saber a quantidade de corrente elétrica que passa em um circuito elétrico existe uma expressão matemática que nos ajuda a calcular.

 [pic 3]

Essa equação nos mostra a quantidade de cargas elétricas que temos por unidade de tempo. Para conhecer melhor essa expressão a tabela 1 mostra o significado de cada elemento essa.

Tabela 1- Significado dos elementos da expressão de corrente elétrica

SÍMBOLO

SIGNIFICADO

Q

Carga elétrica medida em coulombs(C)

∆t

Intervalo de tempo em segundos (s)

 [pic 4]

Corrente elétrica em ampères (A)

1.2. Objetivos

1.2.1. Objetivo Geral

Contribuir com a educação de forma interativa, tornando o estudo dos circuitos elétricos mais compreensível através da interação dos participantes com os objetos expostos no curso.

1.2.2. Objetivos Específicos

  • Expor parte teórica e matemática sobre circuitos elétricos;
  • Desenvolver trabalho em grupo;
  • Criar circuitos simples a título de demonstração.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

O minicurso tem a proposta de fazer o participante se questionar e tentar solucionar os problemas que serão impostos sozinho, como forma de estimular o autodidatismo. O questionamento vem como uma estratégia para aumentar e melhorar a aprendizagem, tornando o campo físico mais interativo (Hayashi, 2012).

2.1. Metodologia

O curso é dividido em dois momentos: teoria e prática, de forma que sempre haja mesclagem entre os dois, a fim de não deixar o conhecimento teórico se “perder” durante o curso. Seguindo um fluxo alternado de teoria, prática, teoria, prática, e assim por seguinte, como mostra a tabela 2.

Tabela 2 - Metodologia passo a passo

ETAPAS

SEQUÊNCIA

Apresentação e Introdução a circuitos elétricos

Exposição teórica das leis de Kirchhoff

Exposição teórica das leis de Ohm

Exercícios do conteúdo administrado até o momento

Exposição teórica sobre circuitos elétricos em série

Prática de desenvolvimento de um circuito em série

Exposição teórica sobre circuitos elétricos em paralelo

Prática de desenvolvimento de um circuito em paralelo

Exposição teórica sobre circuitos elétricos misto

10°

Debate sobre o minicurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (430 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com