TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia Civil

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Avaliativa - Introdução à Engenharia Civil

Artur Faria Teixeira Cunha

1) Os cursos de pós-graduação servirão para aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos, não conferindo nenhum acréscimo de atribuições, com exceção do curso de engenharia de segurança do trabalho que tem lei específica.

2) Nenhum profissional poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem, pelas características de seu currículo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduação profissional, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de pós-graduação, na mesma modalidade. O profissional que exorbitar suas atribuições estará sujeito a penalidades.

3) A palavra moral refere-se aos modos, regras de se comportar já firmados em uma sociedade, aos quais todos os indivíduos devem se adequar e com os quais acabam se acostumando e passam a considerá-los como os mais corretos; Ex: a sociedade ensina que você não deve roubar e assim, você aceita isso sem maiores questionamentos. A palavra ética refere-se aos diferentes caracteres (plural de caráter) que existem em uma mesma sociedade, ou seja, às individualidades das pessoas e às possibilidades que elas têm de responder de forma diferenciada aos costumes e modos de se comportar tradicionalmente estabelecidos, não de forma passiva, mas aceitando-os apenas se concordarem com eles, segundo seus valores referentes ao bem e ao mal. Ex: seu amigo te contou que roubou comida em determinada loja para alimentar seu filho, pois não tinha nenhum dinheiro. As pessoas que foram roubadas estão tentando descobrir quem foi o ladrão. Dessa maneira, você está em um dilema ético, onde sua tomada de decisão nessa situação pode não ser considera ética, porém justa pra você.

4) A cidadania é uma ligação jurídico-política que o indivíduo tem com o Estado, a que pertence e que lhe garante direitos e lhe impõe obrigações. Dessa forma, ser cidadão supõe desenvolver atitudes, assumir padrões de comportamento e adquirir hábitos que favoreçam o bom convívio com os demais e também que suas ações sejam pautadas pela ética do cuidado, do zelo pelo bem comum e do respeito pela coisa pública.

5) Sim, devem ser considerados por um erro de um indivíduo dentro de uma organização, pois nossa qualidade de vida e nosso desempenho como cidadãos, pessoas e profissionais também dependem de como as diferentes organizações atuam ao nos atender ou deixar de fazê-lo. Se você é contratado por uma construtora, e caso um erro venha a ocorrer, a construtora deve ser responsabilizada caso ela não tenha te dado todo o suporte necessário, treinamentos, equipamentos de segurança, não conferiu se o profissional é realmente qualificado para o tipo de serviço que está fazendo, trabalhou mais do que deveria e se o ambiente de trabalho não está adequado.

6) 🡪 Etiqueta: consiste em códigos de comportamento e cortesia; No mundo da engenharia ela se manifesta no respeito aos empregadores, clientes e colegas de trabalho e profissão; 🡪O direito: representa um sistema de regras estabelecidas por autoridades, pela sociedade e pelos costumes; Diferentemente da etiqueta, as violações da lei resultam  em punições como prisão, serviço comunitário, descredenciamento ou suspensão; Os direitos legais são pleitos justos concedidos a todas as pessoas sob a jurisdição de um governo; 🡪A moral: são os padrões aceitos como certo e errado usualmente aplicados ao comportamento dos indivíduos; Os direitos morais são pleitos justos que pertencem a todos os seres humanos, independentemente de serem reconhecidos ou não por um governo; 🡪A ética: consiste em conceitos gerais e abstratos de comportamento correto e incorreto, derivados da filosofia, da teologia e das sociedades profissionais; A maioria das sociedades profissionais possui um código formal de ética para guiar seus membros que possuem diferentes culturas e religiões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com